30ª SURATA

“AR ROUM”

(OS BIZANTINOS)

Esta Surata de 60 versículos foi revelada em meados do período de Makka, com exceção do versículo 17, que foi revelado em Madina. A Surata trata as questões do Ma’ád ou o Fim das Coisas, de vários pontos de vista. Na Surata anterior vimos que a Revelação está ligada com a Vida e a Conduta e o tempo que mostra a fragilidade desta vida. Nesta Surata o tema do tempo e seu mistério são trazidos na relação com a história humana no primeiro plano e a evolução do mundo em todos os aspectos no segundo plano.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Alef, Lam, Mim.

2. Os bizantinos foram derrotados,

3. Em terra muito próxima; porém, depois de sua derrota, vencerão,

4. Dentro de alguns anos; porque é de Allah a decisão do passado e do futuro. E, nesse dia, os crentes se regozijarão,

5. Com o socorro de Allah. Ele socorre quem Lhe apraz e Ele é o Poderoso, o Misericordiosíssimo.

6. É a promessa de Allah, e Allah jamais quebra a Sua promessa; porém, a maioria dos humanos o ignora.

7. Distinguem apenas as (coisas) aparentes da vida terrena; porém, estão alheios quanto à Outra Vida.

8. Porventura não refletem em si mesmos? Allah não criou os céus, a terra e o que existe entre ambos, senão com prudência e por um término prefixado. Porém, certamente muitos dos humanos negam o comparecimento ante o seu Senhor (quando da Ressurreição).

9. Porventura não percorrem a terra, para observarem qual foi o destino dos seus antecessores? Foram mais vigorosos do que eles, cultivaram a terra e a povoaram melhor do que eles. Seus mensageiros lhes apresentaram as evidências. Não foi Allah Que os prejudicou, mas foram eles mesmos que se condenaram.

10. E o destino daqueles que cometeram o mal será pior, pois desmentiram os versículos de Allah e deles escarneceram!

11. Allah origina a criação, logo a reproduz, depois a Ele retornareis.

12. E no dia em que chegar a Hora do Juízo, os pecadores se desesperarão.

13. E não acharão intercessores, entre os seus parceiros, e eles (próprios) renegarão seus parceiros.

14. No dia em que chegar a Hora, nesse dia se separarão.

15. Enquanto os crentes, que tiverem praticado o bem, descansarão em um vergel.

16. Os incrédulos, que tiverem desmentido os Nossos versículos e o comparecimento à Outra Vida, serão entregues ao castigo.

17. Glorificai, pois, a Allah, quando anoitece e quando amanhece!

18. Seus são os louvores, nos céus e na terra, tanto na hora do poente como ao meio-dia.

19. Ele extrai o vivo do morto, e o morto do vivo; e vivifica a terra, depois de haver sido árida. E assim sereis ressuscitados!

20. Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado do pó; e eis que, sois seres que se espalham (pelo globo).

21. Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos.

22. E entre os Seus sinais está a criação dos céus e da terra, as variedades dos vossos idiomas e das vossas cores. Em verdade, nisto há sinais para a humanidade.

23. E entre os Seus sinais está o do vosso dormir durante a noite e, durante o dia, o de procurardes a Sua graça. Certamente, nisto há sinais para os que escutam.

24. E entre os Seus sinais está o de mostrar-vos o relâmpago, provocando temor e esperança, e o de fazer descer a água dos céus, com a qual vivifica a terra depois de haver sido árida. Sabei que nisto há sinais para os sensatos.

25. E entre os Seus sinais está o fato de os céus e a terra se manterem sob o Seu Comando, e, quando vos chamar, uma só vez, eis que saireis da terra.

26. E Seus são todos aqueles que estão nos céus e na terra; tudo Lhe obedece.

27. Ele é Quem origina a criação, logo a reproduz, porque isso Lhe é fácil. Seu é o mais elevado exemplo, nos céus e na terra, e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.

28. Apresenta-vos, ainda, um exemplo tirado de vós mesmos. Porventura, faríeis, daqueles que as vossas mãos direitas possuem, compartilhadores naquilo que vos temos agraciado, e lhes concederíeis partes iguais às vossas? Temei-os, acaso, do mesmo modo que temeis uns aos outros? Assim elucidamos os Nossos versículos aos sensatos.

29. Qual, os injustos seguem tolamente as suas luxúrias; mas quem poderá encaminhar aqueles que Allah tem deixado que se desviem? Esses jamais terão socorredores!

30. Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Allah, sob cuja qualidade inata Allah criou a humanidade. A criação feita por Allah é imutável. Esta é a verdadeira religião; porém, a maioria dos humanos o ignora.

31. Voltai-vos contritos a Ele, temei-O, observai a oração e não vos conteis entre os que (Lhe) atribuem parceiros,

32. Os quais dividiram a sua religião e formaram seitas, em que cada partido exulta pelo dogma que possui.

33. Quando a adversidade açoita os humanos, suplicam, contritos, ao seu Senhor; mas quando os agracia com a Sua misericórdia, eis que alguns deles atribuem parceiros ao seu Senhor,

34. Para desagradecerem o que lhes concedemos. Deleitai-vos (enquanto puderdes), pois logo o sabereis!

35. Porventura, enviamos-lhes alguma autoridade que justifique o seu politeísmo?

36. Mas quando agraciamos os humanos com a misericórdia, regozijam-se dela; por outra, se os açoita a adversidade, pelo que as suas mãos cometeram, ei-los desesperados!

37. Porventura, não reparam em que Allah prodigaliza e restringe a Sua graça a quem Lhe apraz? Por certo que nisto há sinais para os crentes.

38. Concede, pois, aos parentes os seus direitos, assim como ao necessitado e ao viajante sem recursos. Isso é preferível, para aqueles que anelam contemplar o Rosto de Allah; e estes serão os bem-aventurados.

39. Quando emprestardes algo com usura, para que vos aumente (em bens), às expensas dos bens alheios, estes não vos aumentarão perante Allah; contudo, o que derdes na forma de zakat, anelando contemplar o Rosto de Allah (ser-vos-á aumentado). A eles será duplicada a recompensa.

40. Allah é Quem vos cria, e depois vos agracia, então vos fará morrer, logo vos ressuscitará. Haverá alguém, dentre os vossos parceiros, que possa fazer algo semelhante a isso? Qual! Glorificado e exaltado seja Ele de tudo quanto Lhe associam!

41. A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Allah) os fará sentir o gosto do que cometeram. Quiçá assim se abstenham disso.

42. Dize-lhes: Percorrei a terra e observai qual foi a sorte daqueles que vos precederam; sua maioria era idólatra.

43. Fixa, pois, a tua mente na verdadeira religião, antes que chegue o Dia Inevitável de Allah; nesse dia (os humanos) se dividirão (em duas partes).

44. O incrédulo sofrerá o peso da sua incredulidade; ao contrário, aqueles que tiverem praticado o bem, estenderão leitos (para repouso) para si próprios (no Céu),

45. Para que Ele recompense com a Sua graça os crentes que praticam o bem; sabei que Ele não aprecia os incrédulos.

46. E entre os Seus sinais está o de enviar ventos alvissareiros (prenunciativos de chuva), para agraciar-vos com a Sua misericórdia, para que os navios singrem os mares com o Seu beneplácito, para procurardes algo de Sua graça; quiçá Lhe agradeçais.

47. Antes de ti, enviamos mensageiros aos seus povos, que lhes apresentaram as evidências. Vingamo-Nos dos pecadores, e era Nosso dever socorrer os crentes.

48. Allah é Quem envia os ventos que agitam as nuvens, e as espalha pelo firmamento como Lhe apraz; logo as fragmenta, e observas a chuva a manar delas; e quando a envia sobre um povo que Lhe apraz, dentre os Seus servos, eis que se regozijam,

49. Apesar de estarem desesperados antes de recebê-la (a chuva).

50. Contempla, pois, (ó humano) os traços da misericórdia de Allah! Como vivifica a terra, depois de esta haver sido árida! Em verdade, Este é o (Mesmo) Ressuscitador dos mortos, porque Ele é Onipotente.

51. Mas, se lhes houvéssemos enviado ventos glaciais e as vissem (as suas semeaduras) crestadas, tornar-se-iam, depois disso, ingratos.

52. Certamente não poderias fazer ouvir os mortos, nem fazer ouvir os surdos, o chamamento, quando voltam as costas em fuga.

53. Nem és guia dos cegos, em seus desvios. Só podes fazer-te escutar por aqueles que creem nos Nossos versículos e são muçulmanos.

54. Allah foi Quem vos criou com debilidade; depois da debilidade vos vigorou, depois do vigor vos reduziu (novamente) à debilidade, e à velhice. Ele cria tudo quanto Lhe apraz, e é o Poderoso, o Sapientíssimo.

55. E no dia em que chegar a Hora, os pecadores jurarão que não permaneceram nos sepulcros mais do que uma hora. Assim se equivocavam!

56. Porém, os sábios e os crentes dir-lhes-ão: Permanecestes no decreto de Allah até ao Dia da Ressurreição. E este é o Dia da Ressurreição; porém, vós ignoráveis.

57. Nesse dia, a escusa dos injustos de nada lhes valerá, nem serão resgatados.

58. Neste Alcorão, temos proposto aos humanos toda a espécie de exemplos: E quando lhes apresentas um sinal, os incrédulos dizem: Não fazeis mais do que proferir tolices.

59. Assim Allah sigila os corações dos ignorantes.

60. Sê perseverante, porque a promessa de Allah é verdadeira. Que não te abalem aqueles que não creem (na tua firmeza).

- voltar -