Imam Al-Jawad, o generoso

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz de Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

O mês de Rajab é um mês repleto de datas abençoadas e importantes. Neste mês nasceram 4 Imames. São eles: Imam Ali ibn bai Taleb (1º Imam), Imam Al-Baquir (5º Imam), Imam Al-Jawad (9º Imam) e o Imam Al-Hadi (10º Imam), além da data da revelação da mensagem do Islam sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), a qual é classificada como uma das datas mais importantes da história da humanidade, dia em que se deu início a revelação da última mensagem de Deus, a doutrina do Islam.

O Imam  (A.S.)

Como estamos próximos do nascimento do Imam Al-Jawdar (A.S.) hoje irei abordar um pouco sobre a vida deste grandioso Imam. Ele foi o filho do Imam Al-Redha (A.S.). Nasceu em Medina no dia 10 de Rajab do ano 195 hejrita.

Uma das curiosidades sobre a vida deste grandioso Imam foi que ele assumiu o posto de imamato bem cedo, com 9 anos de idade. Alguns questionam a idade pequena deste Imam e como ele teria condições e conhecimento necessário para liderar a nação. O que temos a dizer é: Primeiro que os Imames não são aprendizes e sim o conhecimento foi introduzido neles desde suas nascenças, e este foi um dos milagres deles. Segundo que mesmo que seja raro, mas há sim condições que um humano tenha sabedoria extraordinária e seja um superdotado. Hoje em dia vemos crianças de por exemplo 3 anos que memorizam livros inteiros ou sabem mais de 3 idiomas. Como isso se explica? Pois é, já que há condições disso acontecer e já acontece na vida então certamente que haverá condições disso se repetir mais vezes, mas este não é o nosso assunto de hoje.

O Imam mais jovem

Quando assumiu o posto o Imam (A.S.) tinha 9 anos de idade e isso chamou a atenção de todos. Ele era simplesmente um fenômeno e respondia às perguntas e tirava as dúvidas de seus seguidores sem hesitar ou procurar se informar com ninguém, já que somos e estamos convictos de que o conhecimento dos Imames (A.S.) foi introduzido direto de Deus neles.

A mãe do Imam Al-Jawad (A.S.)

Sua mãe foi uma foi Sabikah, de origem sudanesa. Ela era uma mulher pura e abençoada cujo o Imam Al-Redha (A.S.) disse sobre ela: “A mãe dele é uma santa, pois ela nasceu pura e permanecerá pura”.

Não há dúvida de que a pureza dos pais, ambos, influenciam seus filhos. E não é por acaso que tanto o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Ahlul Bait (A.S.) afirmaram a importância de saber escolher bem a esposa e que esta escolha seja com base em critérios morais.

Situação política na época do Imam (A.S.)

O estado político na época do Imam Al-Jawad (A.S) não era favorável a ele e nem a seus seguidores. Mesmo que o governo e o estado disfarçasse a sua proximidade com os Imames (A.S.) quando Ma´mun escolheu o Imam Al-Redha (A.S.) como seu vice, ou quando o Imam Al-Jawad (A.S) foi forçado a se casar com Om Al-Fadhl, a filha de Ma´mun, e foi ela quem envenenou o Imam. Todas estas questões eram meros disfarces para acalmar os ânimos e manipular a verdade perante os leigos, insinuando que estava indo tudo bem entre os Ahlul Bait (A.S.) e o estado e que não haviam contradições ou oposições entre eles. Mas na verdade o estado abássida se aproximava dos Imames para controlá-los e vigiá-los de perto mantendo eles sob controle deles, e esta era a pura realidade que muitos não viam, pois era enganados pelas aparências.

A personalidade do Imam

Mesmo sendo cercado e vigiado o Imam Al-Jawad (A.S.) jamais deixou de cumprir o seu dever religioso perante a doutrina e perante seu público. Ele mantinha contato constante com seus seguidores lhes passando orientações e tirando suas dúvidas religiosas sobre diversas questões políticas, sociais e religiosas. Mesmo perseguido e cercado, o Imam liderava os muçulmanos.

Características do Imam

Uma das principais características do Imam Al-Jawad (A.S.) foi a sua generosidade inclusive a palavra Jawad é proveniente de Jud, cujo a tradução é generosidade. Ou seja, Jawad, significa, o generoso. Não faltam histórias e narrativas cujo afirmam sua generosidade, nas quais ele doava e ajudava os necessitados em centenas e milhares de Dinares. Dizem que mesmo quando ele morava em Bagdá, que se localiza a 1400 km de Medina, suas ajudas e doações chegavam aos pobres e necessitados de Medina e eles não eram poupados de sua atenção abençoada.

Algumas de suas belas palavras

Vamos aprender com o Imam Al-Jawad (A.S.) e seu legado. Numa belíssima passagem ele dizia: “Não seja amigo de Deus em público e seu inimigo em privado”.

Existem algumas pessoas que quando estão em público aparentam fé e religião. São fiéis e seguem os princípios de sua religião rigorosamente, mas quando estão a sós não são fiéis a Deus, e muito pelo contrário, são infiéis e contradizem os ensinamentos de Deus. Na verdade, elas são inimigas de Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em quando se deparam com os fiéis, asseveram: Cremos. Porém, quando a sós com os seus sedutores, dizem: Nós estamos convosco; apenas zombamos deles” (2:14).

Numa outra passagem belíssima o Imam (A.S.) dizia: “Basta o homem ser um traidor quando é amigo dos traidores”. Ou seja, devemos escolher muito bem nossas amizades e nossas companhias. Jamais sermos próximos de traidores, pois somente isso basta para que o indivíduo seja enquadrado como traidor também.

E por último, uma das passagens mais lindas do Imam Al-Jawad (A.S.) sendo que tudo que ele diz é belo e benéfico, é a seguinte: “Uma benção não agradecida é como um pecado imperdoável”. A gratidão das bênçãos é tão importante irmãos que quando o homem deixa de praticá-la estará cometendo um pecado imperdoável, e isto é uma grande tragédia. Jamais devemos agir assim, pois o ingrato está provocando a ira de Deus e está se arriscando a ser privado de muitas bênçãos. Não poderemos dizer que ele será privado de todas, pois Deus é tão clemente e misericordioso que não faz isso, mas poderá fazer que cheguem ao mínimo.

Então, esta última passagem do Imam nos ensina a como sermos gratos. Agradecer a Deus por suas benções e agradecer os nossos próximos pelos seus favores e boas ações, para que assim garantamos as graças sobre nós. Isso é certo pois Deus dizia no Alcorão Sagrado: “…Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei…” (14:7)

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês!

 

Aula ministrada por: Nasser Khazraji

Data: 20/02/2021

 

«
»