Aborda o valor da renúncia a este mundo, a recompensa do asceta e a dádiva de Deus para com suas criaturas.

Acautelai-vos, pois o mundo está se preparando para partir e já anunciou a sua partida! Suas coisas conhecidas se tornaram estranhas, e está rapidamente retrocedendo. Está empurrando seus habitantes rumo à destruição e dirigindo seus vizinhos rumo a morte. Suas coisas amenas tornaram-se azedas e suas coisas transparentes tornaram-se poluídas. Consequentemente, o que permaneceu dele é igual à água de uma vasilha, restando apenas a medida de um gole de água. Se uma pessoa sedenta beber dela sua sede não será saciada. Ó criaturas de Deus, estejam prontas para deixar este mundo para cujos habitantes a decadência está decretada; e que os desejo dos vossos corações não vos subjuguem, tampouco pensem que a vossa estada será longa.

A Recompensa do Asceta

Por Deus, se chorardes como as camelas que pedem suas crias, se vozeardes como pombos que arrulham, se fizerdes ruídos como os reclusos devotados e vos voltardes a Deus, deixando vossas riquezas e filhos, tudo isso como meios de assegurardes a proximidade de Deus ou o perdão dos pecados, os quais estiveram enquadrados nos seus Livros e registrados por seus anjos, o que eu espero para vós é nada mais nada menos do que a recompensa Dele, o que eu temo para vós é nada mais nada menos do que a sua retribuição, dependendo do que fizerdes.

A Dádiva de Deus

Por Deus, se vossos corações se derreterem completamente e os vossos olhos derramarem lágrimas de sangue, tanto por esperança Nele como por temor a Ele, e se vos for permitido viver neste mundo todo o tempo que ele durar, mesmo assim, as vossas ações não poderão pagar as suas grandes bênçãos para convosco e o fato de Ele ter vos guiado rumo à fé.

- voltar -