(Amirul Muminin escreveu esta instrução para um oficial que havia enviado para cobrar quantias a serem arrecadadas)

“Te ordeno a temer a Deus neste assunto secreto e nas ações ocultas, em que ninguém a não ser ELE está presente e ninguém espreita , salvo ELE. Ordeno ainda que o quer que faça abertamente em obediência a Deus não deva ser diferente de sua ação secretamente.
Aquele cuja posição oculta não difere de sua posição paladina, e cuja ação não difere das suas palavras, tem desencarregada a obrigação, sendo que a sua devoção é pura.
Ordeno também que não os moleste, que não seja duro com eles e que não se afaste deles por causa da superioridade de sua posição oficial, porque eles são irmãos na fé e ajudantes na recuperação das quantias( a serem arrecadadas ).
Por certo que tereis um quinhão fixo e um reconhecido direito nessa arecadação, mas há outros partícipes que são pobres , fracos e esfomeados. Nós asseguramos vossos direitos, assim, também vós assegureis os direitos deles. Se assim não fizerdes , tereis o maior númro de nimigos no dia do Julgamento. Quão desventurado é o homem cujos inimigos, aos olhos de Deus, são os necessitados , os destituídos, os pedintes, os abandonados, os endividados e os andarilhos. Aquele que trata levianamente o que lhe foi confiado e se dá a apropriação indébita, não conserva a si e a sua fé imaculados, cetamente tem assegurada a humilhação neste mundo, sendo que no outro ela será ainda maior.”

- voltar -