(Escrita para Ziad, filho de pai desconhecido, quando Amirul Muminin soube que Muawiya lhe tinha escrito para o enganar, tentando vinculá-lo a si próprio, em parentesco).

“Tomei conhecimento de que Muawiya te escreveu para te enganar e para ofuscar a tua inteligência.Deves te por de guarda contra ele pois que é o Satã que aborda o crente pela frente e por trás , pela direita e pela esquerda, para apanhá-lo de surpresa no seu momento de descuido e assenhorar-se da sua inteligência.
Nos tempos de Omar , Abu Sufian costumava apresentar um ponto impensado, que nada mais era do que uma maligna sugestão de Satã , resultando que nem o parentesco era estabelecido, nem a denominação da sucessão ocorria. aquele que se dá a isso é como a pessoa não convidada para uma festa ou como uma taça bamboleante ( atada a uma sela).”

Quando Ziad leu esta carta, disse: “Por Deus, ele a testificou !”
Esse assunto permaneceu na sua mente, até que Muawiya o nomeou
( como seu irmão, por parte de pai).
(Nota de Sayyd Radhi : a expressão de Amirul Muminin “al wághil” significa o homem que se junta a um grupo de beberrões para com eles beber, mas não é um deles. Ele é , portanto, ou deixado de lado, ou empurrado para fora . Qaunto as palavras “Naut ul Muzabzab” quer dizer uma xícara ou cuia amarrada à sela do cavaleiro, que balança quando este dirige o animal ou acelera o galope).

- voltar -