A Unicidade Divina e seus Fundamentos

Por: Ahmed Ismail

TAWHID é a essência e a fonte primordial dos princípios do Dín. Assim como o universo em sua totalidade e em cada uma de sua partes é um sinal da existência e onipresença divina, o Tawhid (unidade Divina) está presente da mesma forma em cada um dos princípios e leis do Islam.

Allamah Sayyd Tabatabai afirmou que quando o monoteísmo se desdobra surge a totalidade do Islam e quando o Islam se sintetiza se resume no monoteísmo (tawhid). A unicidade divina não o é no sentido em que se atribui a cada uma das coisas existentes; no que diz respeito aos seres, admite-se a dualidade ou a multiplicidade. Porém com respeito a ALLAH, sua unicidade não admite em absoluto dualidade ou semelhança, trindade ou multiplicidade. Ele (ALLAH) é único na essência e na totalidade de seus atributos divinos, todas as suas qualidades são igualmente únicas e indivisíveis. A realidade do Tawhid se estabelece sobre 4 fundamentos :

1 – TAWHID RUBUBIAT TAKUINI

É o fundamento da unidade na Criação, na Manutenção e Autoridade sobre todas as coisas existentes. Refere-se a soberania de Allah exercida sem nenhum auxílio ou assistência de nenhuma criatura. Seja quanto as leis naturais que regem os seres e o universo, ou na existência ou na extinção das criaturas é o seu Decreto Divino que é determinante.

2 – TAWHÍD TAXRIÍ

É o fundamento referente ao direito exclusivo de Allah de Legislar sobre o universo e sobre tudo o que há nele. De modo que Allah estabeleceu o Dín e cada uma das suas diretrizes. Dele é o direito de revogação (de alguma lei temporária) e o direito de estabelecer a Imutabilidade (das leis e preceitos definitivos no Alcorão).

3 – TAWHID ÛBUDIAH

Este o fundamento que diz respeito ao direito exclusivo de Allah á adoração. A adoração se compõe de dois aspectos: o Culto ( s îbadat) os quais são absolutamente de Allah, e a obediência. Quanto a esse aspecto de obediência se dirige a Allah e àqueles a quem tenha delegado obediência, o que se especifica no versículo sagrado:

“OBEDECEI A ALLAH, A SEU PROFETA E AS AUTORIDADES FUNDAMENTAIS (ULUL AMR)”

Assim, a obediência a Allah está definitivamente relacionada a aceitação e a obediência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e a obediência aos Imames de sua Linhagem (A.S.) no que diz respeito a adoção das diretrizes e a aplicação dos preceitos e leis da sharia’h (lei divina).

4 – TAWHÍD ISTIÂDHAH

É o fundamento que trata do direito exclusivo de Allah de direção das preces e apelos das criaturas. Como evidencia o versículo sagrado:

“SOMENTE A TÍ ADORAMOS, SOMENTE A TÍ RECORREMOS POR AUXÍLIO.”

O Kalima sagrado “LA ILAHA ILLA LLAH” sintetiza esses quatro fundamentos do Tawhid e todos os preceitos do Dín são estabelecidos sobre eles. Todos os níveis de compreensão do Dín, portanto, partem desses fundamentos e estão integrados a eles.

Imam Hussein (A.S.) na súplica de Arafat resume esses fundamentos com as seguintes palavras: “Tu ó Allah és quem infunde tuas luzes nos corações de teus amigos para que te conheçam e percebam tua unicidade e tu és quem apartas a impureza dos corações daqueles próximos a ti para que não amem senão a ti e não se refugiem senão em ti.”

A consciência do Tawhid ilumina a intenção e a ação do fiel muçulmano na medida em que importa realmente a consciência do îbad e da obediência e não o culto e a obediência cega. Muito embora existam incontáveis níveis de consciência e de compreensão desse fundamento não há dúvida que a “virtude da fé” reside no desenvolvimento dessa consciência.

«
»