SERMÃO DE SEXTA-FEIRA DA MESQUITA O GRANDIOSO MENSAGEIRO (S.A.A.S.) DE CIDAD DEL LESTE, PARAGUAI – SAYYED SHARIF – As Tragédias – 06/03/2020

Primeiro Sermão

Tema: “Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome”.

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e sobre todos os Seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus recomendo-vos a temência a Deus e a mim mesmo. A temência é a ordem de Deus sobre vós e a todos que vos antecederam.

Deus, Exaltado seja, disse: “Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu (ó Mensageiro) anuncias (a bem-aventurança) aos perseverantes. Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos. Este serão cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados”.  (Alcorão 02: 155 a 157)

Deus, O Altíssimo, afirma por meio destes versículos que seus servos serão atingidos pelas tragédias para classifica-los e destacar os pacientes dos impacientes, os crentes dos descrentes. Estas tragédias são para saber quem são constantes em suas fé e crenças. Ele disse no seu livro sagrado: “Que criou a vida e a morte, para testar quem de vós melhor se comporta – porque é o Poderoso, o Indulgentíssimo”. (67:2)

Os testes são aplicados tanto na fartura ou nas dificuldades. E no versículo acima Deus disse “… mediante o temor, a fome…”. Isso porque se Deus quiser testar os seus servos com todo o temor ou a fome eles iriam se arruinar e acabar.

A classificação dos humanos

As tragédias, queridos irmãos, são testes nesta vida. Temos fome, o fim das riquezas ou falecimento de parentes e amigos. Tudo isso certamente irá acontecer. Quando acontecerem o ser humano será dividido em dois: aqueles que serão pacientes e fortes e suportam, e aqueles que serão impacientes e fracos e não suportam. Certamente aqueles que forem pacientes serão recompensados e bem sucedidos sabendo que a recompensa de Deus lhes agraciará muito mais do que a tragédia. Neste caso a tragédia para o ser humano será como uma abundância, e por isso Deus disse: “… anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes…”

Deus pede a Seu mensageiro que dê as boas novas aos pacientes, o quais serão agraciados com grandes recompensas. E quem são os pacientes? São eles que Deus disse: “Aqueles que, quando são afligidos por uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos”.

Quando são atingidos por alguma tragédia ou dificuldade se entregam a Deus, pois eles acreditam que nada está em suas mãos (controle) e sim tudo pertence a Deus. E acreditam que irão ser recompensados no dia do juízo final, no dia em que todos retornarão a Deus. Esta recompensa será apenas dada aos pacientes, os quais se entregam e aguentam a dor daquela perda ou tragédia. Já os impacientes terão mais de um castigo, o primeiro é o castigo deles aqui na Terra por não suportarem a dor da perda e o segundo por Deus no dia do juízo final.

Quando acreditamos que somos de Deus e a Ele retornaremos, isso fortalece o princípio da paciência em nós mesmos, sendo que esta categoria de pessoa será abençoada pelo sucesso e pela clemência de Deus. Os pacientes, que souberam da verdade estando cientes das mais difíceis situações que tudo pertence a Deus e a Ele se retornam as coisas, merecem a verdadeira recompensa de Deus.

Aqueles que não forem pacientes receberão o contrário daquilo que os pacientes irão receber. Por isso que devemos ficar muito atentos, especialmente agora quando nós estamos vivendo parte destas tragédias. As tragédias e as dificuldades são parte da vida e são leis de Deus aqui na Terra, Deus disse no Alcorão Sagrado: “Tal foi a lei de Deus no passado; jamais acharás mudanças na lei de Deus”. (48:23)

Os anúncios de Deus aos seus servos e crentes sobre a recompensa que receberão pela paciência, pois nenhuma outra ação foi tão bem recompensada como esta.

Deus disse: “Aos perseverantes, ser-lhes-ão pagas, irrestritamente as suas recompensas”! (39:10)

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Todo muçulmano que for atingido por uma tragédia e disser: Somos de Deus e a Ele retornamos. Ó meu senhor me ajude em minha tragédia e me agracie com melhor do que ela. Deus, Louvado seja” com certeza Deus irá lhe agraciar melhor”.

Este ditado afirma o que Deus revelou no Alcorão Sagrado:  “Não assolará desgraça alguma, quer seja na terra, quer sejam a vossas pessoas, que não esteja registrada no Livro, antes mesmo que a evidenciemos. Sabei que isso é fácil a Deus. Para que vos não desespereis, pelos (prazeres) que vos foram omitidos, nem nos exulteis por aquilo com que vos agraciou, porque Deus não aprecia arrogante e jactancioso algum…”. (Alcorão 57: 22 á 23)

Nesta vida não há nada além de tristezas e alegrias. Quando estiverem alegres louvem a Deus e quando estiverem tristes sejam pacientes.

Uma pergunta surge: Por que somos testados? Será que Deus precisa testar seus servos para saber como iremos nos comportar e como iremos agir?

Resposta: Os testes divinos são para treinar e educar os servos de Deus. Da mesma forma que os minerais passam por diversas etapas para se tornarem ferro ou aço é muito importante sabermos que os seres humanos também passam por etapas difíceis e testes que servem para aperfeiçoá-los. Deus, O Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos! Sem serem postos à prova? Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse os leais dos impostores”. (29: 02 a 03)

O teste divino é igual à ação de um fazendeiro que prepara a terra para plantar boas sementes, e depois vai arraigando e acompanhando. A semente vai se desenvolvendo e aguentando todas as dificuldades como calor, frio, ventos e pragas até atingir o seu auge, tornando uma boa plantação ou não.

Há uma conhecida tradição do Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), que explica o porquê destes testes divinos ao seres humanos. Ele (A.S.) diz: “Mesmo Ele (Deus) conhecendo seus servos mais do que eles mesmos, deve surgir e aparecer as ações pelos quais eles (os servos) mereceram Sua recompensa ou Seu castigo”. Ou seja, não basta que os atributos sejam as razões pelo castigo e pela recompensa, as ações devem surgir e elas serão as referências para a recompensa ou o castigo.

A inovação

Queridos irmãos e irmãs, se não houvessem os testes divinos não surgiria a modernidade ou criatividade, e especialmente os profetas. No caso do Profeta Salomão (A.S.), Deus disse: “….E quando (Salomão) viu o trono ante ele, disse: Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato….”. (27:40)

O Imam Ali (A.S.) disse: “Deus testa seus servos com suas más ações os privando das riquezas e da bênção para que eles possam pedir o perdão….”.

Resumindo, as tragédias, as guerras, escassez, pragas, doenças, mortes e etc… São testes e caminhos de Deus pelos quais identifica seus verdadeiros servos, sendo que não há nenhuma forma de passar por esses testes senão com a paciência e o apoio em Deus, para que possamos ser considerados entre os virtuosos, os fiéis e na companhia dos mensageiros e profetas, devemos ser testados e passar destes testes, senão não iremos ser considerados como tais, pois a fé a crença não bastam para sermos habitantes do paraíso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: A corrupção surgiu na terra e no mar

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Servos de Deus recomendo a todos a temência, pois Ele disse: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis”. (59:18)

Queridos irmãos, tudo que citamos no primeiro sermão é importante, só que qual é a razão? Deus, O Altíssimo, disse: “A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo de que cometeram. Quiçá assim se abstenham disso”. (30: 41)

Neste versículo Deus afirma que tudo que acontece no mundo, desde desvio moral, político, econômico, social, as tragédias é pela conduta do ser humano.

O ser humano é responsável por tudo que pratica na vida pessoal, social e não se deve atribuir estas coisas a Deus. Ele criou o mundo e lhe deu um plano, um sistema para que este funcione com base nisso. Infelizmente o ser humano saiu deste plano e se desviou. Levando-o para estas tragédias e calamidades. Isso porque o ser humano pode fazer o bem e ao mesmo tempo pode estabelecer a corrupção e o mal sobre a Terra.

Está registrado no Alcorão Sagrado que um dos profetas disse: “ …só desejo a vossa melhoria, de acordo com a minha capacidade; e meu êxito só depende de Deus, a Quem me encomendo e a Quem retornarei, contrito”. (11:88)

Os profetas e os mensageiros queriam que o bem e a reforma sejam estabelecidos em todas as sociedades.

Numa outra passagem Deus cita: “…Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo…”. (13:11)

Deus, O Altíssimo, está nos informando que o próprio ser humano é responsável por suas condições de vida e suas condições só mudam se ele mesmo mudar sua conduta interior. A partir do momento que a conduta do ser humano seja corrupta suas consequências serão como tal e isso não será diferente enquanto a conduta dele continuar sendo assim: “Isso, porque Deus jamais muda as mercês com que tem agraciado um povo, a menos que este mude o que há em seu íntimo; sabei que Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo”. (8:53)

Deus diz ao ser humano que mude suas ações e terá uma vida baseada em melhores condições. A vida que o ser humano vive é de acordo com as condições que ele próprio estabeleceu ao seu redor. Isso esta confirmado no seguinte verso quando Ele diz: “Deus exemplifica com o relato de uma cidade que vivia segura e tranquila, à qual chegavam, de todas as partes, provisões em prodigalidade; porém, (seus habitantes) desagradeceram as mercês de Deus; então, Ele lhes fez sofrer fome e terror extremos, pelo que haviam cometido”. (16:112)

O medo, as tragédias, a fome, escassez, doenças e todo tipo de calamidade, todos são derivados da ação do ser humano. Nossa mentira, fraudes, calunia e demais condutas negativas são como atraímos as tragédias para nossas sociedades. Portanto, devemos primeiro corrigir nossas condutas para que a vida melhore e comecemos a ver o resultado na sociedade.

O ser humano deve agir de acordo com o bem e não com o mal, com a justiça e não injustiça, e daquilo que Deus quer e não o contrário. Desta forma a sociedade irá viver a paz. Esta é a regra e não mudará pois é a promessa de Deus.

Uma das questões que também leva a arruinar as condições sociais são as divergências profundas. Quando a nação é afastada da verdade e começa a se distrair de suas prioridades. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Toda nação que se divergir após o seu profeta, os injustos tomarão o lugar dos justos”.

As diferenças começam a distrair o povo de suas causas principais, fazendo com que se distancie da verdade. Estas diferenças fazem que a nação perca os elementos de força e de sua identidade.

Foi isso que aconteceu com a nação islâmica, depois do falecimento do Profeta, quando ela começou a se distanciar da sua verdade. Quando estudamos a nossa realidade política e econômica observamos que todas as crises que acontecem no mundo, sejam no leste ou no oeste, são por causa do desvio e da corrupção. O exemplo é a crise econômica do Líbano ou de demais países, vimos que a causa da crise é que os mais privilegiados na sociedade criam uma barreira para a reforma politica. Eles procuram manter tudo sob o controle e ainda por cima ninguém pode julgá-los ou condená-los, pois são os poderosos. A lei só se aplica sobre os fracos e pobres sendo que os políticos corruptos e os poderosos são intocáveis.

Saibam que Deus jamais desviou uma sociedade e sim sempre a colocou no caminho certo. Deus reformou e corrigiu as relações humanas por meio das famílias só que foi o próprio homem desviou a relação entres os casais. Deus corrigiu a fonte de riqueza e fez que o ganho fosse licito por meio de contratos legítimos só que o homem desviou a forma que se ganha e começou a aplicar meios de conduta econômica desviados como os juros e os jogos de azar. A vida do ser humano foi corrigida e reformada proibindo o uso de entorpecentes como álcool e drogas, mas o ser humano se desviou. O ser humano corrompeu a vida matando a reforma e a correção estabelecidas por Deus. Até mesmo a natureza não escapou das ações do homem, pois hoje o aquecimento global, a poluição, a extinção de várias espécies, tudo isso é derivado da ação do próprio homem.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

«
»