Dicas importantes para os que buscam o conhecimento

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Não há dúvida do tamanho da importância do conhecimento na vida do muçulmano, e o quanto as tradições da religião islâmica afirmaram a relevância deste princípio. O Profeta Mohammad (S.AA.S.) disse: “A busca pelo conhecimento é um dever para todo muçulmano e muçulmana”. Nesta tradição, além do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) apontar a importância da busca pelo conhecimento, coloca a posição do homem e mulher igual um ao outro na busca. Numa outra passagem ele (S.A.A.S.) diz: “Busquem o conhecimento do berço até o túmulo”. Já aqui nesta tradição o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) além de apontar a importância da busca pelo conhecimento indica que isso não tem fase nem idade para ser praticado. Todos, independentemente de suas idades, devem estar sempre em busca de conhecimentos. Em outras tradições percebemos que o conhecimento é a principal referência do valor verdadeiro de cada homem. O Imam Ali (A.S.) dizia: “A pessoa que tem menos valor é aquela que tem menos conhecimento”.

Quando falamos de conhecimento nos referimos a todo tipo de conhecimento benéfico para a sociedade, mas o mais importante e valioso entre todos é o conhecimento da religião e doutrina de Deus, pois é o conhecimento que irá mostrar o caminho da salvação nesta e na outra vida.

Com base em tudo isso, além da importância do conhecimento há uma categoria de pessoas que são fundamentais para todos nós conquistarmos o conhecimento e iluminar a nossa vida. Aqui estamos falando dos professores, orientadores, e especialmente os sábios, pois são eles que nos ensinam e nos educam para alcançarmos os mais altos graus de conhecimento em nossas vidas. Sobre a posição e a importância dos sábios e eruditos da religião há diversas passagens que a afirmam. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Os sábios são os herdeiros dos profetas”. Em uma outra passagem o Profeta (S.A.A.S.) diz: “O cálamo (a tinta) dos sábios é como o sangue dos mártires”. Os sábios procuram transmitir o conhecimento para as pessoas e por tal ato devem ser respeitados. É logico que não qualquer tipo de sábio de qualquer ciência, apenas os benéficos merecem o nosso respeito, especialmente os sábios da religião.

Numa passagem o Imam Assadeq (A.S.) disse: “Aquele que respeitar um sábio estará respeitando o seu Senhor”. Ou seja, respeitar um sábio equivale a devoção e a respeito para com o nosso Senhor, o criador deste universo.

Numa outra passagem o Príncipe dos Fiéis (A.S.) disse: “Um dos direitos que os sábios tem sobre tu é ao encontrá-lo em um grupo saudar a todos em uma saudação geral e saudá-lo de uma forma direta também”. Ou seja, o grau dos sábios não é como o das demais pessoas. Eles merecem uma atenção especial e um respeito voltado a eles. Isto é o que aprendemos do nosso Imam o Príncipe dos Fiéis (A.S.) nesta passagem. Não é uma questão de orgulho ou privilégio, e sim de respeito e merecimento. Esta categoria de pessoas estuda e busca o conhecimento para nos orientar, nos apontar, nos indiciar o caminho certo. É como alguém que te entrega algo de bandeja sem você se esforçar ou correr atrás. Isso não merece o seu respeito?

A posição dos sábios é tão importante que eles representam o caminho da fé, justiça e da felicidade eterna para as pessoas. Numa passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Chegará uma época em que as pessoas fugirão dos sábios da mesma forma que as ovelhas fogem dos lobos. Quando chegar essa época haverá três consequências: Deus tirará as bênçãos das riquezas delas, serão governados por opressores e morrerão sem fé e sem religião”.

Dicas importantes:

Em seu testamento o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) cita questões importantíssimas sobre como se deve agir perante os sábios e eruditos. Vejam que o tema era tão importante que fez o Imam (A.S.) citá-lo em seu testamento. Ele afirma: “Não levantem a voz perante os sábios, não respondam no lugar deles, não sejam insistentes com eles, não falem com os outros quando eles falam com vocês, não falam mal deles, não lhes apontem os dedos ou os olhares, não sentem de uma forma desrespeitosa diante deles, não divulguem seus segredos…”.

História

Na época do governo abássida de Jaafar Al-Mansur ele enviou seus filhos para aprenderem com um sábio religioso (Sheikh). Os dois irmãos chegaram na classe e se sentaram encostando-se na parede, e de uma forma menos respeitosa ainda com a classe um deles fez uma pergunta ao Sheikh, mas o Sheikh não deu atenção para ele e nem o respondeu. No final da aula, quando todos foram embora, um dos alunos próximos do Sheikh foi até ele e lhe perguntou sobre por que não tinha respondido à pergunta do filho do califa Jaafar, já que isso poderia implicar em problemas. O Sheik respondeu: “O conhecimento era muito valioso para desperdiça-lo daquela maneira”. Em seguida, o Sheik se sentou e disse: “É assim, com esta postura, que se busca o conhecimento”. Por meio desta história percebemos que até mesmo a maneira que se senta deve ser observada quando o assunto é a busca pelo conhecimento.

Relata-se que o Imam Khomeini (K.S.) foi um daqueles que respeitava muito seus professores e orientadores. Dizem que ao voltar de Paris ele foi a Qom, onde visitou o Santuário de Fátima Al-Ma´umah (A.S.), e em seguida visitou o túmulo de seu professor que também se localiza no santuário. Ele sentou ao lado do túmulo, tirou seu turbante, passou sobre o túmulo e orou pelo seu professor. Essa foi uma evidente demonstração do respeito que o Imam Khomeini (K.S.) tinha para com seus professores.

Aula de 30 de março de 2019
Ministrada por Nasser Khazraji

 

 

 

 

 

«
»