Discurso do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nas vésperas do mês Sagrado de Ramadhan

Em nome de Deu, O Clemente, O Misericordioso.

Em um discurso nas vésperas do mês sagrado de Ramadhan o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) classificou este mês como o mês da “bênção, misericórdia, e perdão”. É de extrema importância que este discurso seja analisado e estudado por nós antes da chegada do mês sagrado de Ramadhan, para que possamos entender e compreender um pouco da magnitude desse mês sagrado. Infelizmente, ao passar do tempo a sociedade introduziu costumes e tradições durante o mês sagrado de Ramadhan que não fazem parte de seu espírito. Entretenimento, comidas e doces, mesas fartas, filmes, músicas, noites com os amigos fumando narguilé, festivais de compras e etc, tudo isso não é compatível como verdadeiro espírito do mês de Ramadhan, e é através deste discurso do Profeta (S.A.A.S.) que conseguiremos ter uma imagem real desse mês.

Dimensões do tempo

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “… Ó humanos, eis que chegou para vós o mês de Deus, com a bênção, a misericórdia e a remissão, sendo Ramadhan um mês privilegiado entre os demais diante d’Ele, pois seus dias são os mais excepcionais, suas noites as mais extraordinárias e suas horas as mais singulares…”. Nesta parte do discurso o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos aponta a importância de valorizar e aproveitar o nosso tempo durante o mês sagrado de Ramadhan, e, obviamente, se conseguirmos valorizar e aproveitar do nosso tempo durante o mês sagrado de Ramadhan isso será levado para o resto do ano. É importante a pessoa não desperdiçar o seu tempo, e ter metas e objetivos. Isso deve ser uma das primeiras mudanças para cada um de nós no início deste mês.

O jejum e a leitura do Alcorão

“… No Ramadan, ofertai ao vosso Senhor sinceras intenções em corações puros, para que Ele vos permita o sucesso durante o jejum e recitação de Seu Livro…”. “….E quem recitar um versículo alcorânico durante o mês de Ramadan, equiparar-se-lhe-á a boa recompensa daquele que concluiu a recitação de todo o Alcorão Sagrado durante meses…”. A melhor ação que podemos fazer durante o mês sagrado de Ramadhan é o jejum e a leitura do Alcorão Sagrado. O jejum não significa apenas passar fome e sede, e nem a leitura do Alcorão Sagrado significa apenas a leitura verbal dele. O verdadeiro jejum é aquele cujo a pessoa busca mudar para melhor e colocar em prática a mensagem do jejum. O mesmo para a leitura do Alcorão Sagrado, quando a pessoa busca traduzi-lo em sua prática e não apenas recitá-lo. Uma tradição do Profeta (S.A.A.S.) diz: “Há muitas pessoas que lêem o Alcorão, mas que são amaldiçoadas por ele”. Então, durante o mês de Ramadhan devemos buscar traduzir o máximo que possamos do Alcorão Sagrado em nossa vida, em nosso dia a dia.

O mês da devoção e da oração

 “… No Ramadhan, fostes convocados à hospitalidade de Deus e vos tornastes o povo nobre de Deus. No Ramadhan, o vosso sono é devoção, o vosso labor é aceito e o vosso apelo é atendido…”. Nesta parte do discurso o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos indica o tamanho grandiosidade deste mês, e que nós somos considerados os hóspedes dignos de Deus nele.

A responsabilidade social

“… No Ramadhan, lembrai-vos da vossa fome e da vossa sede, como elas seriam no Dia da Ressureição. No Ramadhan, praticai a caridade com os vossos pobres e os vossos indigentes, reverenciai os mais velhos, sede benevolentes para com os vossos pequeninos e considerai os vossos parentes. No Ramadhan, controlai o vosso linguajar, desviai o vosso olhar daquilo que não convém e os vossos ouvidos daquilo que não se deve ouvir. No Ramadhan, sejais tenros e carinhosos para com os órfãos das pessoas, para que elas sintam o mesmo com os vossos órfãos…” Aqui aprendemos uma das filosofias e mensagens do jejum, que não é apenas passar fome e sim sentir a fome dos necessitados e nos preparar para o grande dia do juízo final. Sermos piedosos com os próximos, especialmente os desabrigados e sem teto. “Ó humanos, aquele cujo alimentar um jejuador será como se tivesse libertado uma nação e terá seus pecados passados perdoados”. Daí perguntaram para o Mensageiro (S.A.A.S.): E se a pessoa não tem condições de alimentar os próximos? Ele (S.A.A.S.) então disse: “Temam a Deus! E façam isso mesmo se for com um pedaço de Tâmara ou um gole de água”. Uma das mensagens do jejum é desvincular e tirar o apego do ser humano com a matéria e com a riqueza. Dando e doando é uma das formas pelas quais o ser humano sente a necessidade do próximo e pouco a pouco começa a aprender a se desfazer daquilo que ele está tão apegado.

O mês do perdão

… No Ramadhan, arrependei-vos de vossas culpas…”. “… E aquele que apelou por mim durante o mês de Ramadhan, Deus aumentar-lhe-á suas recompensas na balança no dia em que o equilíbrio das boas ações estará em minoria…” O melhor período e temporada para o arrependimento é este mês.

O mês da oração e da súplica

“ … e levantai as mãos em súplica a Deus durante as vossas orações, pois esta é a melhor das horas, porque Deus Supremo olhará para Seus servos com bondade e misericórdia, e os protegerá ao Lhe pedir amparo e os atenderá em seus apelos…”. “…Aquele que orar sequer uma oração recomendada durante o mês de Ramadhan, Deus prescrever-lhe-á a absolvição contra o fogo…”. “… Quem cumprir um ato obrigatório durante o mês de Ramadhan, sua recompensa será equivalente àquela daquele que cumpriu setenta obrigações durante meses…”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) já está nos entregando tudo de bandeja e sem que façamos esforços. Olhem que grande generosidade dele. Ele nos indica que o melhor momento para a súplica é o momento em que fazemos a oração durante o mês sagrado de Ramadhan. Aproveitem!

O alerta

“… Ó humanos, vós estais penhorados por vossas ações. Libertai-vos através do arrependimento, pois as vossas costas estão sobrecarregadas com as vossas culpas. Aliviai-as desta carga através de vossas prostrações, e sabei, pois, com a celebração de Deus, Ele em Sua Onipotência jamais inflingirá a tortura aos devotos prostrados e tampouco os fará sentirem as labaredas do fogo no dia em que a humanidade levantar-se-á de suas covas para a prestação de contas diante do Senhor do Universo! …” “… pois aquele que Deus não o perdoar, tornar-se-á infeliz neste mês…” “… E aquele que romper ligações com seus parentes durante o mês de Ramadhan, Deus lhe negará a Sua Clemência no dia da prestação de contas com Ele…” “… Ó humanos, neste mês as portas do Paraíso estão abertas; rogai, pois, ao vosso Senhor para não fechá-las para vós. E as portas do Inferno estão fechadas no Ramadhan; rogai, pois, ao vosso Senhor para não abri-las para vós. Os demônios por sua vez estão ansiosos e sedentos, suplicai, pois, ao vosso Senhor para não permitir que eles se apossem de vós…”.

A correção da conduta

“Ó humanos, aquele que melhorou o seu temperamento durante o mês de Ramadhan, ganhará a recompensa na senda, quando passarão na vereda no Dia da Ressureição. E aquele que controlou a sua ira durante o mês de Ramadhan, Deus controlará a Sua cólera no Dia da prestação de contas com Ele. E aquele que proceder generosamente com um órfão durante o mês de Ramadan, Deus o tratará com benevolência no dia da prestação de contas com Ele. E aquele que estabeleceu ligações com seus parentes durante o mês de Ramadhan, Deus o agraciará com a Sua Clemência no dia da prestação de contas com Ele”. Uma das principais mensagens do mês sagrado de Ramadhan é coibir as más condutas e substituí-las pelas boas, e talvez uma das principais recompensas do ser humano seria nesta questão. A passagem pelo Sirat é o que todos almejamos e só será conquistada se a pessoa corrigir a sua conduta durante o mês sagrado de Ramadhan.

A melhor ação durante o mês sagrado de Ramadhan

No final do sermão o Imam Ali (A.S.) perguntou ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Ó Mensageiro de Deus, qual seria a melhor ação durante o mês sagrado de Ramadhan?” O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) então respondeu: “Ó pai de Hassan, a melhor ação durante o mês sagrado de Ramadhan é se privar dos atos ilícitos”.

O significado verdadeiro de Ramadhan

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O Ramadhan foi chamado assim pois é o mês no qual os pecados evaporam-se”.

Vamos meditar e nos aprofundar mais no mês sagrado de Ramadhan, para podermos sair deste mês melhor do que entramos, e quem sabe com a vontade e agrado de Deus possamos ganhar Sua satisfação e Paraíso.

Que a paz e a bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 11/05/2019

 

 

 

 

«
»