Sermão 4

(É um dos mais eloqüentes sermões, no qual admoesta as pessoas e as orienta. Diz-se que o pronunciou após a morte de Tal’a e Zubair).

“Por nosso intermédio vós tereis diretriz na escuridão e vos será assegurada uma elevada posição, e por nosso intermédio deixareis a noite tenebrosa. Os ouvidos que não ouvirem os clamores se tornarão surdos. Como poderá aquele que permaneceu surdo aos altos clamores ( Do Alcorão e do Profeta) ouvir a fraca voz ?

O coração que tiver palpitado (temendo a Deus) terá paz. Sempre estive apreensivo quanto as conseqüências da vossa traição, e sempre vos olhei através da roupagem da fraude. A cortina da religião tem-me conservado oculto para vós, mas a sinceridade das minhas intenções fez com que vos revelásseis a mim. Permaneci para vós no caminho da verdade, entre as trilhas enganosas em que vos encontráveis, sendo que não havia líder algum, e caváveis , mas não encontráveis água.

Hoje estou fazendo com que essas coisas mudas falem para vós ( isto é, minhas idéias e ponderações profundas), as quais estão cheias de força descritiva. A opinião da pessoa que me abandona se desvia.

Jamais duvidei da verdade , uma vez mostrada a mim. Moisés(A.S.) não temia por sua própria pessoa. Outrossim, estava apreensivo quanto ao domínio da ignorância, e evitava desviar-se. Hoje nós estamos na encruzilhada da verdade e da inverdade. Aquele que está certo de encontrar água não sente sede.”

- voltar -