Nahjul Balaghah Ditos
251 a 300
 
251."Se quiserdes que um opressor prste juramento, pedi-lhe que jure assim: Para que fique fora do poder e da força de Deus, porque se ele jurar falsamente desse modo será rapidamente punido, ao passo que se jurar que Deus é de tal modo (magnânimo) e que não há divindade além dele , não será rapidamente punido, uma vez que terá expressado a unicidade divina."

252."Ó filho de adão, sê tua própria representação nos assuntos da tua propriedade e faz sobre ela o que quiseres que seja feito, após a tua morte."

253."A ira é uma espécie de loucura, porque a vítima dela se arrepende depois. Se ela não se arrepender, sua loucura será confirmada."

254."A saúde do corpo provém da parcimônia da inveja."

255.Amirul Muminin(as) disse para Kumail Ibn Zaid: "Ó Kumail, dirige teu povo para que saia á noite para verificar as necessidades dos que estejam a dormir , pois eu juro por aquele cuja audição se estende a todas as vozes, se alguém causar prazer ao coração de outro, Deus criará um especial aprazimento para que sempre que qualqquer carência surja para ele , tal benesse virá fluindo como água corrente e afastará a penúria como são afastados os camelos selvagens."

256."Quando vos achardes na pobreza, negociai com Deus através da caridade."

257."A fidelidade para com os infiéis é infidelidade para com Deus, enquanto que a infidelidade para com os infiéis é fidelidade para com Deus."

258."Há muitos homens sendo levados gradativamente rumo à punição por meio do bom tratamento, muitos homens permanecem no engano porque suas mazelas são encobertas e muitos homens que estão na ilusão por causa de muito boa fala sobre eles e não há melhor teste feito por Deus do que o de dar-lhes tempo."

Seção em que temos incluído seleções dos maravilhosos dizeres do Amirul Momnin (AS), os quais requerem explicações).

259."Quando a situação se tornar insuportável então o líder da religião se erguerá e as pessoas se juntarão ao seu redor , assim como os fragmentos de nuvens secas se juntam durante o outono."

260.Uma tradição de Amirul Muminin(as) diz : "Ele é um locutor versátil."

261."As discussões suscitam a ruína."

262."Quando as meninas atingem o estágio da (consciência) da realidade , as orientações da parte do pai são preferíveis".

263."A fé produz uma brancura no coração. conforme a fé se desenvolve a brancura também aumenta."

264."Se um homem tem um empréstimo duvidoso, é seu dever pagar o zakat sobre ele, por todo o tempo passado, se o receber."

265.Uma tradição de Amirul Muminin (as) relata que ela ao arreimentar uma força para avançar rumo ao jihad , disse :" Afastai-vos das mulheres o mais que puderdes."

266."(Sede como) o atirador exímio que procura ter sucesso no primeiro tiro."

267."Quando a situação se tornar crítica , busquemos refúgio (no exemplo) do Profeta de Deus(saas) e (sabei que) nenhum de nós esteve mais próximo do inimigo do que ele próprio."

268.Quando as notícias do ataque de Muawiya em Âmbar chegaram a Amirul Muminin(as), ele , em pessoa , foi andando até alcançar Nakhila, onde o povo se juntou a ele e disse: "Ó Amirul Muminin, nós somos suficientes para enfrenta-los", ao que ele respondeu:
"Não sois suficientes para mim contra vós, como sereis suficientes para mim contra outros? Antes de mim as pessoas costumavam queixar-se da opressão de seus governantes , mas agora eu tenho que me queixar das ações erradas do meu povo; ( é como ) se eu fosse dirigido por eles e eles fossem os líderes, ou como se eu fosse o súdito e eles os governantes."

269. É dito que Haris Ibn Hut foi ter com o amirul Muminin e disse ;
"Acreditas que eu pudesse sequer imaginar que as pessoas de Jamal estavam no caminho errado?" Amirul Muminin(as) respondeu :
"Ó Haris , tu tens visto abaixo de ti, não acima de ti, e assim tens estado confuso. Em verdade, não tens conhecido o que é certo, então, como podes saber quem está no erro?"
Então Háris disse : "Nesse caso, estou me retirando, juntamente com Saad Ibn Malik e Abdullah Ibn Omar."
Ao que Amirul Muminin (as) disse : "Oh, Saad e Abdullah Ibn Omar não tomaram partido com o certo, tampouco esqueceram o errado."

270."O retentor da autoridade é igual ao que monta em um leão; é invejado por sua posição , mas bem a conhece."

271."Fazei o bem aos pobres dos outros , para que o bem também seja feito aos vossos pobres."

272."Quando a palavra do sábio vai ao ponto, serve de cura, mas se vai ao ponto(errado) é como a doença."

273.Alguém pediu a amirul Muminin(as) que definisse a religião e então ele disse :" Vem ter comigo amanhã para que eu te esclareça na presença de todos, assim, se te esqueceres do que eu disser , outros talvez reterão, porque a palavra é como uma presa agitada que pode ser agarrada por uns e escapar de outros."

274."Ó filho de adão, não evidencies a preocupação do dia que ainda não chegou, no dia que já chegou, porque se esse dia estiver em tua vida, Deus também propiciará a subsistência."

275."Tende amor por vosso amigo até um certo limite , pois é possível que nalgum dia ele se torne vosso inimigo; e tende ódio por vosso inimigo até um certo limite, pois é possível que nalgum dia ele venha a ser vosso amigo."

276."Há duas espécies de obreiros no mundo; um é da espécie que trabalha neste mundo para este mundo e sua obra o mantém alheio à outra vida. Tem medo da pobreza para os que deixar atrás de si , mas se sente seguro quanto a ela. Assim ,passa sua vida procurando o bem para os outros. O outro é da espécie que trabalha neste mundo, visando o que virá no futuroe assegura o seu quinhão deste mundo, sem esforço algum.Desse modo, ele obtém ambos benefícios e se torna dono de ambas as casas. De mod que goza de prestígio diante de Deus . Caso pede algo, Ele não lhe nega."

277.É relatado que durante os dias do Califa Omar Ibn Al Khattab, a questão da abundância de ornamentos da kaaba lhe foi apresentada e alguém sugeriu ; "Se preparasses com isso(essa riqueza) um exército de muçulmanos , isso poderia trazer uma grande recompensa, mas... que fará a Kaaba com tais ornamentos?" Omar pensou em assim fazer mas consultou Amirul Muminin(as), que lhe disse :
"Quando o Alcorão foi revelado ao Profeta (saas) havia quatro espécies de bens . Um era o bem individual do muçulmano, que ele distribuia entre os herdeiros, de acordo com partilhas fixadas. O segundo era a taxa que distribuía entre aqueles para quem se destinava. O terceiro era o quinto da arrecadação para o qual Deus havia fixado os meios disponíveis.O quarto era, a quantidade de caridade cuja disposição também era fixada por Deus. Os ornamentos da Kaaba já existiam naqueles dias , mas Deus os deixou como estavam, e não o fez por omissão nem por desconhecimento disso.
Portanto, os mantenha onde Deus e o seu Profeta os deixaram."
Então Omar disse: "Se tu não estivesses aqui , teríamos sido humilhados". E manteve os ornamentos da kaaba como estavam."

278. É relatado que dois indivíduos foram levados diante de Amirul Muminin(as). Haviam cometido roubo de propriedade pública. Um deles era um escravo adquirido com dinheiro público e outro fora adquirido por alguém dentre o povo.
então Amirul Muminin(as) disse : "Quanto a este , que é propriedade do dinheiro público , não haverá punição, pois trata-se de uma propriedade de Deus tomando propriedade de Deus. quanto ao outro, deverá ser punido." consequentemente a mão do segundo foi cortada."

279. É relatado que certa vez Amirul Muminin(as) disse:"Se meus passo adquirirem firmeza nestes lugares escorregadios , eu irei alterar várias coisas."

280."Sabei , com plena convicção que Deus nao tem fixada para ninguém , mais subsistência do que aquela que foi ordenada no escrito do destino, muito embora os seus meios (de buscá-la) possam ser grandes, seu desejo por ela seja intenso e seus esforços sejam acurados; tampouco a fraqueza de uma pessoa ou escassez dos seus meios poderá postar-se entre o que foi ordenado no Livro do destino e ela própria. Aquele que se conscientiza disso e age de acordo, é o melhor de todos em termos de conforto e benefício, ao passo que aquele que não leva isso em consideração, duvidando, excede todos os homens em desvantagem. Não raro, uma pessoa favorecida está paulatinamente sendo dirigida (à punição) por meio desses favores e mui frequentemente uma pessoa aflita está recebendo o bem por meio da aflição. Portanto, ó ouvintes, aumentai a vossa gratidão; a não ser que desejeis permanecer nos limites da vossa subsistência."

281."Não transformeis a vossa sabedoria em ignorância ou a vossa convicção em dúvida. Quando adquirires conhecimento, agi ( de acordo com ele) e quando adquirires convicção, procedei (segundo suas bases)."

282."a cobiça leva a pesoa á fonte d'água mas o traz de volta sem que o deixe bber. Ela assume a responsabilidade mas não a cumpre.
Não raro, o desejoso se engasga antes de saciar a sede. quão maior for a consideração dada ao que se deseja, maior será o pesar pela sua perda. os desejos cegam o entendimento. O quinhão destinado chegará àquele que dele não se aproximar."

283."Ó Deus meu, busco a tua proteção disto; que eu aparente ser bom aos olhos das pessoas enquanto o meu eu interior talvez seja pecaminoso perante ti, e que eu talvez me abstenha (dos pecados) apenas para me mostrar às pessoas, embora estejas ciente de tudo sobre mim. Desse modo, eu me mostro diante das pessoas em boa maneira, embora minhas maldades sejam colocadas perante ti. Isso significa proximidade com as tuas criaturas mas distanciamento dos teus prazeres."

284."Juro por aquele que nos deixou passar a noite escura , após a qual veio o dia brilhante que (tal e tal) não aconteceu."
(Sayyd Radhi não escreveu o que não teria acontecido, deixando-nos apenas esta parte da sentença).

285."Uma pequena ação feita com continuidade e regularidade é mais benéfica do que uma grande, feita com má vontade."

286."Quando as questões opcionais se põem no caminho das obrigatórias, devem ser abandonadas."

287."Aquele que tem em mente a distância da viagem, mantém-se preparado."

288."a observação feita pelos olhos não é uma observação real, porque os olhos algumas vezes enganam a pessoa; mas a sabedoria não engana aquele que a tem."

289."Entre vós e a pregação há uma barreira de decepção."

290."Entre vós, o ignorante obtém muito, ao passo que o erudito é ignorado."

291."O conhecimento dispersa as desculpas dos que vivem se desculpando."

292."Aquele para quem a morte chega cedo, busca um tempo, enquanto que aquele ao qual a morte é retardada apresenta desculpas para o adiamento ( quanto ao praticar boas ações)."

293."Para cada coisa a qual as pessoas dizem :"Que bom!" Há um mal escondido neste mundo."

294. Foi pedido a Amirul Muminin(as) que falasse sobre o destino e ele disse: "Trata-se de um caminho obscuro; não o trilheis. Trata-se de um oceano profundo, nele não mergulheis. Trata-se de um segredo de Deus; com o conhecerdes não vos preocupeis."

295."Quando Deus pretende humilhar uma pessoa (por assim merecer), Ele lhe nega o conhecimento."

296."No passado eu tive um irmão de fé que era prestigioso ao meu ver, porque o mundo era humilde a seus olhos, as necessidades do estômago não tinham força sobre ele, e não ansiava pelo que não poderia ter; se obtivesse algo, não pedia por mais; a maior parte do tempo ficava em silêncio , mas se falava, silenciava os interlocutores e saciava a sede dos inquiridores; era fraco e debilitado , mas na hora do combate, lutava como um leão da floresta ou uma serpente do vale; não apresentava um argumento a menos que fosse decisivo.
Não condenava ninguém numa questão desculpável, até que ouvisse a argumentação; não falava sobre nenhuma atribulação, a não ser após o seu desaparecimento; nunca dizia o que ia fazer, jamais dizia o que não ia fazer; conquanto pudesse ser superado no falar, não poderia ser superado no silenciar; era mais ávido por manter-se quieto do que por falar; caso se defrontasse com duas reflexões, aquilatava qual das duas era mais condizente com os anseios do coração e a ela se opunha.
Essas qualidades tendes obrigação de possuir. Assim deveresi adquiri-las e superar cada uma elas. Se não puderdes adquiri-las no todo, sabei que adquirirdes uma parte é preferível a desistirdes do todo."

297." mesmo se Deus não tivesse notificado o castigo àqueles que lhe que lhe são desobedientes, (a obediência) seria obrigatória em virtude da gratidão aos seus favores , ( sabendo-se pois) que Ele não deverá ser dsobedecido."

298. Amirul Muminin(as) disse , em condolência a Achass Ibn Qais pela morte de seu filho : " Ó Achass, se te comoves pelo teu filho, decerto que isso é em consequência da relação sanguínea; mas se te resignares , Deus recompensará cada aflição. Ó Achass, se tiveres paciência, mesmo os assuntos se desencadearão como foram ordenados por Deus, mas, nesse caso, merecerás recompensa; contudo, se perderes a paciência , ainda assim se desencadearão conforme o ordenado por Deus, mas nesse caso, terá de suportar a carga(do pecado). Ó Achass, teu filho deu-te alegrias enquanto que, ao mesmo tempo, constituiu uma provação e sofrimento, e ( ao morrer) causou-te tristeza, mas , ao mesmo tempo, provou ser fonte de recompensa e misericórdia para ti."

299.Amirul Muminin(as) disse junto ao túmulo do Mensageiro de Deus (saas) na hora do sepultamento: "Em verdade, a resignação é algo bom , menos quando se trata de ti; a impaciência é algo ruim, menos quando se trata de ti; a aflição em relação a ti é grande, enquanto qualquer outra aflição , antes ou depois, é pequena."

300."Não vos associes aos tolos porque endeusarão suas ações diante de vós e desejarão que sejais como eles."
Sheikh Taleb Hussain al-Khazraji
Mesquita do Imam Hussein (A.S.) - Karbala, Iraque
Arresala - You Tube
Arresala - Flickr
Arresala - Facebook
Twitter - Arresala
Loja Islâmica Arresala

Arresala - Centro Islâmico no Brasil - Departamento Cultural
Todos os direitos reservados à Centro Islâmico no Brasil. A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Site desenvolvido e hospedado pela Êxito IT