Ministrado ao tempo da marcha em direção a Síria. Diz-se que o proferiu quando estava em Nukhailah, saindo de Cufa para Siffin.

Louvado Seja Deus quando o dia escurece e a noite abre o seu manto; e louvado seja Deus sempre que a estrela brilha ou desaparece. E louvado seja Deus, cuja bênção jamais falta e cujos favores não podem ser retribuídos. Pois bem, eu enviei na frente os meus vanguardeiros e lhes ordenei que permanecessem a campo nessa margem do rio, até que as minhas ordens chegassem a eles. Minha intenção era de cruzar aquela água e atingir as pequenas habitações dos indivíduos que residiam naquelas margens, e incitá-los a marcharem convosco rumo ao inimigo, mantendo-os como uma força auxiliar junto a vós.

Nota: Sayyed Al-Radi diz que aqui, por “miltat”, Amirul Muminin (A.S.) quis dizer a direção para onde ordenara aos homens a acampar, e isso era a margem do Eufrates; e “miltat” é usado para a margem de um rio embora o significado literal seja o de terreno elevado, enquanto que por “nutfa” quis dizer as águas do Eufrates, sendo que estas são  expressões incomuns.

- voltar -