64ª SURATA

“AT TAGHÁBUN”

(AS DEFRAUDAÇÕES RECÍPROCAS)

Esta Surata de 18 versículos foi revelada em Madina. Ela leva o seu nome a partir da frase no versículo 9, Yawm at-taghābun (O dia das defraudações recíprocas). O aspecto especial tratado aqui é o ganho e a perda mútuos do bem e do mal, contrastados nesta e na Outra Vida.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica Allah; Seu é o reino e Seus são os louvores, porque é Onipotente.

2. Ele foi Quem vos criou; e entre vós há incrédulos, assim como há crentes; contudo, Allah bem vê tudo quanto fazeis.

3. Ele criou os céus e a terra com a verdade e vos configurou com a melhor forma, e a Ele retornareis.

4. Ele conhece tudo quanto existe nos céus e na terra, assim como também conhece tudo quanto ocultais e tudo quanto manifestais, porque Allah é Sabedor das intimidades dos corações.

5. Acaso, não vos chegou a notícia dos incrédulos que vos precederam? Sofreram as consequências das suas condutas e, ademais, sofrerão um doloroso castigo.

6. Isto porque, quando os seus mensageiros lhes apresentaram as evidências, disseram: Acaso, os humanos hão de encaminhar-nos? E renegaram (a Mensagem), recusando-a; porém, Allah pode prescindir deles, porque Allah é, por Si, Opulento, Laudabilíssimo.

7. Os incrédulos creem que jamais serão ressuscitados. Dize-lhes: Sim, por meu Senhor que, sem dúvida, sereis ressuscitados; logo sereis inteirados de tudo quanto tiverdes feito, porque isso é fácil para Allah.

8. Crede, pois, em Allah, em Seu Mensageiro e na Luz que vos temos revelado, porque Allah está bem inteirado de tudo quanto fazeis.

9. Quando fordes congregados para o Dia da Assembleia, este será o dia das defraudações recíprocas. Porém, aquele que crer em Allah e praticar o bem, será absolvido das suas faltas, e introduzido em jardins abaixo dos quais correm os rios, onde morará eternamente. Tal é o magnífico benefício!

10. Por outra, aqueles que renegarem e desmentirem os Nossos versículos, serão condenados ao inferno, onde morarão eternamente. E que funesto destino!

11. Jamais acontecerá calamidade alguma, senão com a ordem de Allah. Mas, a quem crer em Allah, Ele lhe iluminará o coração, porque Allah é Onisciente.

12. Obedecei, pois, a Allah e obedecei ao Mensageiro! Mas, se recusardes, sabei que ao Nosso Mensageiro somente incumbe a proclamação lúcida da mensagem.

13. Allah! Não há mais divindade além d’Ele! Que em Allah confiem, pois, os crentes!

14. Ó crentes, em verdade, tendes adversários entre as vossas mulheres e os vossos filhos. Precavei-vos, pois, deles. Porém, se os tolerardes, perdoarde-los e os indultardes, sabei que certamente Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.

15. Em verdade os vossos bens e os vossos filhos são uma mera tentação. Mas sabei que Allah vos reserva uma magnífica recompensa.

16. Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais. Escutai-O, obedecei-Lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.

17. Se emprestardes a Allah espontaneamente, Ele vo-lo multiplicará e vos perdoará, porque Allah é Retribuidor, Tolerante,

18. Conhecedor do desconhecido e do conhecido, o Poderoso, o Prudentíssimo.

- voltar -