Proferido quando saiu para combater o povo de Basra. Nele, cita a sabedoria no advento dos profetas, cita seus próprios méritos, e condena os Kharijitas.

Abdullah Ibn Abbas diz: Quando Amirul Muminin marchava para a guerra contra o povo de Basra, eles chegaram a Zi Kar e me encontraram remendando meus sapatos, então Amirul Muminin disse: “Qual o preço desses sapatos?” Eu respondi: “Eles não tem mais valor agora”.  Então, ele disse: “Por Deus, eles me serão mais caros do que eu reinar sobre vós se não puder estabelecer o que é certo e coibir o que é errado!” Então, ele foi para fora e falou:

Da Sabedoria no Envio do Profeta

Em verdade, Deus enviou Mohammad (S.A.A.S.) quando ninguém entre os árabes lia o Livro ou pretendia ser profeta. Ele guiou o povo até os levar a sua posição e ao sucesso. Então, suas lanças tornaram-se retas e suas condições foram estabelecidas.

Os Méritos de Ali

Por Deus, eu estive em meio a sua liderança, até que o cerco se fechou. Mas não demonstrei fraqueza ou covardia. Minha marcha atual é como sempre foi. Com toda certeza, eu fustigarei o que é errado, até que aquilo que é certo sobressaia.

Condenação dos Kharijitas

Que causa de conflito há entre mim e os coraixitas? Por Deus, eu os combati quando eram descrentes e os combaterei sempre que estiverem desencaminhados. Serei o mesmo para eles hoje como o fui ontem, e não se deterioram meu valor e minha determinação.

 

- voltar -