A importância da amizade na fase da adolescência e juventude (Série Amizade parte 1)

A fase da adolescência é a fase da saída da infância e entrada na juventude. Esta é a fase ou época em que no início, o jovem, se não ajustar o seu caminho, se desviará e dificilmente voltará à senda reta. Um exemplo é quando se planta mudas de árvores e se usa suportes ou apoios como paus para que a árvore cresça verticalmente. Se esta árvore não for endireitada com este suporte ela vai crescer torta e dificilmente poderemos mudar a situação. Assim deve ser a vida e o futuro de um jovem, onde o seu suporte ou apoio é uma orientação correta para que ele conheça o caminho da verdade e siga evoluindo. É nesta fase que ele constrói sua futura personalidade na sociedade.

Os elementos mais importantes desta fase são três:

A autoconfiança: O jovem sai da fase da infância e ingressa na adolescência iniciando a fase de adulto. Uma fase de transformação onde se conhece coisas novas, descobre o seu corpo, sua alma, e o que se destaca muito é a autoconfiança. Ele sente que é independente e pode fazer de tudo e não precisa de mais ninguém. Os jovens têm muita confiança e orgulho de sua personalidade e ideias nesta fase, e essa autoconfiança às vezes e tão grande que leva os jovens a contradizer as pessoas mais próximas de sua vida, como sua família, seus pais, seus irmãos e amigos, que nada querem senão o melhor para ele.

A formação da convicção: A segunda questão mais importante nesta fase é a formação da convicção.  A convicção é aquilo que o jovem acredita e irá estabelecer em sua vida como ideologia para o resto de sua vida. Este elemento é também importante pois o jovem estabelece suas ideologias e suas convicções, e com base nelas forma sua personalidade.

Personalidade correta: O terceiro elemento é a formação da personalidade que está ligada às duas primeiras fases.

Juntando os dois elementos e direcionando-os para o caminho certo conseguiremos formar uma personalidade honrada, islâmica e digna. Mas se direcionarmos para o caminho errado teremos uma personalidade desviada e corrupta, e é isso que nós não queremos.

Na história do Islam percebemos que o profeta Mohammad (S.A.A.S.), logo no início de sua missão, recrutou primeiro os jovens. São eles que formaram a base do Islam e são eles que dão movimento para a vida. Jovens como o Príncipe dos Fiéis, o Imam Ali (A.S.), Ammar ibn Yaser, ou Mus´ab ibn Umair, que tinham entre 15 e 30 anos. Eles formaram as primeiras sementes do Islam, o que em seguida formou a base do islam em Medina. A fase da adolescência e juventude é tão importante que o Profeta do Islam focou nela para divulgar o Islam nos primeiros 3 anos, até conseguir atrair quarenta dos melhores jovens para seu lado. Então, os jovens e adolescentes devem saber da importância dessa fase e colocá-la no caminho certo.

Amizade e Amigos

Temos vários elementos que podem influenciar corretamente ou desviar os adolescentes e jovens nesta fase, e entre tais elementos estão as amizades.

Certamente o ser humano é um ser social e não tem como não ser assim. Vivendo numa sociedade como todos nós raramente o ser humano vai conseguir se isolar e não querer se relacionar com as pessoas. Não há problema nenhum em ser social e se relacionar com as pessoas. Na verdade, o Islam nos incentiva a ver com bons olhos o relacionamento social, pois é uma necessidade do ser humano e algo que pode ajudar no desenvolvimento dos jovens.

Primeiro: O que é a amizade e qual sua importância?

Segundo: Que tipo de amizade os jovens podem ter ou se relacionar?

Terceiro: Como preservar nossas amizades?

Amigos são como irmãos

O Imam Ali (as) disse: “Talvez terá um irmão que sua mãe não tenha gerado”. Aqui o Imam Ali (A.S.) se refere ao amigo como irmão, sendo que o seu grau de importância é tão elevado e tão influente como o de um irmão, mas que a única diferença é que a mãe dele não é a mesma. O jovem pode ter uma amizade de nível tão elevado que esse tipo de amizade não se equipara com a relação com o seu irmão.

Significado da Amizade (Sadaqah)

A palavra Sadiq (amigo) em árabe significa verdadeiro.

Por que o amigo é importante?

O amigo é um amparo, um refúgio, uma ajuda e um auxílio. O amigo compartilha sentimentos, dá conselhos, apoia e orienta. Tudo isso porque ele gosta de seu companheiro e não por outra coisa.

As graças de Deus

A amizade é tão importante que foi considerada uma grande graça divina para o ser humano. É sortudo aquele que tem um amigo. O Imam Ali (A.S.) disse: “Uma das grandes bênçãos ou graças é ter um amigo verdadeiro amigo”.

Amigos ilimitados

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Tenham muitos amigos porque cada um intercederá por ti no dia do juízo final”.

O profeta Salomão (A.S.) disse: “Um só inimigo é muito, e se tiver mil amigos é pouco”.

Quem é o amigo?

De acordo com o dito do Imam Assadeq (A.S.): “Os amigos são uma única pessoa, só quem em vários corpos”. É justamente por este motivo que temos que saber quem escolher para nossas amizades, pois qualquer um influenciará nossa conduta e comportamento, até mesmo nossas ideias e valores. Também significa que devemos escolher o tipo de amizade ou amigo, porque as pessoas vão nos identificar com essas amizades.

O Imam Ali (A.S.) disse: “Os irmãos (amigos) se dividem em dois grupos; os confiáveis (amigos) e os formais (público)”. Neste dito o Imam Ali (A.S.) divide a receita para a verdadeira amizade. Um amigo de verdade é aquele que é confiável, aquele que ajuda, aquele que guarda seus segredos. Mas o amigo de segunda categoria é aquele que é simplesmente um conhecido, amigo apenas nas formalidades do relacionamento. Dá um oi, um tchau, uma conversa rápida e só, não mais que isso.

A influência dos amigos

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O exemplo de um bom amigo e de um amigo ruim é como o vendedor de perfume e o catador de lixo”. Essa tradição não tem como objetivo menosprezar ou desvalorizar uma profissão. Imaginamos que temos um vendedor de perfumes e que ele esteja sentado ao nosso lado, o que pode acontecer é que o perfume seja sentido por nós. Agora imagine um catador de lixo, seu cheiro certamente terá um efeito negativo sobre nós.

 

 

 

«
»