A consciência viva e a morta de acordo com o Alcorão Sagrado – Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – 26/10/2018

2929Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), sobre seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre seus bons companheiros e sobre todos os que os seguem verdadeiramente até o dia do juízo final.

Todo o louvor a Deus, como Ele merece.

Testemunho que não há divindades a não ser Deus (Allah), Ele é Único, não gerou e nem foi gerado. E testemunho que Mohammad (S.A.A.S.) é o servo de Deus, o mensageiro da última revelação divina para a humanidade, mesmo que isso cause frustração aos ingratos e idólatras.

Que a paz e a misericórdia esteja com todos irmãos.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor (o respeito e o cuidado com os preceitos da fé) a Deus, Abençoado e Altíssimo seja.

Deus, louvado seja disse no Alcorão Sagrado:

“Ó crentes, temei a Deus, tal como deve ser temido, e não morrais, senão como muçulmanos”. (3:102)

“Ó fiéis, temei a Deus e permanecei com os verazes!” (9:119)

“Ó fiéis, temei a Deus e falai apropriadamente”.(33:70)

Deus, o Altíssimo, faz um discurso direto e profundo com a alma do ser humano. Ele diz:

“Porém, eu não me escuso, porquanto o ser é propenso ao mal, exceto aqueles de quem o meu Senhor se apieda, porque o meu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo” (12:53)

“Juro, pelo Dia da Ressurreição (1) E juro, pela alma que reprova a si mesma (2)” (75)

“E tu, ó alma em paz (27) Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! (28) Entre no número dos Meus servos! (29) E entra no Meu jardim! (30)

“Pela alma e por Quem aperfeiçoou” (91:7)

“Mais, ainda, o homem será a evidência contra si mesmo (14) Ainda que apresente quantas escusas puder (15)” (75)

A essência e a verdade do ser humano é a sua alma. Essa alma ou espírito, como alguns chamam, se expressa através do corpo físico de cada ser humano. A religião dá muita importância para a elevação, aperfeiçoamento e amadurecimento do espírito de cada ser humano, assim como dá importância para a elevação do seu corpo.

A alma tem três horizontes ou características:

A primeira, segundo o Alcorão Sagrado é “Al-Nafs Al-Ammarah” (A alma que induz a prática do mal, do ilícito e do delito)

Buscamos proteção contra essa alma que inveja, transmite ódio, assassina, transgredi, viola as leis, causa inimizade e não respeita os direitos do próximo, pois ela manda o corpo praticar tais transgressões e violações contra a doutrina de Deus. O ser humano, seja lá qual for sua nacionalidade, etnia, cultura, raça ou religião, tem suas práticas realizadas por influência de sua alma.

A segunda categoria de alma é conhecida no Alcorão Sagrado como “Al-Naf Allawamah”, ou seja, a alma consciente. Segundo os sábios, filósofos, clérigos religiosos é a alma que medita, a alma que aquilata suas ações e palavras, a alma que cobra o certo e o errado internamente.

Essa alma tem um juiz e um tribunal interno onde suas ações serão julgadas e questionadas constantemente. O Alcorão Sagrado faz referência a alma autoconsciente:

“Juro, pelo Dia da Ressurreição (1) E juro, pela alma que reprova a si mesma (2)” (75)

Deus, Glorificado e Exaltado seja, interligou a ressurreição com a alma que conscientemente que se censura.

A terceira categoria de alma é conhecida no Alcorão Sagrado como “Al-Nafs Al-Mutmaínnah”, ou seja, a alma tranquila, a alma autoconsciente que controla, domina e administra todas as ações, todas as paixões do ser humano e assim sua vida e morte são serenas.

Essa categoria de alma chegou a um grau o qual ela tem a total convicção e certeza de que viveu corretamente a doutrina de seu Senhor. E em seguida ela é reconhecida por Deus no seguinte versículo do Alcorão Sagrado:

“Ó alma em paz, retorna ao teu senhor, satisfeito com Ele e Ele satisfeito contigo. (89:27 e 28)

Hoje em dia, quando observamos as intrigas, agressões, corrupção, maledicência, assassinatos e genocídios, a primeira coisa que perguntamos é “aonde está a consciência humana?”

De acordo com o Alcorão Sagrado os princípios e valores morais já nascem com cada ser humano. Ele já nascem com estes valores em sua natureza interna. Qualquer ser humano sabe por natureza o que é certo e o errado, o que é justo e o que é injusto, o que é o bem e o que é o mal. Ele não aprende isso e sim já nasce sabendo disso. E isso é chamado de “Dhamir” a consciência, ou de uma outra forma, a segunda categoria de alma que é a alma consciente.

Deus, louvado seja disse: “Será que a recompensa pela bondade não é a própria bondade?” (55:60). Essa é uma referência que Deus dá para a consciência interna de cada ser humano em que ele já nasce sabendo que a recompensa pela bondade não é nada além da bondade. Na verdade essa pergunta de Deus é uma forma de afirmar o que é a resposta óbvia desta pergunta.

Deus, louvado seja levanta essa questão para a conscientização do ser humano, do muçulmano praticante não o muçulmano terminológico, mas a qualquer pessoa que se submete ao criador do universo. Deus, louvado seja diz: “Jamais se equipararão o cego e o vidente tampouco as trevas e a luz” (35:19 e 20). Esta é mais uma questão cujo o ser humano nasce sabendo, que o valor das pessoas, das práticas e das ações não são iguais. Existem pessoas que possuem a consciência morta e valores deploráveis. Dessas pessoas o que se pode esperar é a injustiça em várias esferas da vida. Por outro lado, existem pessoas de consciência viva com valores bondosos, seus espíritos estão sempre se reformando e são pessoas de afeto.

Numa outra referência Deus diz no Alcorão Sagrado: “Porventura, consideramos os muçulmanos, tal como os pecadores? (35) O que há convosco? Como julgais assim? (36)” (68). Ou seja, Deus jamais considera o fiel na mesma posição do infiel.

Outra referência do Alcorão Sagrado é a seguinte: “…Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os insipientes? Só os sensatos o acham?” (39:9). Ou seja, é impossível que os sábios sejam igualados aos que não sabem.

Todos estes versículos nos indicam que a referência natural e o instinto do ser humano jamais aceitam o mal como recompensa do bem, ou jamais igualam a justiça à injustiça ou a sabedoria com a ignorância, e etc…

Perguntamos: o que leva uma pessoa a ter sua consciência morta e outra pessoa a ter sua consciência viva? Segundo os sábios, mesmo se a alma esteja no caminho certo e ela for egoísta, ambiciosa sem limites e pecadora, isso matará pouco a pouco a consciência.

Em tempos atuais a comunidade internacional condenou o assassinato de um jornalista morto em plena luz do dia mas ao mesmo tempo essa comunidade testemunha há mais de três anos crimes de guerra praticados contra uma nação inocente, que levou a milhares de mortos, pessoas expulsas de suas casas e lares, pessoas que morrem de fome e um grande risco de epidemias, ou seja, uma grande e evidente transgressão sobre os direitos humanos acontece no Iêmen e ninguém diz nada. Isso é o maior sinal e exemplo da “morte da consciência”.

Será que esses fatos nos levam a acreditar que existe uma consciência viva no mundo? As respostas e reações no mundo diante dessas injustiças são apenas de interesse comercial, e isso é um sinal de consciência morta. O apego às paixões e os prazeres da vida também são uma outra forma de matar a consciência.

Para tudo neste mundo existe um centro, um eixo que move as coisas. O ser humano também possui um centro que o conduz. Este centro, este eixo, pode ser tanto suas paixões e ambição ou pode ser seu criador, o único Deus, glorificado seja de tudo quanto Lhe atribuem. Quando os muçulmanos realizam a peregrinação a Meca, eles fazem o ritual do Tawaf (circundar a Caaba sete vezes). Qual é o significado desse ritual? O significado deste ritual é dizer que o nosso centro e o nosso eixo é Deus (Allah), o centro de tudo é o criador do universo. A máquina que nos move é Ele, o todo poderoso. Que estejamos em volta daquilo que agrada a Deus e o satisfaz e nos afastemos daquilo que o desagrada.

Deus louvado seja disse no Alcorão Sagrado: “E viste aquele que tomou por divindade a sua paixão, e Allah o descaminhou, com ciência, e lhe selou o ouvido e o coração e lhe fez névoa sobre a vista? (…)”. (45:23)

Irmãos e irmãs, nesta vida o importante é viver a paz interior e a tranquilidade externa. Entender que um dia (juízo final) prestaremos contas de tudo diante de um tribunal divino. Temos que observar as nossas ideias e ações e verificar se realmente são lícitas. Quando há violência entre a sociedade é por falta de Deus nas mentes e nos corações das pessoas. Neste momento observem as pessoas de consciência morta, elas são capazes de fazer qualquer coisa por suas ambições e planos. E o resultado do juízo final será a recompensa do paraíso para as pessoas de consciência viva e o inferno para as pessoas de consciência morta, e tudo que há nessa vida jamais poderá corresponder a nada da vida futura pós juízo final.

Um dia com seu senhor equivale a mil anos nesta vida. As paixões e desejos dessa vida, mesmo que sejam duradouras, são temporárias e terão um fim, e o que está com Deus é eterno e indeterminado. O que vossas almas induzirem não pratiquem, relembrem da consciência viva e do paraíso pelo qual serão recompensados por vossas boas ações nesta vida. Sejam pacientes e obedeçam a vosso Senhor, e a Ele tudo retorna.

Que a paz e a bênção de Deus esteja com todos.

 

 

«
»