A pobreza e elementos que a atraem

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Da mesma forma que existem práticas e coisas que podem atrair a riqueza e o sucesso financeiro, também existem ações que podem atrair a pobreza e o fracasso financeiro em nossas vidas. Hoje, iremos citar algumas destas questões para aprendermos e evitarmos colocar isso em prática. Estas questões estão divididas em três aspectos:

Morais

Sociais

Pessoais

Primeiro: Aspectos morais

1 – A prática do pecado

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A prática do pecado impede o servo de receber sua riqueza”. Um simples ato de praticar um pecado já é um motivo para privar o servo de sua riqueza. Além do castigo que estará à espera desta pessoa no dia do juízo final, o mesmo não receberá ganhos e riquezas nesta vida, se colocando em risco de viver uma vida financeiramente pobre e dependente, e isso é uma coisa que ninguém quer ou deseja.

2 – A intenção de praticar um pecado

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Se o fiel intencionar praticar um pecado será privado da riqueza”. Não somente a prática e sim a própria intenção pode também ter consequências graves sobre a vida financeira do homem. Só pelo fato de intencionarmos uma prática errônea é pecado, pois isso dará à Deus um motivo de punição, e de nos privar de um ganho que Ele mesmo tinha nos determinado e reservado. Imagine se você estivesse no trabalho vendendo e está para vir um cliente que iria fazer uma ótima compra naquele dia, porém você intenciona a prática de um pecado. O que pode acontecer é que Deus mudaria o destino, aquele cliente que inicialmente iria fazer uma boa compra não irá até a sua loja passando por um outro lugar e fazendo ótimos negócios com outros empresários. Este é um exemplo entre muitos que podem ser dados, mas é apenas para entendemos como Deus pode nos privar de um ganho reservado, simplesmente por intencionarmos a prática de atos ilícitos.

3 – Al-Zina (Relação fora do casamento)

Classificado como um dos pecados capitais e grande desobediência, o Zina pode também ser um motivo para nos privar de muita riqueza. Imam Al-Kazim (A.S.) dizia: Se privem do Zina, pois ele aniquila os ganhos”. Ou seja, o Zina é um pecado tão severo que ele não somente diminui mas pode aniquilar os nossos ganhos ao nível que chegue ao mais baixo de todos.

4 – Usufruir dos ganhos ilícitos

Às vezes, a pessoa tem a chance de ter um dinheiro ilícito como, por exemplo, uma herança de sobrinhos que ele é tutor e ao invés de guardá-la ele a usa, ou tem a chance de roubar o dinheiro da empresa que ele trabalha ou aumentar seus ganhos de uma forma ilícita, ou, às vezes, ele pode ter a chance de conquistar um dinheiro de fonte ilícita ou por meios ilícitos. Quando o indivíduo tenta usufruir de uma riqueza que não é dele isso o leva a herdar a pobreza.

5 – A má conduta

Uma das coisas que levam à sua consequência natural, que é a pobreza e a falta de ganhos, seria quando o indivíduo é praticante de uma má conduta. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Quem tiver má conduta terá riqueza limitada”. Se perceberem nas tradições e ditos dos Ahlul Bat (A.S.), a boa conduta tem consequências benignas e muito positivas em vários aspectos e segmentos da vida: a longevidade, riqueza, carisma, e muito mais. Tudo que seja adverso a aspectos da boa conduta levaria a consequências contrárias às de boa conduta. É uma questão que leva à privação das riquezas.

6 – Traição

Existem muitos atos que atraem a pobreza e que são Haram, isto é, ilícitos, mas outros podem não ser ilícitos e sim, não recomendados. Os piores são da primeira categoria, ilícitos, os quais além de atraírem a pobreza trarão severos castigos no dia do juízo final. Entre tais, a traição, que é um pecado capital no Islam, e ao mesmo tempo um dos elementos que atrai a pobreza.

7 – A injúria

Um juramento falso também é uma coisa que pode atrair a pobreza.

8 – Subestimar a oração

Uma das ações que certamente atrai a pobreza é subestimar a oração, este grandioso ato de demonstração de fé em Deus. Como sabemos, “a oração é a base da religião”. Não há nada mais valioso do que a oração no Islam, e em tudo que representa, subestima-la é um dos motivos que atraem a pobreza.

9 – Falso testemunho

Mesmo se estiver mentindo a pessoa jurar por Deus que o que está dizendo é verdade. O mesmo pode ocorrer com o falso testemunho. Quando testemunhar algo inexistente. Ambos têm a mesma gravidade e podem ter a mesma consequência.

10 – Mentira

A mentira já é considerada um grande pecado. Nas tradições ela é classificada como a mãe de todos os pecados e a chave de todas as ilicitudes. Além do castigo na outra vida, o mentiroso será castigado nesta vida com a pobreza.

Segundo: Aspectos sociais

Aspectos sociais são aqueles que também envolvem os demais membros da sociedade e que podem atrair a pobreza em nossas vidas. Entre tais aspectos estão os seguintes:

11 – Maltratar os pais

12 – Romper laços com os familiares

13 – Rejeitar quem lhe pede por ajuda, especialmente no período da noite

Terceiro: Aspectos pessoais

14 – A preguiça

Certo dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Uma categoria entre a minha nação não terá suas orações atendidas… Um homem que se senta em sua casa e diz: Ó Deus, me enriqueça, sendo que ele não sai para buscar sua riqueza. A preguiça é um mal que pode afetar o nosso futuro, nosso rumo, nosso sucesso, saúde, a nossa paz interior e, além disso tudo, é um péssimo exemplo de costume que deixamos para nossos filhos e futuras gerações. Um pai preguiçoso tem mais chance de ter filhos preguiçosos, pois a grande maioria segue o exemplo do pais.

15 – Dormir demais

Um dos problemas que atrai a pobreza e a necessidade financeira em nossas vidas é o excesso de sono. No entanto, de todos os horários e momentos, o pior é quando a pessoa dorme momentos antes do pôr do sol e antes do nascer do sol. Há uma tradição que afirma que as riquezas são distribuídas entre os servos entre o pôr do sol e o nascer do sol. Se a pessoa dormir demais será privada da sua parte.

16 – Músicas e cantos

Ouvir músicas e cantos ilícitos é um problema, pois além de serem pecados atraem a pobreza em sua vida.

17 – Demonstrar pobreza sem ser pobre

Algumas pessoas são tão mesquinhas em sua conduta que para não chamarem atenção ou para evitarem que as pessoas lhe procurem pedindo alguma ajuda demonstram a pobreza em suas vidas, no entanto não são pobres. Elas são ricas e Deus as agraciou com Sua riqueza, mas elas demonstraram pobreza na frente das pessoas. Esta atitude tira delas aquilo que Deus as agraciou e as coloca realmente numa vida de pobreza. O Profeta dizia: “O pai de família deve traduzir em sua família as abundâncias que Deus lhe agraciou”. Ou seja, quando um pai de família é agraciado com uma certa riqueza, aquilo deve refletir em sua família, seus filhos, sua esposa e etc. Sendo que a avareza atrai a pobreza. Não digo que se deve gastar tudo e não fazer um plano de economia, até porque a pessoa precisa construir uma vida digna para si e para sua família, isto é, ter uma casa, cuidar da saúde e dos ensinamentos dos seus filhos, etc. A questão é não viver ou demonstrar pobreza se não se é pobre.

18 – Pernoitar com os pratos sem serem lavados

19 – Varrer a casa durante a noite

20 – Manter teias de aranha na casa

21 – Queimar cascas de cebola e alho no fogo

22 – Urinar no local do banho (ou na piscina)

23 – Se alimentar quando estiver em estado Janaba

24 – Se pentear de pé e durante a noite

25 – Pernoitar com o lixo dentro de casa

Estes e muitos outros elementos são motivos para atrair a pobreza em nossas vidas.

Há diversas tradições que afirmam outras questões que também atraem a pobreza, como por exemplo: se levantar nu a noite para urinar, não lavar as mãos antes de comer, não comer pedaços de pão quebrados, sentar nos telhados da casa, se apressar na saída da Mesquita, ir cedo demais para uma loja, adiar o retorno para casa para depois do pôr do sol, insultar os filhos, costurar a roupa enquanto está sob o corpo, apagar velas com sopro, andar na frente dos idosos, chamar os pais pelos seus nomes, lavar as mãos com barro, secar o rosto com a manga da camisa, comer deitado, fazer uma oração maligna para os pais e roer as unhas. Estes e outros elementos são motivos para atrair a pobreza e a necessidade financeira em nossas vidas.

Como dito, algumas destas tradições podem até serem compreendidas e o porquê delas, mas outras possuem suas razões ocultas, sendo assim, se o Profeta e os Ahlul Bait (A.S.) as confirmam, e eles nunca falaram em vão, suas falas sempre representam a verdade.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo. Que a paz esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

 

Aula ministrada por: Nasser Khazraji

Data: 27/06/2020

 

 

«
»