(Para o povo do Egito, enviada por meio de malik Achtar, quando este foi nomeado governador do lugar)

“Eis que Deus, o Glorificado, instituiu Mohammad (saas) como admoestador para todos os mundos e como testemunha de todos os profetas. Quando ele expirou, os muçulmanos discutiram sobre o poder após ele. Por Deus, que nunca me ocorreu e eu jamais imaginei que após o Profeta (saas) , os árabes iriam arrebatar o califado dos seus Ahlil Bait (os membros de sua casa) , nem que iriam tirá-lo de mim, mas logo notei que as pessoas rodeavam o homem para lhe jurar fidelidade. Portanto, eu retive minha mão, até que vi que muitos estavam a se retirar do Islã e tentanto destruir a religião de Mohammad (saas) . Então eu temi que se não protegesse o Islã e os seus adeptos e que se nele ocorresse uma brecha ou uma demolição, aquilo significaria para mim um grande golpe, maior do que a perda do poder , que, de qualquer modo, iria durar uns poucos dias, assim como todas as coisas, passaria, como a miragem passa, como as nuvens esvoaçam. Portanto, com esses acontecimentos eu me levantei
( e fiz pé firme) até que o erro foi destruído e desapareceu e a religião obteve a paz e a segurança.
(outra parte da mesma carta):
Por Deus, que se eu os tivesse encontrado (a sós) e fossem de tal maneira numerosos, aponto de encherem a tera até as bordas, não me teria preocupado nem me assustado. Estou certo de mim mesmo e possuo convicção em Deus sobre o extravio deles e a minha orientação correta. Estou esperançosoe espero ir ter com Deus e de obter dele uma boa recompensa. No entanto, estou preocupado com que pessoas tolas e corruptas venham a controlar os negócios de toda comunidade, tendo como resultado que apoderar-se-ão dos fundos pertencentes a Deus, tornando-os sua propriedade, escravizando pessoas,combatendo os virtuosose aliando-se aos viciosos.
Consequentemente, entre os indivíduos , houve quem bebeu o que é ilícito (Walid Ibn Uqba) e foi açoitado, como castigo fixado pelo Islã e houve quem não aceitou o Islã, até que lhe fosse assegurado ganho financeiro através disso. Se tal coisa não tivesse acontecido eu não teria insistido em vos arrebanhar , em vos repreender e vos mobilizar e incitar (para o Jihad) , mas se recusardes por fraqueza, eu vos abandonarei.
Acaso não vedes que as fronteiras das vossas cidades se diminuiram , vossas áreas populosas foram conquistadas , vossas posses foram arrebatadas, cidades e terras foram atacadas ?
Que Deus tenha misericórdia de vós; erguei-vos para combater o inimigo e não fiqueis confinados à terra, para que nãopreciseis encarar a opressão e sofrer a ignomínia e para que a vossa sina não seja a pior possível. O guerreiro deve estar vigilante, porque se dormir o inimigo estará desperto.”

- voltar -