29ª SURATA

“AL ‘ANKABUT”

(A ARANHA)

Esta surata, com 69 versículos, foi revelada em Makka, com exceção dos versículos de 1 a 11, no momento em que os crentes estavam sendo sujeitos a perseguições graves. Nesta Surata em particular é dada enfase aqui sobre a necessidade de unir a conduta atual com a recepção da revelação de Allah, e referência é feita novamente às histórias de Noé, de Abraão, de Lot entre os profetas, e as histórias de Madian, ‘Ad, Samud e do Faraó entre os receptores da Mensagem de Allah. Esta vida mundana é contrastada com a Vida Real da Outra Vida.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Alef, Lam, Mim.

2. Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova?

3. Havíamos testado os seus antecessores, a fim de que Allah distinguisse os leais dos impostores.

4. Creem, acaso, os malfeitores, que poderão iludir-Nos? Quão péssimo é o que julgam!

5. Quanto àquele que anela o comparecimento ante Allah, saiba que certamente o destino prefixado, por Ele, é inexorável, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.

6. Quanto àquele que lutar pela causa de Allah, fá-lo-á em benefício próprio; porém, sabei que Allah pode prescindir de toda a humanidade.

7. Quanto aos crentes que praticam o bem, saibam que os absolveremos das suas faltas e os recompensaremos com algo superior ao que houverem feito.

8. E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais; porém, se te forçarem a associar-Me ao que não conheces, não lhes obedeças. Sabei (todos vós) que o vosso retorno será a Mim, e, então, inteirar-vos-ei de tudo quanto houverdes feito.

9. Quanto aos crentes que praticam o bem, admiti-los-emos entre os virtuosos.

10. Entre os humanos há aqueles que dizem: Cremos em Allah! Porém, quando são afligidos (devido à luta) pela causa de Allah, equiparam a opressão do homem ao castigo de Allah. E quando lhes chega algum socorro, da parte do teu Senhor, dizem: Em verdade, estávamos convosco! Acaso Allah não sabe melhor do que ninguém tudo quanto encerram os corações das criaturas?

11. E certamente Allah conhece tanto os crentes quanto os hipócritas.

12. E os incrédulos dizem aos crentes: Segui a nossa senda, e nos responsabilizaremos por vossas faltas! Qual! Não podem nem se responsabilizar pelas suas faltas, porque são impostores!

13. Certamente arcarão com o seu peso, assim como outros pesos além do seu; e no Dia da Ressurreição serão interrogados sobre tudo quanto houverem forjado.

14. Enviamos Noé ao seu povo; permaneceu entre eles mil anos menos cinquenta, e o dilúvio surpreendeu esse povo em sua plena falsidade.

15. E o salvamos, juntamente com os ocupantes da arca, e fizemos dela um sinal para a humanidade.

16. E recorda-te de Abraão, quando disse ao seu povo: Adorai a Allah e temei-O! Isso será melhor para vós, se o compreendeis!

17. Certamente, adorais ídolos, em vez de Allah, e inventais calúnias! Em verdade, os que adorais, em vez de Allah, não podem proporcionar-vos sustento. Procurai, pois, o sustento junto a Allah, adorai-O e agradecei-Lhe, porque a Ele retornareis.

18. E se rejeitardes (a Mensagem), sabei que outras gerações, anteriores a vós, desmentiram (seus mensageiros). E ao mensageiro só incumbe a proclamação da lúcida mensagem.

19. Não reparam, acaso, em como Allah origina a criação e logo a reproduz? Em verdade, isso é fácil a Allah.

20. Dize-lhes: Percorrei a terra e contemplai como Allah origina a criação; assim sendo, Allah pode produzir outra criação, porque Allah é Onipotente.

21. Ele castiga a quem deseja e Se apieda de quem Lhe apraz, e a Ele retornareis.

22. Não podereis frustrar (os Planos de Allah), tanto na terra como no céu, e além de Allah não tereis protetor nem defensor algum!

23. Quanto àqueles que negam os versículos de Allah e o comparecimento ante Ele, esses desesperarão por Minha clemência e sofrerão um doloroso castigo.

24. Porém, a única resposta do seu povo (de Abraão) foi: Matai-o e queimai-o! Mas Allah o salvou do fogo. Certamente, nisso há sinais para os crentes.

25. E ele lhes disse: Só haveis adotado ídolos em vez de Allah, por causa do amor entre vós, e consideração quanto a esta vida terrena; eis que, no Dia da Ressurreição, negar-vos-eis e vos amaldiçoareis reciprocamente; e vossa morada será o fogo, e jamais tereis socorredores.

26. Lot acreditou nele. Ele disse: Em verdade, emigrarei para o meu Senhor, porque Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.

27. E o agraciamos com Isaac e Jacó, e designamos, para a sua prole, a profecia e o Livro; concedemos-lhe a sua recompensa neste mundo e, no Outro, contar-se-á entre os virtuosos.

28. E de quando Lot disse ao seu povo: Verdadeiramente, cometeis obscenidades que ninguém no mundo cometeu, antes de vós.

29. Vós vos aproximais dos homens, assaltais as estradas e, em vossos ajuntamentos, cometeis o ilícito! Porém, a única resposta do seu povo foi: Manda-nos o castigo de Allah, se estiveres certo.

30. Disse: Ó Senhor meu, concede-me a vitória sobre o povo dos corruptores!

31. E quando os Nossos mensageiros (angelicais) levaram a Abraão o anúncio de boas-novas, disseram: Em verdade, exterminaremos os moradores desta cidade, porque eles são injustos.

32. Disse-lhes: Sabei que Lot vive nela. Disseram-lhe: Nós bem sabemos quem nela está; e sem dúvida que o salvaremos, juntamente com os seus familiares, exceto a sua mulher, que se contará entre os deixados para trás.

33. E quando Nossos mensageiros se apresentaram a Lot, este se angustiou por causa deles e por sua própria impotência em os defender. Disseram-lhe: Não temas, nem te aflijas, porque te salvaremos, juntamente com a tua família, exceto a tua mulher, que se contará entre os deixados para trás.

34. Sabei que desencadearemos sobre os moradores desta cidade um castigo do céu, por sua depravação.

35. E, daquilo, deixamos um sinal para os sensatos.

36. E enviamos aos madianitas seu irmão, Xu’aib (Jetro), que lhes disse: Ó povo meu, adorai a Allah, temei o Dia do Juízo Final, e não injurieis na terra, corrompendo-a!

37. Porém, desmentiram-no, e a centelha os fulminou, e a manhã encontrou-os jacentes em seus lares.

38. E aniquilamos o povo de ‘Ad e o de Samud, como atestam (as ruínas de) suas casas, porque Satanás lhes abrilhantou as ações e os desencaminhou da (verdadeira) senda, apesar de serem espertos.

39. E (recorda-te de) Carun, (do) Faraó e (de) Haman. Moisés lhes apresentou as evidências, e eles se ensoberbeceram na terra, mas não puderam iludir(-Nos).

40. Porém, castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furacão; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. É inconcebível que Allah os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.

41. O exemplo daqueles que adotam protetores, em vez de Allah, é igual ao da aranha, que constrói a sua própria casa; por certo que a mais frágil das casas é a teia de aranha. Se o soubessem!

42. Em verdade, Allah sabe que nada significa o que invocam em vez d’Ele, e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.

43. E estas parábolas, citamo-las aos humanos; porém, só os sensatos as compreendem.

44. Allah criou os céus e a terra com prudência; certamente, nisto há um sinal para os crentes.

45. Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Allah é a (coisa) mais importante. Sabei que Allah está ciente de tudo quanto fazeis.

46. E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma, exceto com os injustos, dentre eles. Dizei-lhes: Cremos no que nos foi revelado, assim como no que vos foi revelado antes; nosso Allah e o vosso são Um e a Ele nos submetemos.

47. E assim te revelamos o Livro. Aqueles a quem concedemos o Livro, creem nele e também entre estes (árabes idólatras) há os que nele creem; e ninguém, salvo os incrédulos, nega os Nossos sinais.

48. E nunca recitaste livro algum antes deste, nem o transcreveste com a tua mão direita; caso contrário, os difamadores teriam duvidado.

49. Qual! Ele encerra versículos esclarecedores, arraigados nos corações daqueles a quem foi dado o conhecimento e ninguém, salvo os injustos, nega os Nossos versículos.

50. E dizem: Por que não lhe foram revelados uns sinais do seu Senhor? Responde-lhes: Os sinais só estão com Allah; quanto a mim, sou somente um elucidativo admoestador.

51. Não lhes basta, acaso, que te tenhamos revelado o Livro, que lhes é recitado? Em verdade, nisto há mercês e lembretes para os crentes.

52. Dize-lhes: Basta-me Allah por testemunha, entre vós e mim. Ele conhece o que há nos céus e na terra. Aqueles que crerem nas vaidades e negarem Allah, serão os desventurados.

53. Apressam-te com o castigo; porém, se não fosse pelo término prefixado, tê-los-ia açoitado o castigo; saibam eles que este os surpreenderá inopinadamente, sem que para isso estejam prevenidos.

54. Apressam-te com o castigo; porém, certamente, o inferno cercará os incrédulos (por todos os lados).

55. (Será) o dia em que o castigo os cobrirá por cima e por baixo; então, ser-lhes-á dito: Sofrei as consequências das vossas ações!

56. Ó crentes, servos Meus, em verdade, a Minha terra é ampla. Adorai-Me, pois!

57. Toda a alma provará o gosto da morte; então, retornareis a Nós.

58. Quanto aos crentes, que praticam o bem, dar-lhes-emos um lar no Paraíso, abaixo do qual correm rios, onde morarão eternamente. Quão excelente é a recompensa dos caritativos,

59. Que perseveram e confiam em seu Senhor!

60. E quantas criaturas existem que não podem procurar o seu sustento! Allah as sustenta da mesma maneira que a vós, e Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo!

61. E se lhes perguntas: Quem criou os céus e a terra e submeteu o sol e a lua? Eles respondem: Allah! Então, por que se retraem?

62. Allah prodigaliza e restringe a subsistência a quem Lhe apraz, dentre os Seus servos, porque Allah é Onisciente.

63. E se lhes perguntas: Quem faz descer a água do céu e com ela vivifica a terra, depois de haver sido árida? Respondem-te: Allah! Dize: Louvado seja Allah! Porém, a maioria é insensata.

64. E que é a vida terrena, senão diversão e jogo? Certamente a morada no Outro Mundo é a verdadeira Vida. Se o soubessem!

65. Quando embarcam nos navios, invocam Allah sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros,

66. Para, em seguida, desagradecerem tudo, com que os temos cumulado, e para se deleitarem. Logo o saberão!

67. E não reparam (os maquenses) em que lhes concedemos um santuário seguro, ao passo que, ao seu redor, as pessoas eram saqueadas? Crerão, acaso, nas falsidades, e rejeitarão as graças de Allah?

68. Haverá alguém mais injusto do que quem forja mentiras acerca de Allah ou desmente a verdade, quando esta lhe chega? Não há, acaso, no inferno, morada para os incrédulos?

69. Por outra, quanto àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda. Sabei que Allah está com os benfeitores.

- voltar -