As mudanças

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz de Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo”. (13:11)

As mudanças e as transformações

Neste versículo Deus nos indica um elemento muito importante que é a principal ferramenta de mudanças e transformações de um povo. Deus nos diz que não adianta queremos mudar o estado e a situação de um povo até que aquele povo mude suas questões internas e seu íntimo. Sem esta mudança nada ocorrerá. Em outras palavras, as mudanças externas dependem das mudanças internas e só depois que houverem mudanças internas que se conseguirá mudar as condições externas.

Um dos objetivos do Islam

E este foi um dos objetivos do Islam e a missão de todos os profetas e mensageiros cujo Deus enviou para a humanidade. Eles vieram para mudar as condições internas primeiro, para que isso leve às grandes mudanças externas fazendo com que se viva a felicidade e o conforto nesta vida e se garanta a salvação na outra vida. A prova disso é o verso do Alcorão Sagrado onde Deus diz: “Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro”. (62:2) A consagração e o ensinamento aqui são as mudanças que o profeta veio para fazer em nossas vidas. Mudanças e transformações que nos colocariam no caminho certo e nos destinariam ao paraíso.

A pergunta é: Como podemos fazer estas mudanças? Qual a forma mais fácil e rápida para realizarmos estas transformações?

A resposta desta pergunta está em dois elementos. Se quisermos viver as verdadeiras mudanças devemos começar primeiro em nós mesmos. Não adianta esperar os elementos externos, pois como Deus já disse no versículo acima jamais as mudanças ocorrerão se as pessoas não mudarem internamente. Então, antes de mais nada devemos decidir e começar a mudar internamente. Devemos parar de mentir, de enganar, de ser falso, de falar pelas costas das pessoas e tudo mais que seja um malefício. Ao mesmo tempo devemos decidir a fazer o que é certo, ajudar os outros, estudar, respeitar, amar o próximo, ser bondoso, respeitar a natureza e os animais e sermos amigos do meio ambiente, correr atrás do sustento lícito da vida sem preguiça e reclamação. Tudo isso e muito mais são coisas que farão uma grande diferença em nossas vidas. Se decidirmos isso e começarmos a correr atrás isso irá mudar nossas vidas e as vidas de todos que estão ao nosso redor.

Alguns dizem que é difícil. Eu digo o seguinte: Se até mesmo um animal pode mudar seus hábitos como por exemplo os animais domésticos cujo um tempo atrás eram selvagens, mas se domesticaram e se acostumaram com seus novos hábitos, se até mesmo a natureza e as plantações e vegetais podem se acostumar com uma nova conduta sobre elas impostas, então porque é tão difícil a pessoa mudar seus hábitos e sua vida. Na verdade, isso só depende de uma coisa. Sua vontade de mudar e ser melhor. Quanto mais ela tenha força de vontade mais ela poderá resistir às tentações de Satã, que não lhe querem nada do bem e desejam o pior a ele.

O segundo elemento é o que chamamos no Islam de “o princípio da recomendação do bem e coibição do mal”. Quando alguém deseja que haja mudanças em sua sociedade e povo, além da correção de sua própria pessoa mudando internamente e seguindo o que é certo, ela deve expor isso recomendando o bem e coibindo o mal na sociedade. Não adianta ela apenas mudar a si mesma, e não recomendar o bem e nem coibir o mal, pois as mudanças sociais não ocorrerão.

O princípio da recomendação do bem e a coibição do mal é tão influenciador e importante que seus efeitos podem ser por anos e décadas, até mesmo séculos. Suas palavras e recomendações irão influenciar seus filhos cujo influenciarão seus netos e assim por diante. Um dos maiores exemplos da história deste princípio cujo podemos dar é a revolução do Imam Al-Hussein (A.S.) contra a tirania e o desvio representados na época pelo governo de Yazid ibn Mu´awiyah. Este objetivo foi exposto pelas palavras do Imam, o qual dizia: “Eu não me revoltei senão para reformar o estado da nação do meu avô, quero recomendar o bem e coibir o mal”. Olhem só que belíssimo efeito teve esta grande revolução do Imam Al-Hussein (A.S.), o qual não se contentou com o seu íntimo e sim expôs isso e mudou a nossa realidade, sendo que até o momento sua mensagem e ação tem efeitos e vem mudando o estado de toda nação humilhada que sofre com injustiça e opressão. Vários povos oprimidos ao redor do mundo aprenderam com as palavras do Imam (A.S.) e não se contentaram em mudar suas questões internas, e sim mudaram seus estados recomendando o bem e coibindo o mal, e isso mudou suas realidades. E isso na verdade é um estado contínuo cujo a pessoa e as nações devem estar sempre fazendo por todo sempre, pois a guerra entre o bem e o mal é contínua e nunca para, e por isso este processo é continuou e não temporário.

Portanto, ninguém pode dizer que “não se importa” ou “não é da minha conta”. Isso é errado, pois um erro praticado na sociedade uma hora vai atingir a mim mesmo sem eu perceber, e mesmo que isso não venha acontecer haverá o risco daquilo afetar futuras gerações começando pelos meus próprios filhos e filhas ou netos e netas. É por isso que devemos sempre estar atentos com este princípio, e além de mudarmos nossos íntimos para o melhor sempre estarmos de prontidão para recomendar o bem e coibir o mal, pois as mudanças só virão assim, e qualquer outra alegação ou declaração cujo são faladas especialmente em épocas de eleições, quando um candidato se coloca como se fosse a chave das mudanças e o elemento da salvação e das transformações sociais, são mentiras e ilusões.

As verdadeiras mudanças e transformações começam dentro de nós, e depois devem sair e mudar nossas vidas.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês!

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 14/11/2020

 

«
»