Biografia do Sheikh Baqer Sharif al-Qarashi (K.S.)

Sheikh Baqer Sharif al-Qarashi (K.S.), nasceu em 1925 (o equivalente ao ano 1344 Hejrita do calendário islâmico) na cidade sagrada de Najaf al-Ashraf (Iraque), onde também nasceram outros sábios e líderes brilhantes que guiaram e guiam o mundo com suas escritas e conhecimentos. Alguns deles, mesmo falecidos, são considerados como se estivessem vivos, como afirma a nobre tradição islâmica que diz: “Os sábios estão vivos mesmo que estejam mortos”. E isso é uma demonstração de que a verdadeira vida está com o conhecimento e no valor que é dado a ele pelo ser humano.

De origem simples e humilde, ele perdeu sua mãe ainda quando pequeno, ao que seu pai, Sheikh Sharif al-Qarashi (K.S.), assumiu de forma integral a sua educação e orientação, juntamente com a de seus irmãos. E todos, desde muito cedo, foram estimulados com a importância do conhecimento e dos estudos. Não teve formação acadêmica em escolas ou centro de ensino oficiais, mas foi orientado e educado por professores e sábios nas mesquitas e seminários islâmicos, onde aprendeu primeiramente o idioma árabe e seus detalhes, e depois as demais ciências islâmicas, para com isso começar a se destacar entre os demais alunos por sua capacidade de memorização, competência e dedicação. Em pouco tempo se tornou um destaque nos meios de estudo religioso, e já em sua juventude escreveu suas primeiras obras.

Seus estudos foram longos, e em alguns anos alcançou o nível máximo de estudos religiosos, chamado Bahth Kharej. Estava sob orientação de grandes sábios como o Ayyatullah Sheikh Mohammad Taher, o Sheikh Radhi, o Ayyatullah Seyyed Mohammad Mar´ashi (K.S.), o Grande Ayyatullah Seyyed Mohsen al-Hakim (K.S.) e por fim o Ayyatullah al-Odhmah Seyyed Abul Qasem al-Khoui (K.S.). Também dedicou parte de sua vida a ministrar aulas para pessoas que em breve se tornariam escritores e sábios renomeados no mundo islâmico, entre tais o Dr. Abbas Kashef al-Ghita, o Sheikh Ali al-Fazli e o Sheikh Shahab al-Din.

Ao longo de cinco décadas de estudos e pesquisas ele escreveu centenas de artigos e publicou dezenas de livros, entre seus trabalhos mais famosos está uma coletânea de 84 volumes sobre a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Ahlul Bait (A.S.). Mas não menos importantes são as outras dezenas de livros que abordam uma vasta gama de tópicos, tais como as Tradições Islâmicas (Ahadith), a Crença (Aqaed), a Conduta (Akhlaq), a Educação (Tarbiyah), Sociologia, História, Direitos e Deveres, Política, Estado e Governo Islâmico, Jurisprudência, Lógica, Filosofia, entre outros. Suas valiosas obras foram traduzidas para mais de quinze idiomas, sendo que ele é o único escritor iraquiano a possuir um setor exclusivo para suas obras na Biblioteca Nacional do Congresso Americano.

O seu legado encontra-se presente na Grande Biblioteca Imam Al-Hassan (A.S.), fundada por ele e seu irmão em 1993 na cidade de Najaf Al-Ashraf. Nesta biblioteca, que está sempre aberta ao público, além de suas obras estão presentes milhares de outras obras e artigos de diversos autores, e também manuscritos antigos, que juntos ajudam a pesquisadores e estudantes de todo o mundo.

O Sheikh Baqer Sharif al-Qarashi (K.S.), depois de uma longa vida repleta de dedicação ao mundo do conhecimento, atendeu ao chamado do seu Senhor e no dia 17 de junho de 2012 (o equivalente a 26 de Rajab do ano 1433 Hejrita) faleceu deixando para o mundo um amplo legado que poucos escritores e pesquisadores deixaram em termos de riqueza e valor. Rogamos a Deus, o Senhor do universo, que abençoe a alma deste grandioso sábio!

 

«
»