Makarem Al-Akhlaq (A boa conduta)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

O Imam Redha (A.S.) disse: “Deus será piedoso com aquele que reviver nossas causas”. Então perguntaram: “E como reviver as vossas causas?  Ele (A.S.) disse: “Aprender nossos conhecimentos e ensiná-los para as pessoas, pois se as pessoas soubessem de nossos ensinamentos nos seguiriam”.

A boa conduta são as ações virtuosas e as condutas recomendadas pela doutrina e tradições dos profetas e dos virtuosos Imames (A.S.). Condutas como a caridade, a confiança, a bondade com os pais, a humildade, a coragem, a honestidade, a cooperação, a perseverança, a paciência, o sacrifício, a piedade, a justiça, o pudor, a lealdade, a misericórdia e outras mais que fazem parte da boa conduta, sendo todas muito recomendadas na religião islâmica.

A boa conduta é considerada a essência da mensagem que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado para divulgar. Ele (S.A.A.S.) dizia: “Eu fui enviado para completar as leis da boa conduta”. Ou seja, não é exagero falarmos que o Islam é Makarem Al-Akhlaq (Boa conduta). Na verdade não é exagero se dissermos que o Islam expande e cresce por este motivo, as leis da boa conduta e da boa convivência são parte dele. O que tornou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) uma das personalidades mais influentes no mundo foi a sua virtude e boa conduta, as quais conquistavam a alma de todos, até mesmo dos inimigos. A prova disso é o versículo do Alcorão Sagrado onde Deus o Altíssimo disse: “…se tu tivesses sido insociável ou de coração insensível, eles se teriam afastado de ti…” (3:159).

O segredo do sucesso da missão do Profeta (S.A.A.S.)

Este foi um dos segredos do sucesso da missão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pois se ele não fosse uma pessoa piedosa, carinhosa ou virtuosa não seria seguido por tanta gente e ninguém iria atender o seu chamado. Portanto, a boa conduta é um dos segredos do sucesso.

A boa conduta é algo tão importante no Islam que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Os mais próximos a mim no dia do juízo final são os mais educados e os humildes”. Ou seja, um dos principais méritos que fazem o ser humano estar próximo ou afastado do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) no dia do juízo final é a boa conduta e a boa educação. As devoções como oração ou jejum tem seus méritos pessoais e serão úteis para o ser humano no dia do juízo final, mas a principal ferramenta que fará toda a diferença para ele naquele dia será a boa conduta. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Nada será colocado na balança do homem da mesma forma que a boa conduta será colocada”. Numa passagem o Imam Ali (A.S.) disse: “A melhor bagagem para o dia do juízo final é a bondade com os servos (as criaturas de Deus)”.

A história de Hatam Al-Ta´i

Há na história de Hatam Al-Ta´i uma belíssima lição de aprendizado. Hatam era um homem corajoso, virtuoso, honesto, sincero e muito conhecido pela sua generosidade entre os árabes. Ele era tão generoso que era conhecido com o mais generoso entre os árabes. Dizem que ele abatia dez camelos por dia para alimentar os famintos e distribuía suas riquezas e bens entre quem precisava. Uma certa vez ele visitou um rei que lhe concedeu dois camelos carregados com ouro por causa dos serviços prestados. Quando chegou na sua cidade as pessoas pediram um pouco do ouro e Hatam deu. Logo logo eles começaram a pegar tudo até que não sobrou nem os camelos. Tudo foi levado. Hatam era conhecido pela sua honestidade e generosidade, mas ele tinha um problema que era a idolatra. Ele morreu 38 anos antes da revelação da Nobre Profecia e não conseguiu viver o Islam. Quando o Islam foi revelado os filhos de Hatam se converteram ao Islam e então perguntaram ao profeta se o pai deles seria salvo ou não do castigo por ter morrido como idólatra. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirmou a eles que a idolatria não tem perdão, mas o pai deles, por ter sido uma pessoa tão generosa e que queria o bem e a bondade para todos, foi protegido por Deus do castigo e do fogo do interno dentro de uma fortaleza, mas não ingressaria no Paraíso por ser idólatra, e este delito não possui perdão. Temos que entender esta narração partindo de dois pontos de vista:

Primeiro: Que a boa conduta realmente é de extrema importância para todos os seres humanos, independentemente de suas crenças.

Segundo: O julgamento e o destino final das pessoas está nas mãos de Deus e de ninguém mais. Só Ele determinará onde cada um ficará, pois o julgamento é de acordo com a intenção e o grau da sinceridade das pessoas e não pelas aparências.

Como seguirmos a boa conduta?

A boa conduta não é uma revelação que temos que esperar de Deus ou algo milagroso. A boa conduta é uma prática, um hábito, algo que temos que aprender e colocar no dia a dia para levarmos adiante. Perguntaram ao Imam Assadeq (A.S.) sobre a boa conduta e a que se refere ela. Ele (A.S.) disse: “É ser flexível (ser amigável e não ser grosseiro e áspero), ser gentil nas palavras, e quando encontrar seus irmãos ter uma face sorridente”.

Todos sabemos o quanto o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era maltratado. Embora o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) fosse tão perseguido e tenha sofrido muito com ofensas e perseguições isto nunca o deixou fazer de receber as pessoas com um semblante alegre. Até mesmo no Alcorão Sagrado Deus ordenou Seu profeta Moisés (A.S.) e seu irmão Aaraão a serem gentis em suas palavras com o Faraó, que na época se considerava um deus. Deus disse: “Ide ambos ao Faraó, porque ele se transgrediu (43). Porém, falai-lhe afavelmente, a fim de que fique ciente ou tema (44)”.

A história do beduíno

Na história foi registrado que um beduíno entrou na Mesquita do Profeta em Medina onde os Sahaba (Companheiros) e o próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estavam sentados. O beduíno foi num canto da mesquita e começou a urinar. Os seguidores ficaram furiosos e queriam ataca-lo. Neste momento o profeta (S.A.A.S.) disse para eles deixarem ele em paz e que não o interrompessem. Quando o beduíno finalizou o profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi até ele e explicou que a Mesquita é um lugar para recordar e adorar a Deus, não se poderia fazer as necessidades fisiológicas nela.

O Imam Ali (A.S.) nos deu uma grande lição de vida. Ele dizia: “Jamais conseguirão satisfazer as pessoas com suas riquezas, então os satisfaçam com vossas boas condutas”. O Imam Hussein (A.S.) ergueu e considerou a boa conduta como a oração, jejum ou qualquer outra devoção. Ele (A.S.) dizia: “A boa conduta é uma devoção”. Na verdade toda e qualquer ação cujo o ser humano intenciona para Deus e pela causa de Deusa se transforma em uma devoção. Tudo está na mão do homem, ele pode adquirir ou não uma recompensa por uma ação, qualquer boa ação, é só trocar a intenção e colocar Deus em sua visão.

A boa conduta é considerada o serviço prestado para as pessoas. As tradições afirmam “Servir as pessoas é a melhor das devoções”, ou seja, não significa que não precisa rezar ou jejuar e só servir e ajudar as pessoas. Tudo é requisitado, tudo deve ser buscado e praticado, mas de acordo com as tradições “A melhor das pessoas é a melhor para as criaturas”. Servir o próximo é um sentimento de responsabilidade social que deve ser buscado por toda pessoa muçulmana. Pensar no coletivo e no próximo faz parte da essência do homem, e nada mais. As orações, caridade, jejum e peregrinação são importantes, mas estão entre o homem e seu criador.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “As pessoas são dependentes de Deus e aquele que serve os dependentes de Deus é o mais amado por Deus”.

Como qualquer outra questão, tudo tem consequências e há grandes consequências para a boa conduta. Temos que ter a certeza e estar convictos que a boa conduta possui consequências e resultados. E ao mesmo tempo, da mesma forma que a boa conduta tem consequências a má conduta também tem, e tudo isso iremos estudar nas próximas aulas se Deus quiser.

Data: 20/04/2019
Aula ministrada por: Nasser Khazraji

 

 

 

 

«
»