Sermão de sexta-feira – Os apoiadores de Deus / A posição de Fátima Azzahra – Seyyed Ali Mousawi – 15/01/2021

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

A oração recomendada do início do mês lunar

Só para relembrar a todos que acabamos de começar o mês lunar islâmico de Jamadi Al-Thani. Como havia dito em diversas ocasiões, no início de cada mês há uma oração muito recomendada a qual poderá ser praticada neste dia. Esta oração equivale a uma parcela de seguro a qual todo mês a pessoa ao praticá-la garantirá o seu bem-estar durante o mês inteiro. Vale a pena orarmos esta oração e eu a recomendo a todos vocês. Lembrando que esta oração é recomendada e não obrigatória. Ou seja, primeiro devemos praticar as ações e obrigações e depois as recomendações, pois senão as nossas ações não terão validade.

Os apoiadores de Deus

O nosso tema de hoje é: “quem são os apoiadores e os fiéis homens de Deus?”

Quando recitamos o Alcorão Sagrado uma das questões mais importantes durante a recitação é a meditação no Alcorão Sagrado. Jamais devemos recita-lo sem meditação. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Na criação dos céus e da terra e na alternância do dia e da noite há sinais para os sensatos (190) Que mencionam Deus, estando em pé, sentados ou deitados, e meditam na criação dos céus e da terra, dizendo: Ó Senhor nosso, não criaste isto em vão. Glorificado sejas! Preserva-nos do tormento infernal! (191)” (3). O Imam Ali (A.S.) dizia: “Aí daquele que recita este versículo sem meditar sobre ele”.

Queridos irmãos e irmãs, devemos recitar o Alcorão sagrado e meditar. Para que ele se misture com nossa mente, nosso sangue e nossa alma. Todos devemos ser alcorânicos. O que adianta recitar o alcorão ou rezar sem meditar ou prestar atenção nele? Rogamos que estejamos entre aqueles que meditam e praticam o Alcorão Sagrado.

Saibam irmãos e irmãs que às vezes podemos perder a esperança nas pessoas, mas em Deus jamais. O que faz a pessoa sentir isto? É o grau de sua fé e crença.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, sede os auxiliadores de Deus, como disse Jesus, filho de Maria, aos discípulos: Quem são os meus auxiliadores, na causa de Deus? Responderam: Nós somos os auxiliadores de Deus! Acreditou, então, uma parte dos israelitas, e outra desacreditou; então, socorremos os fiéis contra seus inimigos, e eles saíram vitoriosos”. (61:14)

Será que nós, eu e você, somos os auxiliadores e apoiadores de Deus? Ser auxiliador e fiel em Deus não é para qualquer um. Existem condições e requisitos para isto, sendo que a principal questão é a fé total em Deus.

Algumas pessoas cujo não têm uma fé em Deus acabam sendo derrotados por dentro. Não basta a pessoa ser muçulmana, e sim tem que ser fiel em Deus. Pode haver muçulmanos que não são fiéis e podem haver seguidores de outras religiões cujo são muito fiéis em Deus. O que vale é a fé forte e firme em Deus, e é isto que classifica alguém como um apoiador e auxiliador de Deus. Ser auxiliador de Deus não é algo aparente ou de quem alega isso. Ser um auxiliador de Deus deve ser algo que parte de dentro para forma.

Vamos meditar nos versículos do Alcorão Sagrado, e a melhor hora para meditar e pensar nos versos e passagens do Alcorão Sagrado é após as orações. Como dizia uma nobre tradição do profeta: “A meditação vale mais que a devoção de 60 anos”. O nosso coração deve ficar repleto e cheio de fé, e isto só pode ser conquistado por meio da meditação nos versos de Deus.

Segundo Sermão

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Durante o mês de Jamadi Al-Thani temos várias datas a serem relembradas.

A primeira é o nascimento da Fátima Azzahra (A.S.). A segunda é o martírio dela. E a terceira é o falecimento da Om Al-Banin, a esposa do Imam Ali (A.S.) e mãe de Abu Fadhl Al-Abbas e demais filhos dele, os quais se sacrificaram junto ao Imam Al-Hussein (A.S.).

Na visitação de Fátima (A.S.) nós recitamos: “Que a paz esteja contigo ó testada e aquela que foi paciente”.

Fátima Azzahra

Ela nasceu após a revelação da mensagem ao profeta em 2 ou em 5 anos, em Meca. Seu apelido era “A mãe do seu pai”. Também era chamada de “Azzahra” e “Al-Batou”. Viveu com seu pai por 8 ou 11 anos. Isso porque o profeta viveu em Meca por 13 anos e depois em Medina por 10 anos. Em Medina, Ali ibn abi Taleb (A.S.) casou com Fátima Azzahra 2 anos após a chegada dela na cidade.

As características de Fátima Azzahra (A.S.)

Anas ibn Malek dizia: “Perguntei a minha mãe sobre quais são os atributos desta grande mulher. Ela disse então: “Ela era como uma lua brilhante em sua noite cheia”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) perguntou a sua filha Fátima: “Qual é a melhor coisa para a mulher?”. Ela (A.S.) respondeu ao seu pai: “Quem não veja nenhum homem e que nenhum homem a veja”. Então o profeta (S.A.A.S.) a abraçou. O significado desta passagem é que o ideal para a mulher é que seja preservada e se mantenha longe dos homens o máximo que possa. Isso não significa que é Haram, mas é melhor que seja assim.

A única descendência do Profeta (S.A.A.S.) é desta pura e abençoada mulher, Fátima Azzahra (A.S.).

Bukhari narrou eu seu Sahih a seguinte passagem do Profeta (S.A.A.S.): “Fátima é a senhora das mulheres do paraíso”. Numa outa passagem ele narra que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Fátima é parte de mim. Quem a irritar estará me irritando”.  Numa outra passagem ele também narra que Aisha disse: “Ninguém era mais semelhante ao mensageiro de Deus do que Fátima Azzahra”.

Narra-se que quando ela ia ao encontro do seu pai ele se levantava se estivesse sentado, a beijava e dava boas-vindas a ela. Ela também fazia ao mesmo se ele fosse ao seu encontro.

Aisha continua dizendo: “Ninguém tinha o linguajar mais verdadeiro do que ela, exceto se fosse o seu próprio pai”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) era tanto o pai dela e ao mesmo tempo o seu educador e orientador.

Numa outra passagem Aisha é perguntada quem era a pessoa mais amada pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Ela respondeu que era Fátima (A.S.).

Numa passagem o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “A senhoras das mulheres do paraíso são quatro: Khadija bent Khuwailed, Fátima bent Mohammad, Mariam bent Omran e Asiyah bent Muzahim”.

Numa passagem Om Salamah disse: “Este versículo foi revelada em sua casa: “… Deus só deseja afastar de vós a abominação, ó Ahlul Bait, bem como purificar-vos integralmente” (33:33). Após esta revelação o Profeta (S.A.A.S.) pediu a mim para chamar Fátima, Ali, Hassan e Hussein, e então disse que estes eram os seus Ahlul Bait (Familiares)”.

Numa outra passagem Aisha dizia: “Quando Fátima caminhava até mesmo seu caminhar era igual ao do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)”.

Dizem que Fátima foi chamada assim pois Deus a preservou do fogo do inferno, assim como a todos que a amam.

Por último, numa narrativa o Imam Ali (A.S.) perguntou ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) quem ele amava mais. O Profeta (S.A.A.S.) então respondeu: “Fátima é a mais amada para mim, e tu (Ali) é o mais querido para mim”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»