Aula – Nobreza e Virtudes do Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Nas vésperas da noite do decreto lembramos que como citado no Alcorão Sagrado esta noite vale por mil meses. Ou seja, se dividirmos 1000 meses em 12 meses que é a quantidade de meses do ano daria pouco mais que 83 anos. Ou seja, a mensagem que o Alcorão Sagrado passa é que esta única noite vale pela vida inteira do ser humano.

Na segunda noite do decreto, 21 de Ramadhan, relembramos o martírio do Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn Abi Taleb (A.S.), o qual foi atacado por Ibn Multam na véspera do 19 dia do Ramadhan, durante sua oração dentro da Mesquita de Kufa. Este grandioso homem, que dedicou toda sua vida por Deus, vivendo de acordo com os ensinamentos de Deus e da doutrina e caminho de Deus, foi um dos homens de grandes virtudes e nobres características. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O Islam se ergueu pela riqueza de Khadija e se estabeleceu pela espada de Ali”. Ou seja, estas duas pessoas contribuíram de uma forma crucial e grandiosa na estabilidade e na firmeza da religião islâmica. Khadija doando toda sua riqueza, que contribuiu profundamente na propagação e na divulgação do Islam nos primeiros anos de sua existência, e o Imam Ali (A.S.) lutando lado a lado com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) pelo Islam, e combatendo a opressão, erguendo a palavra do Islam e seus ensinamentos naquela sociedade ignorante e cruel.

As virtudes e posição do Imam Ali (A.S.) são relembradas na data de seu martírio que é hoje. São inúmeras as suas virtudes, e sua posição é muito grandiosa.

Nascimento de Ali (A.S.)

A história do Imam Ali (A.S.) iniciou-se com um milagre. Ele foi o único a nascer dentro da casa de Deus, a Caaba. E este nascimento foi acompanhado por um milagre quando a parede da Caaba se abriu e sua mãe, Fátima bent Asad, entrou dentro dela e lá ficou por três dias. Quando saiu o pequeno Ali estava em seus braços, e o primeiro a carregá-lo depois dela foi o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

A casa onde o Imam Ali (A.S.) cresceu

A casa onde o Imam Ali (A.S.) cresceu era uma casa repleta de fé e de monoteísmo. Seu pai, Abu Taleb, não deixava ingressar em sua casa as abominações da época, como jogos, dinheiro ilegal, bebidas alcoólicas e fornicação, e isso transformou aquela casa num ambiente adequado para a criação desta grandiosa personalidade, pois a atmosfera religiosa era predominante nesta casa. Fátima bent Asad, a mãe do Imam Ali (A.S.), foi quem cuidou dele com muito carinho e amor, e repartiu este carinho com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pois o Mensageiro de Deus cresceu órfão de pai, e quando estava em seus primeiros anos de vida sua mãe Ameneh faleceu, sendo assim cuidado por seu avô Abdul Mutaleb, que depois passou a sua tutela ao seu grandioso tio, o fiel homem de Quraish, Abu Taleb. Portanto, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o Imam Ali (A.S.) cresceram em uma casa sob os cuidados de uma única mãe e pai, Abu Taleb e Fátima bent Asad, e isso é um ponto em comum entre estas duas personalidades. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A senhora Fátima bent Asad era a minha mãe!”

Sob os cuidados do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

O Imam Ali (A.S.) desde sua infância teve o privilégio de ter crescido sob os cuidados do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Teve uma época que Abu Taleb estava passando por dificuldades financeiras, e neste momento o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sugeriu aos seus tios que cada um ficasse com um dos filhos de Abu Taleb para ajudar na criação. Então, cada um dos filhos foi para com um de seus tios, e Ali (A.S.) ficou sob os cuidados do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). O Profeta e Ali eram inseparáveis, até que Ali (A.S.) chegou a dizer: “Eu o acompanhava como um filhote de camelo seguindo sua mãe. A cada dia ele me ensinava algo de sua nobre conduta e conhecimento, e me ordenava a praticar”.

O primeiro muçulmano

Ali ibn abi Taleb (A.S.) foi o primeiro homem muçulmano. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Ó Ali, você é o primeiro crente e o primeiro muçulmano entre os muçulmanos. Para mim você se assemelha a Araão, irmão de Moisés”.

O acontecimento da Casa

Quando Deus, louvado seja, revelou a mensagem do Islam sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) o ordenou a divulgar e propagar primeiro entre seus familiares. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E admoesta os teus parentes mais próximos” (26:214). Então, a ordem foi de que a propagação da Mensagem deveria ocorrer entre os familiares e parentes mais próximos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e assim ocorreu. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) encarregou o Imam Ali (A.S.) de cuidar de todo o evento, desde a preparação do local até o convite dos convidados e o jantar, enfim, todos os detalhes foram tratados pelo Imam Ali (A.S.), mesmo ele tendo apenas 13 anos de idade. O dia do jantar chegou e no primeiro encontro dos familiares Abu Lahab, tio do profeta, tumultuou a reunião, o que levou ao seu fim sem que o Profeta (S.A.A.S.) tivesse condições de falar sobre o propósito daquela reunião. Então, o profeta Mohammad (S.A.A.S.) agendou com o Imam Ali (A.S.) outra data para aquela reunião familiar, que ocorreu novamente alguns dias depois. Nesta reunião o profeta (S.A.A.S.), que era conhecido na época como Assadiq Al-Amin (O verídico e confiável), disse: “Ó pessoas, tive a missão de transmitir a revelação divina. Quem de vós me ajudará? Quem me ajudar será meu assistente, representante e sucessor”. Ninguém entre os presentes se colocou a disposição para se pronunciar e declarar apoio ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). As pessoas permaneceram em silêncio exceto o jovem Ali (A.S.) que por três vezes disse “Eu, ó Mensageiro de Deus”. Então, o profeta disse a Ali (A.S.): “Tu és meu irmão, meu escolhido, meu ministro e meu sucessor depois de mim”.

Portal do Conhecimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Ali (A.S.) era o verdadeiro companheiro do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que passou bastante tempo, desde sua infância, com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). E este privilégio tornou Ali (A.S.) o portal do conhecimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) de acordo com a própria declaração dele (S.A.A.S.): “Sou a cidade do conhecimento e Ali é seu portal. Portanto, quem quiser ingressar nesta cidade deve passar pelo seus portal”.

Noite da migração

Outra virtude do Imam Ali (A.S.) foi a noite em que ele deitou no leito do profeta Mohammad (S.A.A.S.) para permitir que ele realizasse a sua migração para Medina. Com o falecimento de Abu Taleb (A.S.) Deus informou ao profeta (S.A.A.S.) que sua vida estaria em perigo e que ele deveria sair de Meca, pois o seu guardião tinha morrido e os idólatras de Meca planejavam assassiná-lo. Então, o profeta solicitou que Ali (A.S.) ficasse no seu leito a noite para que pudesse fazer sua migração de Meca para Medina sem que alguém desconfiasse de algo. A missão era muito perigosa e Ali (A.S.) corria risco de vida, pois tinha a certeza que o Profeta Mohammad (S.A.A.S) seria atacado. Mesmo assim Ali (A.S.) se sacrificou e se colocou à disposição do profeta desde que isso salvaria a mensagem e a sua vida. O Profeta (S.A.A.S.) se vestiu e saiu de sua casa enquanto Ali (A.S.) permaneceu nela e deitou em seu leito. Se passando pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sendo uma isca para que ele pudesse sair da cidade escondido. Quando os inimigos atacaram a casa se surpreenderam com Ali deitado em sua cama, e isso frustrou o plano dos incrédulos. Ali (A.S.) ficou mais três dias em Meca resolvendo os assuntos e pendências do profeta, e antes de sair de Meca ele subiu em cima de um palanque e gritou três vezes: “Tem mais alguém com alguma pendência com Mohammad?”. Isso para não deixar nenhuma pendência para trás antes de sua partida de Meca para Medina, que ocorreu na frente de todos os incrédulos. Na época os muçulmanos saíam de Meca escondidos, mas ele, com coragem e bravura, migrou de Meca acompanhado de seus familiares na frente de todos.

A cidade de Medina fica a cerca de 600 Km de Meca, e como o profeta Mohammad (S.A.A.S.) saiu três dias antes de Ali (A.S.) chegou mais cedo, mais não quis entrar sem a companhia de seu irmão, ministro e sucessor na cidade que em breve seria a capital do primeiro governo islâmico da história.

A vida do Imam Ali (A.S.) está repleta de virtudes e ocasiões que demonstram a posição deste grandioso homem. Só no Alcorão Sagrado algumas tradições afirmam que há mais de 300 versos revelados em referência ao Imam Ali (A.S.), e outros afirmam que um terço do Alcorão Sagrado foi revelado com referência a Ali (A.S.). Só para termos uma ideia, em todas as ocasiões que Deus diz: “Ya Ayuhal Lazina Amanu – Ó fieis”, é uma referência ao Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.). Esta grandiosa figura participou em todas as etapas da revelação, propagação, estabilidade e expansão do Islam, e a história deve muito a ele, o qual é considerado o governante mais justo da história da humanidade.

Antes de ser martirizado, depois do ataque que sofreu pelas mãos do amaldiçoado ibn Muljam, nas vésperas da noite do decreto, o Imam Ali (A.S.) deixou um testamento para todos, e como sabemos o testamento é uma das coisas mais importantes que cada pessoa deixa para seus sucessores, familiares e amigos. Como um pai que antes de sair de casa e ir viajar deixa suas últimas palavras com orientações para cada um membro da casa… Os testamentos dos Imames (A.S.) são o mesmo, são algo que cada um de nós deve estudar e analisar, pois neles estão as principais e mais relevantes questões que todos nós temos que levar pro resto de nossas vidas. Um trecho que gostaria de apresentar para encerrar esta breve aula sobre a nobreza e virtudes do Imam Ali (A.S.) é o seguinte, do testamento do Príncipe dos Fiéis (A.S.), que diz ao seu filho Hassan: “Ó filho seja você a referência para sua relação com as pessoas. Deseje para o próximo o que deseja para si mesmo, e não faça com o próximo aquilo que não faria consigo mesmo”.

Aula ministrada em: 25/05/2019
Por: Nasser Khazraji

 

 

«
»