Ayatullah Al-Odhma Assayed Ali Al-Khamenei (D.D.)

“Você não pode encontrar alguém como o Sayyed Khamanei, uma pessoa que é tão devota e que trabalha tanto para servir ao Islam. Seu coração é voltado apenas à servir a nação Islâmica. Eu sei disto pois eu o conheço já fazem anos.” – Imam Khomeini (K.S.)

Nascimento e Linhagem

Sua Eminência Ayatullah Al-Odhma Assayed Ali Al-Hussaini Al-Khamenei nasceu em 17 de Julho de 1939 D.C., o qual coincide com o ano lunar de 28 de Safar de 1358 H, na cidade de Mashhad no Irã, numa tradicional e respeitada família de sábios religiosos.

Seu pai, Ayatullah Assayed Jawad Al-Khamenei (K.S.), era um dos eruditos de Mashhad. Por muitos anos ele liderou as orações na Mesquita de Guhar-shad, esta que está ligada ao túmulo sagrado do Imam Reza (AS), e na Mesquita de Bazaar-e-Mashhad.

Sua mãe era filha do Sayyed Hashim Najaf Abadi Mir Damadi, um dos mais conhecidos lideres religiosos da época em Mashhad. Foi uma mulher honrosa e casta, a qual possuia muito conhecimento religioso, além de um alto grau de princípios morais.

Sua Infância

Sayyed Ali Al-Khamenei viveu sua infância sob os cuidados de seu pai, um pai adorável comprometeu-se a educar seus filhos da melhor maneira, sem medir esforços para ensiná-los. Foram tempos muito difíceis devido à pobreza em que viviam. O Sayyed Al-Khamenei referiu-se a isso dizendo:

“ (…) posso recordar de algumas vezes em que não tínhamos nada para comer. Na hora do jantar, minha mãe pegava o dinheiro que minha avó dera a mim e a meus irmãos e irmãs e comprava leite e passas para comermos com pão (…) ”.

Sua Educação e Estudos

Aos cinco anos de idade, Sayyed Ali Al-Khamenei e seu irmão mais velho, Sayyed Mohammad, foram mandados para Maktab Khaneh onde eram realizadas aulas sobre o Alcorão. Daí entraram para a escola primária de religião chamada “Dar Al-Ta’lim e Diyanati”. Após o término da escola primária, o Sayyed Al-Khamenei freqüentou uma escola estadual no período noturno e consequëntemente concluiu um curso de dois anos numa escola secundária na qual se diplomou.

Aos quatorze anos de idade foi estudar Ciências Religiosas na Escola Sulaiman Khan. Após ter completado o estudo de Gramática Árabe e parte de Ciências Religioas, realizou os Estudos do Sutuh e Lum’ah. Conseqüentemente, juntou-se aos seminaristas religiosos afim de completar o Sutuh, aos dezesseis anos. Com isso, pôde frequentar os estudos do Bahth Al-Kharej sob a supervisão do Ayatullah Al-Odhma Assayed Milani (K.S.). Sayyed Al-Khamenei também aprendeu e ensinou Filosofia Islâmica, Rijal, Diraya, Astronomia e Tafsir.

Sayyed Al-Khamenei passou maior parte de seu tempo estudantil em Mashhad, aprendendo principalmente com o Ayatullah Milani (K.S.), dentre outros. Em 1957 visitou a sagrada cidade de Al-Najaf Al-Shraf onde estudou por algum tempo com sábios como Assayed Muhsin Hakim (K.S.), Assayed Mahmud Shahrudi (K.S.), Mirza Baqir Zanjani (K.S.), Assayed Yahya Yazdi (K.S.), e Mirza Hasan Bujnurdi (K.S.), e em 1958 migrou para cidade de Qom na qual estudou por mais seis anos com outros grandes nomes como Ayatullah al-Uzma Burujerdi (K.S.), Imam Khomeini (K.S.), Sheikh Murtadha Hae’ri Yazdi (K.S.) e `Allama Tabataba’i (K.S.).

A Carreira de Professor

Sayyed Al-Khamenei começou a ensinar cedo, já na sua vida estudantil. Qualquer assunto que aprendesse com sua ingenuidade e grande devoção, ele ensinava com maestreza. Ele explica:

“ (…) Eu comecei logo após a graduação da escola primária, durante os estudos religiosos no Seminário Islâmico. Eu supervisionava o aprendizado de dois estudantes mais velhos.

Até 1958, quando passei a morar em Mashhad, eu costumava ensinar Sintáxe e Gramática Árabe, Retórica, Princípios de Jurisprudência e Jurisprudência Islamica. Em Qom, eu também combinei estudos com ensinar. Quando retornei de Qom para Mashhad, em 1964, ensinar era uma das minhas principais ocupações. Durante esses anos até 1977, eu orientei estudantes de avançado nível em Sutuh, Makásib do Sheikh Ansari em Jurisprudência e Kifayat Al-Osul e Aqaid (…)”.

Sayyed Ali Al-Khamenei obteve licença para exercer Ijtihad de seu professor, Ayatullah Al-Odhma Haeri (K.S.), em 1974, após ter frequentado as aulas do Bahth Al-Kharej por mais de quinze anos.

Durante sua carreira política após a vitória da Revolução Islâmica, como é testemunhado por seus colegas acadêmicos, ele nunca abandonou suas pesquisas e suas aulas, aproveitou seu tempo aperfeiçoando suas habilidades e empenhou-se em seus estudos, principalmente estudos de Fiqh.

Suas Atividades após 1962

Dedicou grande parte de sua vida às atividades sociais, seja por meio de seus escritos, discursos, e outros meios, principalmente após o início da Revolução Islâmica no Irã em 1963. Uma descrição detalhada de toda trajetória ocuparia uma série de volumes, contudo aqui escreveremos um breve sumário. Respondendo ao chamado do Imam Al-Khomeini (K.S.) em 1962, assumiu um vigoroso papel: com coragem e fervor disseminou as idéias da Revolução Islâmica em cada canto do Irã, juntamente com outros lideres, estudantes e entidades religiosas. Suas instruções e incitações foram impressas e largamente disseminadas por todas as forças populares. Esse novo vigor e entusiasmo foi rapidamente disseminado por todos os centros de Teologia do país, especialmente pelo Seminário de Mashhad.

Sayyed Ali Al-Khamenei teve uma participação decisiva nesse levante. Ao longo de suas atividades em Qom, fortaleceu seus vínculos com os lideres e estudantes em Mashhad; contando com a cooperação de sábios no Estado de Khurasan, conseguiu mobilizar centenas de estudantes e religiosos. Seus sermões fervorosos, expondo a deslealdade do regime vigente da época e incitando atividades contra a opressão das leis de Shah Mohammad Reza Pahlevi que o caçaram impondo-lhe severo tratamento e inclusive prendendo-o por seis vezes durante o período de sua vida de ativismo em prol da Revolução, contando até mesmo com as atividades bárbaras da SAVAK (agência secreta do Shah) para isso. Na prisão foi muitas vezes forçado a realizar trabalhos humilhantes, confinado à prisão solitária, insultado e punido severamente com torturas, além de ter sua vida ameaçada constantemente.

Após sua saída das indas e vindas à prisão, por várias vezes Sayyed Al-Khamenei decidia permanecer em Mashhad em vez de retirar-se e retornar de Teerã à Qom, dando contunuidade as suas aulas. Deu aulas de Tafsir e lecionou ao jovens estudantes religiosos. Usufruiu dessas aulas para disseminar as idéias revolucionárias, formando uma cadeia de informações e centros pensantes. Essas classes formaram um eixo de dissensão islâmica e sentimentos populares.

Todas as atividades, concernentes ao conhecimento, ensinamento, Jihad e prestação de serviços contribuiram para que o Sayyed Al-Khamenei tornasse-se, com o tempo, um dos focos do Jihad em Mashhad, e pessoas vinham de lugares longínquos do Irã para conhecê-lo. Por sua vez, Sayyed Al-Khamenei teve contato com pessoas de todas as regiões. Com isso, ganhou respeito do povo iraniano por sua integridade, moralidade e coragem. Recebia convites para palestrar e lecionar em diversos corpos e instituições de muitas cidades iranianas como Isfahan, Kerman, Yazd e Teerã e diversas outras províncias. E não mediu nenhum esforço para que sua meta fosse cumprida, dizendo a verdade sobre as práticas do regime e encorajando a nação à sublevação popular.

Além de suas palestras, livros também foram escritos e traduzidos dando maior fervor à Revolução Islâmica. Livros como “O Tratado de Paz do Imam al-Hassan (A.S.)” e “O Papel dos Muçulmanos na Revolta Indiana” proporcionaram uma educação à juventude, levando-os à Revolução.

Após a morte do Ayatullah Al-Odhma Borujerdi (K.S.) em 1970, o Sayyed Al-Khamenei engajou-se na tarefa de promover o Imam Al-Khomeini (K.S.) em um Marje’; de 1968 a 1971 testemunhou a construção pacífica de uma cultura revolucionária.

Os jovens ainda estavam dando seus primeiros passos a caminho da Revolução Islâmica; os sábios tornaram-se suas mais mortíferas armas. O futuro não os privou de uma oportunidade para espalharem os conhecimentos Islâmicos, utilizando todos os meios possíveis, fosse no púlpito de uma Mesquita, em salas de aulas, em sessões abertas para a discussão, na publicação de livros ou folhetos, etc. Sayyed Ali Al-Khamenei denomina este período de ” Período das atividades clandestinas “.

Como ele era sutilmente responsável pela formação revolucionária de muitas pessoas, e quem estabelecia contato com muitos ativistas, aceitou combinar as aulas e a tarefa de liderar as orações, sendo o Imam de uma congregação. Capitalisando a força que o movimento Islâmico tinha alcançado, entenderam que era o momento de criar células Islâmicas, encabeçadas por líderes religiosos e demais conhecidos jurisprudentes e políticos ao invés de indivíduos comuns. A primeira dessas células foi comandada pelo Imam Al-Khomeini (K.S.) em Mashhad e supervisionada por um líder revolucionário. A partir de então, nasceu a Liga dos Al-Ulama Al-Mujahidin; sua urgência surgiu com o anseio de fundar uma República Islâmica após a Revolução.

As atividades da Liga foram responsáveis pela mobilização de milhões de pessoas a marcharem nas ruas das principais cidades durante o período de 1977 a 1978. O papel de Sayyed Al-Khamenei em manter a liga foi efetuado. Valeu a pena seu exílio em 1976, quando foi mais uma vez preso e enviado para a localidade de Iranshar. Seu exílio durou até 1978, o ano em que as massas tomaram a frente da revolução ocasionando a derrotada do regime do Shah do Irã. Avaliando sua situação em meio ao motim eclodido, Sayyed Al-Khamenei retorna à sua cidade, Mashhad, para continuar suas atividades e para atender ao convite de participar do Conselho Islâmico Revolucionário junto a importantes figuras como Ayatullah Muttahari (K.S.), Ayatullah Beheshti (K.S.), e Ayatullah Hashemi Rafsanjani. Conselho este o qual o Imam Al-Khomeini (K.S.), também recém chegado do exílio na França, liderava.

Após a Revolução

Após a vitória da Revolução Islâmica o Sayyed Al-Khamenei continuou a ser bastante ativo em seu trabalho pelo Islam, e trabalhando para cumprir todos os objetivos da Revolução. As tarefas que ele realizava naquele tempo e as que continua a praticar são destacáveis, no entanto, nessa breve biografia nós não poderíamos mencionar tudo, e desse modo, iremos mencionar apenas as tarefas mais importantes. Uma lista cronológica dos serviços do Sayyed Al-Khamenei à República Islâmica do Irã após a vitória da Revolução Islâmica é a seguinte:

• Um dos fundadores do Partido da República Islâmica, juntamente com Ayatullah Behesti (K.S.) , Ayatullah Hashemi Rafsanjani e outros.
• Membro ativo e administrador do Conselho Revolucionário;
• Membro do Comitê de recepção ao Imam Al-Khomeini (K.S.);

• Representante do Imam Al-Khomeini (K.S.) no Conselho Revolucionário no Ministério da Defesa;
• Comandante da Guarda Revolucionária;
• Líder das orações de Sexta-Feira em Teerã;
• Membro do Conselho Consultativo Islâmico no primeiro mandato;
• Conselheiro do Imam Al-Khomeini (K.S.) no Conselho de Suprema Defesa;
• Presidente da República por dois mandatos consecutivos.

Sua Liderança

Após o falecimento do fundador da Revolução Islâmica, o Supremo Conselho elegeu por unanimidade Ayatullah Al-Ohma Assayed Ali Al-Hussaini Al-Khamenei para liderar a Revolução Islâmica e a nação Muçulmana. Durante sua sábia liderança foi bem sucedido em cumprir com suas responsabilidades da mesma maneira que as propostas inicialmente pelo Imam Al-Khomeini (K.S.).

Atualmente ele é o Supremo Líder da Revolução Islâmica e um dos grandes Marje` da Nação Islâmica.

Seus Escritos

Para completar esta breve biografia, vamos citar quais foram os trabalhos escritos pelo Ayatullah Khamanei:

De sua própria autoria:

1. O Pensamento Islâmico no Alcorão.
2. A Profundidade da Oração.
3. Um Discurso sobre a Paciência.
4. Sobre os 4 Principais Livros à Respeito da Biografia dos Narradores.
5. A Tutela (Wilaaya).
6. O Seminário Islâmico de Mashhad.
7. O Imam Al-Saadiq (A.S.).
8. Unidade e Partidos Políticos.
9. As Artes: Visões Pessoais.
10. Compreendendo a Religião Apropriadamente.
11. As Lutas dos Imames (A.S.) Xiitas.
12. A Essência da Unidade de Deus.
13. A Necessidade de se voltar ao Alcorão.
14. O Imam Al-Sajjad (A.S.).
15. O Imam Reza (A.S.) e seu apontamento como Príncipe da Coroa.
16. A Invasão Cultural (Coletânea de Discursos).
17. Coletânea de Discursos e Mensagens (9 volumes).

Traduções (da língua árabe para a língua persa):

1. O Tratado de Paz do Imam Al-Hassan (A.S.) , por Raazi Aal-yasseen.
2. O Futuro das terras Islâmicas, por Sayyed Gutb.
3. Os Papel dos Muçulmanos na Revolta Indiana, por Abdulmun Nassri.
4. Uma Acusação contra o Ocidente, por Sayyed Qutb.

Pedimos a Deus que continue proporcionando a ele liderança e sabedoria até o reaparecimento do Salvador da Humanidade, o Líder da Revolução Mundial Islâmica, o Imam Al-Mahdi (A.F.).

«
»