11 ago, 2015

Saiba como foi o 2º Encontro dos Centros Islâmicos do Brasil

11 ago, 2015

Nos dias 8 e 9 de Agosto foi realizado o 2º Encontro dos Centros Islâmicos do Brasil no Salão nobre da Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), com a presença de dirigentes e líderes religiosos das comunidades muçulmanas de São Paulo, Foz do Iguaçu, Curitiba e de diversas localidades do Brasil, com o intuito de apresentar um resumo sobre as atividades culturais e sociais das suas comunidades, e trocar experiências de suas localidades, expondo propostas e opiniões sobre os desafios enfrentados pela comunidade muçulmana do Brasil.

Cabe salientar que além dos líderes religiosos atuantes no Brasil, este ano tivemos a presença de Sua Eminência Sheikh Mahmoud Mohammadi Araghi, diretor da Universidade Internacional Al-Mustafa, que parabenizou muito o trabalho realizado pelas entidades islâmicas brasileiras.

Ao final do evento e após a apresentação de um breve resumo sobre as atividades de todos as instituições islâmicas presentes, os participantes tiveram a oportunidade de trazer à tona suas opiniões e ideias com o intento de difundir o bem na sociedade e se apegar aos princípios benéficos da grandiosa mensagem do Islam.

Veja fotos do evento aqui.

Por fim, as seguintes resoluções foram tomadas e registradas em conjunto por todos os participantes, e apresentadas no evento:

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os que os seguiram com lealdade até o dia do juízo final.

De 08 a 09 de Agosto de 2015, equivalente a 22 e 23 de Shawal de 1436 H., foi realizado o 2º Encontro dos Centros Islâmicos do Brasil, em São Paulo, sob o tema “Islam, religião do Conhecimento, Irmandade e Diálogo”, no Salão nobre da Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), contando com a presença de líderes religiosos e diretores de diversos centros e instituições islâmicas do Brasil. E durante estes dois dias foram apresentadas questões e assuntos que os indivíduos presentes afirmam e registram com as seguintes resoluções:

1- Realizar o encontro anualmente, sempre em cidades diferentes, para aproveitar das experiências das demais instituições e ouvir seus relatos, opiniões e observações.
2- Afirmar a importância do conhecimento e da cultura na crença e na jurisprudência islâmica.
3- Afirmar o princípio do respeito mútuo entre as instituições islâmicas e se empenhar para a contínua cooperação e colaboração entre elas.
4- Respeitar a constituição brasileira e as leis e regulamentos estaduais e municipais.
5- Registrar legalmente as instituições islâmicas e apresentar seus estatutos aos órgãos responsáveis para a obtenção das devidas licenças no exercício de suas atividades.
6- Condenar e impedir qualquer movimento sectário, racista ou nacionalista, em todos os seus aspectos sociais.
7- Se basear em ferramentas sábias, saudáveis e pacíficos para a divulgação da mensagem de Deus, partindo do exemplo do versículo alcorânico que diz: “Divulgai a Mensagem de Deus com sabedoria e a palavra gentil”.
8- Reafirmar o método educacional e moral dos Ahlul Bait (A.S.) na divulgação da mensagem do Islam.
9- Celebrar as cerimônias religiosas e as demais com base nos elevados fundamentos islâmicos.
10- Evitar decisões precipitadas, equivocadas ou de cunho pessoal que influenciem as atividades das instituições.
11- Estabelecer uma relação de respeito e cooperação entre a instituição e o líder religioso estabelecido na região da instituição.
12- Afirmar o princípio da independência financeira para manter as instituições através de doações, associações ou outras atividades.
13- Estabelecer boas relações com os órgãos públicos e governamentais com o objetivo de cooperar e colaborar para o benefício da sociedade brasileira.
14- Não vincular as instituições a nenhum movimento ou facção política, sejam nacionais ou internacionais.
15- Acompanhar constantemente os assuntos ligados aos muçulmanos brasileiros.
16- Apoiar as atividades femininas e assegurar a importância da presença das mulheres muçulmanas em todos os aspectos sociais, culturais e religiosos.
17- Fortalecer os projetos de tradução e publicação de artigos e livros para o idioma português.
18- Afirmar a necessidade do respeito ao sangue, honra e posses de todo aquele que testemunha os dois testemunhos (Shahadah) indiferentemente de sua origem ou nacionalidade.
19- Respeitar os seguidores das demais religiões e fortalecer o princípio do diálogo objetivo e benéfico com os mesmos.
20- Defender o Islam e os direitos dos muçulmanos no Brasil.
21- Condenar os crimes cometidos por grupos terroristas e seus atos bárbaros que em verdade não fazem parte dos ensinamentos da grandiosa religião islâmica.
22- Não vincular as ações errôneas de alguns muçulmanos com os verdadeiros ensinamentos da religião islâmica.

Os reunidos apresentaram seus sinceros votos de agradecimento à Associação Religiosa Beneficente Islâmica do Brasil por ter sediado o encontro deste ano rogando a Deus que dê sucesso aos seus associados e os agracie com o sucesso.

“Diz-lhes: Agi, pois Deus terá ciência da vossa ação; o mesmo farão o Seu Mensageiro e os fiéis”.

2º Encontro dos Centro Islâmicos do Brasil

«
»