60ª SURATA

AL MUMTAHANA”

(A EXAMINADA)

Revelada em Madina entre o Tratado de Hudaybiya e a conquista de Makka, Esta Surata tem 13 versículos. A Surata discute: Que tipo de relações sociais são possíveis com os descrentes? Uma distinção é feita entre aqueles que prescrutam você pela sua fé e desejam destruir você e sua fé, e aqueles que não mostram tal rancor. Para os últimos há esperança de misericórdia e perdão. A questão das mulheres e os casamentos cruzados são igualmente tratados.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Ó crentes, não tomeis por confidentes os Meus e os vossos inimigos, demonstrando-lhes afeto, posto que renegam tudo quanto vos chegou da verdade, e expulsam (de Makka) tanto o Mensageiro, como vós mesmos, porque credes em Allah, vosso Senhor! Quando sairdes para combater pela Minha causa, procurando a Minha complacência (não os tomeis por confidentes), confiando-lhes as vossas intimidades, porque Eu, melhor do que ninguém, sei tudo quanto ocultais, e tudo quanto manifestais. Em verdade, quem de vós assim proceder, desviar-se-á da verdadeira senda.

2. Se lograssem tirar o melhor de vós, mostrar-se-iam vossos inimigos, estenderiam as mãos e as línguas contra vós, desejando fazer-vos rejeitar a fé.

3. De nada vos valerão os vossos parentes ou os vossos filhos, no Dia da Ressurreição. Ele julgará entre eles; sabei que Allah bem vê tudo quanto fazeis.

4. Tivestes um excelente exemplo em Abraão e naqueles que o seguiram, quando disseram ao seu povo: Em verdade, não somos responsáveis por vossos atos e por tudo quanto adorais, em lugar de Allah. Renegamos-vos, e iniciar-se-á uma inimizade e um ódio duradouros entre nós e vós, a menos que creiais unicamente em Allah! Todavia, as palavras de Abraão para o pai: – Implorarei o perdão para ti, embora nada venha a obter de Allah em teu favor – foram uma exceção. (Dizei, ó crentes): Ó Senhor nosso, em Ti confiamos e a Ti nos voltamos contritos, porque para Ti será o retorno;

5. Ó Senhor nosso, não faças de nós um exemplo para os incrédulos e perdoa-nos, ó Senhor nosso, porque és o Poderoso, o Prudentíssimo.

6. Tivestes neles um excelente exemplo de quem confia em Allah e no Dia do Juízo Final. Mas, quem desdenhar, que fique sabendo que Allah é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo!

7. É possível que Allah restabeleça a cordialidade entre vós e os vossos inimigos, porque Allah é Poderoso, e porque Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.

8. Allah nada vos proíbe quanto àqueles que não vos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e equidade, porque Allah aprecia os equitativos.

9. Allah vos proíbe apenas entrardes em privacidade com aqueles que vos combateram na religião, expulsaram-vos dos vossos lares ou que cooperaram na vossa expulsão. Em verdade, aqueles que entrarem em privacidade com eles serão injustos.

10. Ó crentes, quando se vos apresentarem as refugiadas crentes, examinai-as, muito embora Allah conheça a sua fé melhor do que ninguém; porém, se as julgardes crentes, não as restituais aos incrédulos, porquanto elas não lhes cabem por direito, nem eles a elas; porém, restituí o que eles gastaram (com os seus dotes). Não sereis recriminados se as desposardes, contanto que as doteis; porém, não vos apegueis à tutela das incrédulas, mas exigi a restituição do que gastastes no seu dote; e que (os incrédulos), por sua vez, exijam o que gastaram. Tal é o juízo de Allah, com que vos julga, porque Allah é Sapiente, Prudentíssimo.

11. E se alguma das vossas esposas fugir para os incrédulos, e depois tiverdes acesso (a uma mulher deles), restituí àqueles cujas esposas houverem fugido o equivalente ao que haviam gasto (com os seus dotes). E temei a Allah, em Quem credes.

12. Ó Profeta quando as crentes se apresentarem a ti, jurando-te fidelidade, afirmando-te que não atribuirão parceiros a Allah, não roubarão, não fornicarão, não serão filicidas, não se apresentarão com mentiras sobre quem é o pai de seus filhos, nem te desobedecerão em causa justa, aceita, então, o seu compromisso e implora, para elas, o perdão de Allah, porque Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.

13. Ó crentes, não tenhais vínculos com o povo que Allah abominou, por ter-se tornado desesperado quanto à Outra Vida, assim como os incrédulos se tornam desesperados quanto àqueles que estão enterrados.

- voltar -