Como Fátima alcançou o grau de santidade?

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz de Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em verdade, agraciamos-te com a abundância (1) Reza, pois, ao teu Senhor, e faze sacrifício (2) Em verdade, quem te insultar não terá posteridade (3)”.

Al-Kauçar (Abundância)

Qual o significado deste tempo e qual a história desta Surata?

Começaremos pela história. A mesma foi revelada em Meca nos primeiros anos da revelação. Lá o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era perseguido e motivo de sarcasmo das pessoas. Elas o chamavam de mentiroso e feiticeiro por revelar as palavras do Alcorão Sagrado e os orientar para o caminho da adoração a Deus.

Num certo período, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) casou e teve alguns filhos, mas nenhum deles sobreviveu. Todos morreram. Al-Qasem, Ibrahim, entre outros, morreram ainda pequenos e isto deixou o coração do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) triste. O fato é que alguns idolatras, os quais não acreditavam em sua mensagem, começaram a falar dele e chama-lo de “Abtar”, ou seja, um homem sem filhos. Para confortá-lo Deus o Altíssimo revelou esta surata que prometia ao Profeta Mohammad (S.A.A.S) em sua revelação que ele teria uma grande abundância. Por outro lado, o termo Al-Kauçar foi interpretado por alguns sábios como o nome da Fátima. Portanto, Deus estaria prometendo ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que logo ele seria agraciado com uma filha que lhe concederia uma grande abundância, e que sua descendência continuaria por meio dela.

Por outro lado, aquele homem que debochou do profeta Mohammad (S.A.A.S.) se tornou “Abtar” e não teve nenhum filho, e sua descendência foi extinta. Já a descendência do profeta Mohammad (S.A.A.S.) existe até os dias de hoje e continuará até o dia do juízo final.

A posição de Fátima Azzahra (A.S.)

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia sobre a sua filha Fátima Azzahra (A.S.): “Fátima é parte de mim. Me alegra o que a alegra. Ó Fatima, Deus fica irado com sua ira e satisfeito com sua satisfação”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) respeitava tanto sua filha que se levantava quando ela chegava. O mesmo ela fazia quando o seu pai chegava. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) fazia questão em que toda vez que saísse da cidade ir visitar a casa dela. Ao retornar sempre a residência de Fátima era a primeira a ser visitada. Por mais de 6 meses, o profeta Mohammad (S.A.A.S.) passava na frente da casa de Fátima e dizia em voz alta: “Que a paz esteja conosco, ó Ahlul Bait”.  Estes são apenas alguns episódios que afirmam o valor e o respeito que o Profeta tinha por sua filha Fátima Azzahra (A.S.).

Como Fátima (A.S.) conquistou esta posição?

Todo este grau de respeito e reverência, tanto de Deus como do Mensageiro de Deus a esta nobre mulher deu-lhe o nome de “A senhora das mulheres do universo”. Como será que ela conquistou esta posição?

Sem dúvida nenhuma ela conquistou esta posição porque era temente a Deus e fazia tudo de acordo com a Sua vontade. Jamais preferiu a sua própria satisfação ou a satisfação dos outros sobre a satisfação de Deus. Ela era uma mulher divina e jamais desobedeceu a Deus.

A bondade com os pais

Além disso, mais uma questão tornou esta nobre senhora uma pessoa digna de muito respeito que é “a bondade com os pais”. Nada no Islam pode ser mais importante do que a bondade com os pais, já que Deus disse no Alcorão Sagrado: “Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais…” (4:36).

O respeito e a bondade para com os pais é uma questão muito afirmada e importante na doutrina islâmica. A principal razão disso é que a existência do homem e do indivíduo depende deles e nada ele seria se não houvessem os pais. Os pais são a razão da nossa existência e da nossa vida e o mínimo que o homem pode fazer é ser bondoso com eles. Mesmo assim jamais ele poderá pagar por seus esforços.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “A bondade com os pais vale mais que a oração, jejum, Haj, Omra e até mesmo o combate pela causa de Deus”. Este dito dá uma impressão de o quanto nossa bondade com os pais é importante. Não significa que devemos deixar de orar, jejuar ou praticar as demais obrigações religiosas, mas esta passagem nos dá uma impressão de o quanto a prática da bondade para com pais vale. Uma única pratica é mais valiosa do que todas estas juntas.

Sendo assim, Fátima Azzahra (A.S.) era exemplo de bondade para com seus pais. Desde pequena ela perdeu sua mãe e viveu com seu pai. Ela cuidava e era carinhosa com seu pai tão bem que o profeta a chamava de “Ommi Abiha”, ou seja, a mãe do seu pai. Ela cuidava do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) como sua própria mãe cuidava.

O destino dos bondosos com seus pais

Ela era uma mulher do paraíso, já que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Seja bondoso com seus pais e seu destino será o paraíso, e se for maldoso seu destino será o inferno”.

O aumento da riqueza e do afeto

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que garantir a mim que será bondoso com seus pais e manterá os laços familiares, eu garanto a ele que será enriquecido, terá uma longa vida e será amado por seus parentes”.

A consequência da ira contra os pais

A bondade com os pais tem consequências positivas para nossas vidas e sem ela o homem pode sofrer graves consequências, entre elas o inferno e o castigo de Deus, como esta citado no dito acima.

Deus rejeita suas orações

Além disso, quem não é bondoso com seus pais pode estar tendo suas orações rejeitadas por Deus, pois o Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Aquele que olhar para seus pais com rigor, mesmo eles sendo injustos com ele, não terá suas orações aceitas”. Imaginem que desgraça seria do homem que não tenha suas orações aceitas. Imaginem alguém rezar 5 orações por dia por uma média de 65 anos. Se ele rezar dos 15 anos então ele estaria rezando por 50 anos. Se cada dia ele rezar as 5 orações o total das orações realizadas ao longo de 50 anos seriam 91250. Imaginem o tempo e o esforço que a pessoa teria que fazer para fazer estas orações. Mesmo assim, Deus não as aceitaria se este homem não for uma pessoa que age com bondade e respeito com seus pais. Portanto, queridos irmãos e irmãs, a questão da bondade com os pais não é algo secundário ou menos importante do que a oração em si.

Anjos do terror

Numa narrativa afirma-se que certo dia o profeta Mohammad (S.A.A.S.) visitou um jovem cujo estava no leito da morte. Ele estava morrendo e eram seus últimos momentos. O Profeta (S.A.A.S.) pediu àquele jovem que falasse os dois testemunhos. O jovem não conseguia dizer nada pois a sua língua estava totalmente travada. O profeta olhou então para a mulher que estava ao lado daquele jovem e a perguntou: “Você é a mãe deste jovem?”. Ela disse que sim. O profeta então perguntou: “Ele foi um bom filho e você está satisfeita com ele?”. Ela respondeu que não, ele não teria sido um bom filho e havia maltratado ela, além de ter rompido com sua mãe por 6 anos e não a procurar. O Profeta (S.A.A.S.) então pediu àquela mulher que perdoasse o seu filho. Primeiro ela resistiu, mas depois, pela posição e pela grandeza que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha ela perdoou seu filho. Depois disso, o profeta Mohammad (S.A.A.S.) pediu ao jovem que repetisse os dois testemunhos de fé, “Não há divindade além de Deus e que Mohammad é Seu mensageiro”, e o jovem que até então estava com a lingue travada e não podia falar e nem dizer nada abriu a boca e pronunciou os dois testemunhos. Depois disso o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) perguntou o que ele estava vendo. O jovem disse: “Eu via um homem horroroso, sujo e fedorento, ele me ameaçava. De repente ele foi embora”.

O perdão e a satisfação da mãe salvaram o jovem, e por isso todos nós temos que correr e cair nos braços dos nossos pais e pedir-lhes o perdão e buscar agrada-los e satisfaze-los, cuidar deles, sendo que a bondade para com os pais não se limita apenas durante a vida deles e sim continua até mesmo após a morte deles. Os filhos que esquecem seus pais e não fazem nenhuma boa ação em nome deles não são bondosos e aqueles que continuam lembrando de seus pais fazendo boas ações e sempre homenageando eles com boas lembranças, estes serão abençoados e recompensados por Deus, nesta e na outra vida.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 06/02/2021

 

«
»