Ayatullah Al-Odhma Assayed Ali Al-Hussaini As-Sistani (D.D.)

Nascimento:

O Ayatullah Al-Odhma Sistânî nasceu no ano de 1349 (depois da Hégira ano Lunar aprox. O ano 1934 D.C.) na cidade do Mash-had (Irã) em uma família conhecida por sua erudição e religiosidade. Seu pai, por honra a seu querido ancestral, chamou-o ‘Alî. Seu pai foi o falecido Sayyed Mohammad Baqer filho do grande sábio ascético Sayyed ‘Alî. O falecido Sheikh Aqa Bozorg Tehrânî em sua obra Tabaqât ash-Shî’ah (quarta parte, p.1432) registrou sua biografia e há dito que ele esteve sob o ensino do Maulâ ‘Alî Nahâwandî e em Samarrá sob o ensino do Muyadad ShirâzÎ, depois passou a ser um dos alunos especiais do falecido Sayyed Ismâ’îl Sadr. No ano de 1308 d.H. retornou novamente à Cidade do Mash-had- Irã, que um de seus mais reconhecidos alunos foi o falecido Sheikh Mohammad Redha Âli Yâsîn (descanse em paz).

Seus familiares, descendentes do Imâm Hussain, viveram em Isfahan durante o reinado da dinastia Safawi. O Sultão Hussain Safawi outorgou a seu ancestral Sayyed Mohammad com o posto de “Shaijul Islâmî” da Cidade do Sistan – Irã, por isso se viu obrigado a transladar-se a essa cidade acompanhado por sua família.

Seu neto Sayyed ‘Alî (pai do Ayatullah Sîstânî) foi o primeiro em transladar-se de Sistan à Cidade de Mash-had. Estudou na Madrasa do falecido Maula Mohammad Bâqir Sabziwârî, e daí foi para Najaf para aperfeiçoar seus estudos.

O Ayatullah Sîstânî à idade dos cinco anos começou a memorizar o Sagrado Alcorão, e depois disto ingressou a escola religiosa Dâr ul Lha’lîm Dînî para aprender a ler, escrever e outros, nessa época aprendeu a caligrafia sob o ensino do grande professor e calígrafo Mîrz ‘Alî Âqâ Dzâlim.

Depois de cursar os primeiros ensinos, de introdução, começou a adquirir Ciências Divinas e Ensinos da Doutrina Islâmica ante alguns professores. Ele concluiu seus estudos avançados, na cidade de Mash-had, e aproveitou dos ensinos do ‘A.lâmah Muhaqiq e do versado Mîrza Mahdî Isfâhânî (descanse em paz). Mais tarde, no ano 1368 (d.H.) ingressou na vida do supremo religioso ou marja’ Sayyed Hussain Brûyirdî (descanse em paz), e desfrutou da companhia dos sábios e eruditos dessa época, tais como Ayatullah Al-Odhma Sayyed Hussain Brûyirdî (descanse em paz) na jurisprudência religiosa (fiqh) e na ciência que estuda os elementos comuns que intervêm na extração das normas das leis islâmicas (usûl), igualmente aproveitou em excesso de seu conhecimento jurisdicional principalmente da Ciência do Rijâl, ou ciência que estuda a confiabilidade das narrações de uma cadeia de transmissão, e a Ciência do hadîz (transmissão).

Assim, também esteve presente nas disciplinas do ilustre sábio Sayyed Huyyat Kûhkamarî (descanse em paz) e outros conhecidos sábios dessa época. Logo, no ano 1371 d.H., sai da cidade de Qom rumo “ao manancial das escolas religiosas de sabedoria e ensino” dessa época, ou seja, a honorável Cidade de An-Najaf, aonde participou das matérias de grandes personagens sábios e eruditos dentre os grandes religiosos, tais como: Hakîm, Sheikh Hussain Hil.lî, e Khoei (descansem em paz).

O Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî assistiu principalmente às conferências e discussões de Fiqh e Usûl, e aos debates do Sheikh Hil.lî, em um curso completo de Usûl que durou mais de dez anos. O Ayatullah As-Sistânî desde o ano de 1381 (d.H.) dedicou-se a debater e ensinar as matérias do Jâriy Makâsib ou disciplina avançada no campo da aquisição, do Sheikh Ansârî (descanse em paz). Posteriormente iniciou as explicações à obra Ao ‘Urûatul Wûzqâ, concluiu a obra At Tahârat (a limpeza), e finalizou a maior parte dos ramos da Salât (a oração) e parte do livro do Khoms. No mês de Sha‘abân de 1384 (d.H.) iniciou as matérias de debate nas disciplinas do Jâriy no campo de Usûl, e completou o terceiro curso neste mês de Sha‘abân do ano 1411 (d.H.). A maioria dos estudantes do Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî, no Fiqh e Usûl registraram suas conferências.

Disposição científica:

O Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî, mostrava sempre um grande talento nos debates assim como seus professores, sendo o mais sobressalente dentre seus companheiros. Constantemente manifestava uma grande habilidade, para dissolver os impedimentos e dúvidas, assim como para responder perguntas nas grandes investigações de fiqh e ciências do rijâl, deste modo expôs grande perseverança de sua atividade na ciência e conhecimento de muitos diferentes ditos nos diversos campos científicos da Hawzah. Vemos necessário adicionar que entre o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî e o mártir Sadr (descanse em paz) existia, por seu talento científico, uma constante rivalidade na Hawzah. Para comprovar isto, podemos recorrer ao documento escrito no campo do itjihâd ou dedução e interpretação da Lei Islâmica, outorgados a estes por dois dos grandes professores como são o Ayatullah Al-Odhma Assayed Abul Qâsim Khoei (descanse em paz) e Allâmah Hussain Hil.lî (descanse em paz). É conhecido que o Ayatullah Khoei (descanse em paz) não outorgou a nenhum de seus discípulos, à exceção do Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî e ao Ayatullah Sheikh ‘Alî Falsafî, que é um dos conhecidos sábios da cidade de Mash-had, documento escrito de ter chegado a ser pessoas capacitadas para extrair as normas islâmicas ou Mujtâhid. Assim, também o grande Sheikh na Ciência do Hadîz em sua época ‘Allâmah Aqah Buzurg Tihrânî (descanse em paz) outorgou no ano 1380 (d.H.) um certificado por escrito ao Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî no qual glorifica a destreza e grande inteligência deste nas Ciências do Rijâl e Hadîz. Ou seja, quando ainda o Ayatullah As-Sistânî não tinha nem chegado à idade de trinta e um anos, obteve este apreciada postura.

Escritos e lucros intelectuais:

Cerca de trinta e quatro anos atrás, o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî começou a repartir as disciplinas de debate no campo do Fiqh, Usûl e Riyâl. Assim também terminou as disciplinas do Makâsib (aquisição), Tahârat (purificação), Salât (oração), Qad (julgamento), Khums (o quinto) e em alguns dos procedimentos dentro da jurisprudência religiosa tais como os do Rabâ (usura), Taqiîah (dissimulação) e ILzâm (obrigações). Ele repartiu a matéria de Usûl em três ciclos, que alguns dos debates realizados nestes, tais como os argumentos de Usûl ‘Ilmî (ciência que estuda os elementos científicos e básicos da jurisprudência), Ta‘âdul (equilíbrio) e Tarâyîh (preferências); assim como também estão preparados para sua impressão alguns debates no Fiqh, e nos capítulos da oração, as regras da dissimulação e obrigações. Alguns dos conhecidos versados, que deles repartem as matérias do Jâriy, tais como ‘Allâmah Sheikh Mahdî Murûarîd, ‘Allâmah Sayyed Habîb Hussainân, Sayyed Murtida Isfahânî, ‘Allâmah Sayyed Ahmad Madadî, ‘Allâmah Sheikh Bâqir Iravânî, e outros dos professores das Hawzah, recomendam aos estudantes que recorram e examinem seus debates. Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî ao mesmo tempo que repartia suas matérias e realizava os debates se dedicou a escrever importantes obras e diferentes Risâlat ou teses. Deste modo, este grande sábio registrou em forma de livro todos os temas adquiridos por seus professores. Como exemplo mencionamos alguns de seus escritos:

1. Explicações à obra Al ‘Urûatul Wûzqâ.
2. Debates no campo do Usûl ou elementos básicos de jurisprudência.
3. Livro da Qada ou juízo
4. Livro Al Baî‘ wal Jîârât ou Compra, Venda e Opções.
5. Risâlat ou tese em relação às dúvidas.
6. Risâlat segundo as regras e direitos da mão ou al îad-.
7. Risâlat com referência à oração do viajante.
8. Risâlat relacionado com as regras de transgressão e ócio.
9. Risâlat relativo a qiblah ou orientação para o k‘abah.

10. Risâlat em relação a taqiîah ou dissimulação.
11. Risâlat das regras do Ilzâm ou obrigatórias.
12. Risâlat referente a itjihâd e taqlîd ou imitar a um Mujtahid-
13. Risâlat quanto a não perder ou prejudicar a alguém.
14. Risâlat em relação à usura.
15. Risâlat relativo aos motivos das cartas do Ibn Abî ‘Umaîr.
16. Crítica a Risâlat LhashÎh Asânîd -tese da correção de documentos- do Ardebîlî.
17. Risâlat Mashîjatul Tahdhîbîn.
18. Risâlat em relação à questão dos princípios antigos dos enigmas das notícias.

Também há outras obras manuscritas e teses científicas em relação às Leis Práticas dos Imitadores ou Muqalidîn.

As singularidades e particularidades da personalidade do Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî:

Qualquer um que guarde uma relação próxima com o Ayatullah Sistânî, muito em breve perceberá a excelente personalidade e moral ideal deste homem. Esta personalidade e moral que possui o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî, transforma-o em um homem protótipo e grande sábio religioso.

A seguir mencionaremos alguns das honoráveis qualidades e morais deste grande homem:

A) Justiça e respeito à opinião de outros: Já que ele é um apaixonado por ‘Ilm, e possui uma determinação especial para obter o conhecimento Divino e alcançar a verdade, sempre respeita as opiniões de outros, sempre leva em suas mãos um livro e nunca esquece a leitura, a investigação minuciosa, o debate e a opinião de outros sábios. Por isso, em algumas ocasiões, analisa e estuda os debates de alguns ‘Ulamâ que talvez não são tão conhecidos. Isto mostra que o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî põe especial atenção e extraordinário respeito à opinião de outros.

B) Educação e cortesia ao conversar: Tal e como é conhecido por todos, os debates e polêmicas que se levam a cabo entre os estudantes de teologia ou entre um estudante e seu professor, sobre tudo em An-Najaf (Iraque) são bastante fortes e ásperos. Claro que em algumas ocasiões esta forma de debater é boa para alguns estudantes, mas de qualquer forma, não sempre é favorável utilizar a rudeza e brutalidade no debate, já que nunca, com este método se chega a obter um bom resultado científico, e o único que se consegue é perda de tempo e distanciamento dos estudantes do ânimo do diálogo. Por outra lado, as disciplinas e polêmicas que realiza o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî com seus estudantes se levam a cabo com educação e respeito mútuo entre estes dois, apesar de que muitas dos temas que se expõem ante ele são débeis e sem fundamentos. Outra singularidade da especialidade do Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî é a repetição da resposta que dá a seus estudantes para que compreendam melhor o tema exposto. Não obstante, quando o questionador se empenha em manter seu ponto de vista, o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî prefere silenciar.

C) Educação: A instrução não é um meio para obter ganho lucrativo ou uma obrigação oficial na qual obriga ao professor a levá-la a cabo; mas sim o esforço de um bom professor, benévolo e piedoso deve ser educar a seus estudantes, e fazê-los chegar a um nível elevado e ter um avanço contínuo. Por isso, é necessária a bondade neste trabalho. Apesar disto, sempre e em qualquer lugar se encontram pessoas que não dão importância a suas obrigações, mas ao mesmo tempo se encontram professores virtuosos, compassivos, bondosos e versados os quais seu objetivo principal é ensinar da melhor forma possível. É necessário adicionar que o Ayatullah Hakîm (descanse em paz) e o Ayatullah Khoei (descanse em paz) foram símbolos de uma moral afável, e daquilo que fui testemunha e vi no Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî, é a mesma moral que a de seus professores. Ele, sempre solicita a seus estudantes que lhe realizem perguntas depois de terminada a classe. O Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî constantemente recomenda a seus estudantes que respeitem a seus professores e aos grandes ‘Ulamâ, e quando perguntarem ou debatam a respeito de qualquer assunto, guardem o maior respeito para com estes. Ele continuamente relata narrações de seus professores e da grande ética que possuíam estes.

D) Devoção e abstinência: Alguns dos ‘Ulamâ de An-Najaf evitam as discussões e debates, mas outro grupo o considera como evasão da verdade, ou medo e debilidade para argumentar. Não obstante, se observarmos este assunto por outro ângulo, vemos que em realidade é um ato positivo, e em alguns casos importante e necessário. Agora, se estes mesmos ‘Ulamâ advertirem que a comunidade islâmica ou a Hawzah por alguma causa estimulante, ou alguma duvida na compreensão de uma questão Islâmica, encontram-se em perigo, sem dúvida estarão em cena, já que eles perfeitamente sabem que qualquer ‘Âlim ou sábio, deverá mostrar ser tenaz e apto em sua função. Um assunto importante que não terá que esquecer é que, o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî nos casos de conspiração e distúrbio silenciava, tal e como depois do falecimento do Ayatullah Brûyirdî (descanse em paz) e do Ayatullah Hakîm (descanse em paz), não mostrou interesse em ocupar o posto que tinha ficado vazio. O Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî continuou utilizando sua política anterior e nunca teve o propósito de chegar a obter os deleites mundanos, dominar ou ocupar um alto posto.

E) Indícios de seu talento: O Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî não é unicamente um jurisconsulto, mas sim um personagem erudito e sábio, e possui uma grande perspicácia no campo econômico e político. Ele possui valiosas opiniões para governar à sociedade e uma disciplina filosófica que estuda a constituição e desenvolvimento das sociedades humanas, e sempre está a par da situação atual que reina na sociedade Islâmica.

Seu posto da Marja’:

Alguns dos professores de An-Najaf relataram que um grupo de sábios e ‘Ulamâ, solicitaram ao Ayatullah Khoei (descanse em paz), posteriormente ao falecimento do Ayatullah Nasrullah Mustanbat que preparasse a situação para escolher a um sucessor dentre os ‘Ulamâ da Hawzah de An-Najaf, que fossem aptos para ser Marja‘. Ele apresentou ao Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî por seu conhecimento, castidade e por sua firme opinião. Em princípio, realizou a oração no lugar do Ayatullah Khoei (descanse em paz), logo começou a debater e a fazer comentários à margem da Risâlat do Ayatullah Khoei e opinar respeito ao método seguido por este. Depois do falecimento do Ayatullah Khoei (descanse em paz) o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî participou de seu funeral e realizou a “oração do morto” para ele. A seguir tomou em suas mãos as rédeas do posto de autoridade da Hawzah, e deu início a outorga de autorização, a distribuição dos salários e instrução do púlpito do Ayatullah Khoei (descanse em paz) na mesquita da Jasrâ. Foi assim que o Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî obteve grande popularidade principalmente entre os jovens do Iraque, nos países do Golfo Pérsico, Índia, África e outros. O Ayatullah Al-Odhma As-Sistânî é um dos famosos e sobressalentes eruditos conhecido por sua notável sabedoria, e um grande grupo de sábios e professores da Hawzah do Qom e de An-Najaf testemunham a sua erudição.

«
»