As principais lições da Nobre Profecia de Mohammad (S.A.A.S.)

No dia 27 de Rajab celebramos a data mais importante para todo muçulmano, que é a celebração do dia em que Deus revelou a mensagem do Islam ao profeta Mohammad (S.A.A.S.). Na verdade, esta data é a data mais importante para toda a humanidade, pois nela foi revelada a última mensagem celestial, que indica o caminho da salvação a aponta a direção da felicidade eterna para os seres humanos.

A missão do profeta Mohammad (S.A.A.S.) era muito clara, como foi mencionado no Alcorão Sagrado por Deus, quando Ele diz: “Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro” (62:2).

A situação do ser humano era difícil, o mesmo estava afundado na ignorância e seguindo um caminho de extravio e escuridão, até que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado para salvá-lo e recolocá-lo em sua verdadeira posição ao ensinar objetivo para o qual foi criado. Deus disse no Alcorão Sagrado: “ … Estivestes à beira do abismo infernal e (Deus) vos salvou. Assim, Deus vos elucida os Seus versículos, para que vos ilumineis”.

Deus o Altíssimo tinha escolhido o envio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) como uma grande misericórdia para toda a humanidade, pois Ele disse no Alcorão Sagrado: “E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade”. Na verdade, a missão da misericórdia do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) não era apenas para o ser humano e sim todos para todos os seres vivos. Todos nós sabemos o quanto o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era misericordioso com os animais, quando como por exemplo aconselhava que as pessoas a cavalo a que desmontassem quando quisessem parar para conversar, pois continuar montados deixaria os animais cansados. Entre outras dezenas de tradições que afirmam a atenção e a piedade da doutrina do Islam para com todos os seres vivos.

A pergunta que fazemos é: Como o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) conseguiu em tão curto tempo alcançar este sucesso? Como em menos de 10 anos ele retornou para a cidade de onde migrou para reconquistá-la pacificamente? E como depois de 1400 anos a religião que revelou é a que mais cresce no mundo? Quais os segredos de seu sucesso e como podemos aprender com ele?

Seguem aqui os cinco principais segredos do sucesso da missão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e como ele conseguiu alcançar este triunfo a ponto de ser a personalidade mais revolucionária da história mundial.

Primeiro: Al-Ikhlas (Sinceridade)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi sincero em sua missão e não desejava nada em troca. A intenção do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi sincera e puramente para Deus, sem ser para as pessoas. Ele não aceitou a missão em troca de algum benefício ou privilégio, e tão pouco almejava poder e status. A única coisa que mais importava para ele era cumprir aquilo que lhe foi passado da melhor forma, e levar a palavra da orientação para todos. Este é o segredo do sucesso em nossos planos e projetos também, pois se quisermos ser bem-sucedidos temos que ser sinceros com Deus em nossas intenções, e não associar nada a Ele, nem um desejo, ego ou posição.

Segundo: Programação

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) não agiu sem programação e planejamento. Ele estabeleceu um plano logo no primeiro momento da revelação da mensagem, e seguiu tal plano. Um verdadeiro fiel é aquele que planeja e se programa. Metas, foi isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estabeleceu ao trabalhar em fases, nos primeiros três anos apenas agindo em segredo, em seguida divulgou a sua mensagem para o público, e na terceira fase ele estabeleceu o seu estado. Ele planejava grande e não se limitava ou se enfraquecia. Ele sabia que estava com a verdade e isso lhe inspirava força e espírito de trabalho. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) enviou mais de 15 cartas para todos os reis e governantes mundiais da época convocando-os ao Islam, uniu as tribos árabes e seus seguidores debaixo de uma única bandeira, a bandeira da unicidade divina.

Terceiro: Discrição

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era discreto em sua missão. Ele sabia que esta nova mensagem colocava em risco os planos dos incrédulos e dos chefes de tribos que viviam da ignorância das classes mais humildes e pobres da sociedade. Portanto, ele foi cauteloso e nunca abria os detalhes de seus planos e de sua missão para todos, apenas para pessoas confiáveis, entre tais o seu irmão, genro, ministro e sucessor, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.).

Quarto: Plano B

A principal preocupação do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) era repassar aquilo que lhe tinha sido concedido da melhor forma possível, e como ele sabia que sua vida estava em risco desde o começo ele tinha escolhido um plano B, uma ferramenta para dar continuidade a mensagem que lhe tinha sido confiada. Este plano B foi o Imamato, a sucessão da Mensagem depois de seu falecimento, sendo que o Imam Ali (A.S.) já tinha sido escolhido no terceiro ano da revelação como o ministro e sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no evento conhecido como “O dia da Casa”.

Quinto: Perseverança

Muitos tentaram deter o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua missão, mas ele foi extremamente perseverante e confiante em Deus. Eles queriam que ele parasse aquilo de todo custo, falaram com ele, pressionaram ele por meio de seus familiares, tentaram suborná-lo, comprá-lo, isolaram, insultara, maltrataram e até mesmo tentaram matá-lo. O Profeta Mohamad (S.A.A.S.) chegou a dizer: “Não houve um profeta tão maltratado quanto eu”.

É logico que a vida e o sucesso do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estão repletos e cheios de lições que podemos levar para sempre em nossas vidas, mas estes podem ser considerados os principais motivos e segredos para o sucesso deste grandioso homem, que foi o selo dos profetas e mensageiros, o amado por Deus (S.A.A.S.).

Aula de 6 de abril de 2019
Ministrada por Nasser Khazraji

 

«
»