Proferido quando soube da invasão de Anu’man Ibn Baxir, aliado de Moawiya, a Ain Tamr. Nele apresenta suas razões e incita as pessoas a auxiliá-lo.

Estou às voltas com homens que não me obedecem quando lhes ordeno e não me atendem quando os chamo. Ai de vós! Que estais esperando para vos levantardes pela causa de Deus? Será que a fé não tem o condão de vos unir, ou o senso de vergonha, de vos incitar?  Estou entre vós a gritar e a implorar a vossa ajuda, mas não me ouvem as palavras e não me obedecem as ordens, mas isso até que as circunstâncias mostrem suas más conseqüências. Nenhum sangue pode ser vingado por vosso intermédio, e nenhum propósito pode ser alcançado através de vós. Eu vos chamei em auxílio dos vossos irmãos, mas soltastes ruídos como os de um camelo com dor de estômago, e vos tornastes frouxos como camelos de corcovas estreitas. Então, um contingente vacilante e fraco se apresentou a mim, dentre vós, como se estivessem dirigindo-se para a morte, e eis que estavam apenas observando.

Nota: Sayyed Al-Radi diz que o termo “mutazáeb” significa “mudhatárib” (movimentou, perturbou), como se diz “Tazáabat ir Rihu”, ou seja, os ventos sopram de maneira perturbadora. Da mesma forma, o lobo é chamado “Zeib”, por causa de seu movimento perturbador.

- voltar -