Aula: O mal da arrogância

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

O Imam Al-Kadhem (A.S.) dizia: “A grandeza é a vestimenta exclusiva de Deus e o arrogante (aquele que busca a grandeza) estará competindo com Deus em sua posição”.

A arrogância é uma das doenças espirituais com que a sociedade pode ser afetada. Este mal é uma consequência do orgulho, e ao mesmo tempo, sua prática pode levar a outras coisas ilícitas. Práticas estas como ódio, inveja, insulto, etc.

O Islam e sua doutrina condenam severamente a prática destas características, e Deus disse claramente no Alcorão Sagrado: “Ele (Deus) não ama os arrogantes”, ou seja, a pratica dos arrogantes é algo muito repudiado por Deus e Ele jamais os amará, seja lá quais forem suas boas práticas. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “No dia do juízo final os arrogantes serão ressuscitados em forma de átomos e serão pisoteados pelas pessoas”. Esses arrogantes que aqui na Terra se sentiam tão grandiosos, sentiam tanto orgulho e enchiam seus peitos com este tipo de sentimento, no dia do juízo final, serão nada mais que átomos, moléculas a serem pisoteadas pelas pessoas.

Como havíamos falado, a arrogância é uma doença e como qualquer doença, possui razões e causas, mas também curas. Antes de falar a respeito das curas e quais são é muito importante conhecermos as razões da arrogância, pois assim ficará mais fácil descobrimos quais são as curas e as soluções deste problema que afeta tanta gente na sociedade.

1) Ignorância

Nenhuma das características de má conduta combinam com o ser humano, quanto mais a arrogância. Se o ser humano estiver ciente de sua realidade saberá que essa característica é uma das que menos combina com ele. Isso porque o ser humano é uma criatura fraca e totalmente dependente de outros elementos. Sendo assim, a arrogância, seja qual for o seu motivo, seja beleza, seja a força, seja o poder ou o físico, seja a riqueza ou a inteligência, tudo isso é temporário e passageiro e irá embora um dia. Portanto, não há nenhum motivo justo ou lógico para que a pessoa seja arrogante, e aquele que é arrogante é certamente por causa da ignorância dentro de si mesmo.

2) Deficiência interna

Um dos motivos da arrogância é uma deficiência interna. É o sentimento de falta de alguma coisa. É um sentimento humilhante consigo mesmo que leva a pessoa a ser arrogante perante as demais. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Todo arrogante tem sua origem em uma humilhação e deficiência interior”. Ou seja, aquele que não busca aperfeiçoar sua fé, sua espiritualidade e sua mente, começa a sentir uma deficiência que pode leva-la à arrogância no futuro.

3) Orgulho interno

Como dissemos, a arrogância é uma consequência de outros males, como a má conduta dentro da pessoa. Males como orgulho levam o homem a praticar a arrogância no futuro. Às vezes a pessoa começa a se iludir por uma característica ou por um dom, algo que ela faz, então, começa a se achar poderosa por aquilo, começa a sentir orgulho perante os outros. Isso pode levar o ser humano a arrogância. A pessoa começa a se orgulhar, em seguida, começa a menosprezar os outros e depois começa a praticar a arrogância. Portanto, o orgulho interno é uma péssima conduta que traz a arrogância. Uma tradição afirma: “Um verdadeiro crente é aquele que nunca diz que é melhor, e sim que os outros são melhores que ele”.

4) Inveja e ódio

Uma das razões da arrogância é sem dúvida o sentimento de inveja e ódio para com os próximos. Quando o ser humano sente a falta de alguma coisa e não a trata de maneira adequada, o mesmo começa a nutrir um sentimento de inveja e ódio por não ter aquilo que o outro conquistou, dando início a um sentimento de arrogância.

5) Ganância por riqueza, poder ou cargos

Mais uma das razões pelas quais o ser humano sente arrogância é a sua ganância e ambição pela riqueza, poder ou cargos. Uma pessoa que não consegue se controlar perante um teste que Deus lhe proporciona, seja esse teste sobre a riqueza, cargo, poder, mulheres, etc. A ganância e a falta de contentamento poderá leva-lo a se tornar um ser arrogante.

6) Descendência, família e origem

Uma outra causa que pode levar à arrogância é o fato de ele se sentir superior quanto à sua descendência, raça ou origem, muitas vezes a pessoa se ilude e se sente superior aos outros, por ser de uma família melhor ou de uma raça falsamente considerada superior às demais.

7) Simpatizantes, seguidores, parentes, amigos ou conhecidos

Uma das razões pelas quais o ser humano pode sentir arrogância é quando possui muitos simpatizantes, amigos ou seguidores. Com tanta gente em sua volta ele sente um ego inflado, uma arrogância interna, uma superioridade que o leva a se sentir arrogante perante as demais. Muitas vezes, um político sente isso perante seus simpatizantes, seguidores ou eleitores. Ou às vezes, quando simplesmente a pessoa está entre seus amigos e colegas, todos a sua volta, e isso leva a pessoa a um sentimento de arrogância. Ou simplesmente quando a pessoa possui relações com pessoas importantes de cargos políticos por exemplo. Essa pessoa por ter relação com um juiz, um político ou um presidente se sente superior e arrogante em relação aos outros.

As razões pelas quais um indivíduo pode sentir-se arrogante são muitas, mas essas citadas são as principais. Devemos saber a verdade por trás de cada razão e analisar se realmente há uma razão para alguém se sentir arrogante. A resposta sempre será não, não há nenhuma razão para que a pessoa se sinta arrogante. Muito pelo contrário, há razões para que o ser humano se sinta humilde, bondoso e amigo dos próximos, pois são essas características que irão erguer a pessoa.

O sentimento de arrogância é uma inspiração de Satã, que aproveita do momento de euforia e satisfação do homem e insere nele o sentimento de superioridade perante os demais. Temos que ficar muito atentos em todos os momentos, especialmente nos momentos de conquista, pois são nesses instantes que Satã encontra a brecha para atacar o homem, que já se encontra vulnerável, atingindo assim o mais profundo de sua alma.

Uma tradição afirma: “Todo homem quando é humilde perante as pessoas, Deus o erguerá perante Ele, e todo homem que é arrogante perante as pessoas, Deus o rebaixará perante Ele”.

A arrogância é uma doença e tem cura, da mesma forma que qualquer doença, que precisa do remédio certo. A arrogância também tem o seu remédio específico. Isso nós iremos abordar numa próxima aula, se Deus assim o permitir.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 05/11/2019

 

 

 

«
»