Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – Por que alguns são mais ricos do que os outros? – 30 de Novembro de 2018 – Sheikh Wissam Issam

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado Seja Deus o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Mensageiro de Deus, Mohammad (S.A.A.S.), com seus purificados Ahlul Bait (A.S.), com os seus bons companheiros e todos aqueles que os seguem verdadeiramente até o dia do juízo final.

Ó servos de Deus, recomendo a vós o temor a Deus, louvado seja.

Alguns de nós foram agraciados com riqueza. O significado de riqueza é o que vem de Deus, louvado seja. Esse privilégio é diferente de uma pessoa para outra, isso não porque alguns de nós estão mais próximos de Deus do que outros. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Deus favoreceu, com a Sua mercê, uns mais do que outros…” (16:71). Não significa que se alguém foi menos enriquecido por Deus é porque ele não é amado por Ele, Glorificado e Exaltado Seja. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi órfão e pobre durante toda a sua vida, mesmo assim ele se tornou a melhor das criaturas e a mais amada por Deus. A quantidade de riqueza que Deus concede a cada um de nós não é a medida do amor ou proximidade daquela pessoa com Deus, e o melhor exemplo que podemos dar aqui são os profetas Salomão (Suleiman), que Deus concedeu uma riqueza jamais testemunhada por algum ser sobre o planeta e o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que foi pobre por toda sua vida. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Disse: Ó Senhor meu, perdoa-me e concede-me um império que ninguém, além de mim, possa possuir…” (38:35)

Há uma filosofia por trás disso. Deus louvado Seja quis que a riqueza fosse diferente para cada um de nós. Agora a pergunta é, por que um indivíduo ou um grupo tem uma riqueza maior do que outros? Um pergunta lógica feita por muitos. Para respondê-la devemos observar as leis e regras universais que são coerentes e as mais benéficas.

Entre os sistemas existentes Deus estabeleceu a divisão ou diferentes formas de distribuição da riqueza por determinados motivos. Aqueles que seguem essas regras obterão mais riquezas e aqueles que não seguem terão baixas riquezas. Por exemplo, um indivíduo trabalha numa certa empresa sendo que ele procura meios para alavancar seus rendimentos com outros trabalhos além deste trabalho que ele faz na empresa, como um segundo emprego, horas extras ou até um pequeno negócio independente.

As regras ou ferramentas praticadas pelo indivíduo rico e o indivíduo pobre são diferentes sendo que Deus não distribui as riquezas somente com a referência da fé ou da religião entre as pessoas. Seja o indivíduo crente ou incrédulo, isso é uma questão de escolha pessoal do homem. Deus louvado Seja estabeleceu leis no universo para serem seguidas e o mesmo vale para a riquezas.

O sistema criado por Deus está estabelecido através do início e do fim da vida. O ser humano viverá esta vida e continuará na outra vida, ambas possuem leis e regras, mas são diferentes uma da outra. Deus criou o sistema universal com o início da vida e seu fim, sendo que quando o ser humano começa essa vida ela é contínua e nunca irá acabar, e ele passará uma parte dessa vida aqui nesta terra e na outra vida.

Deus louvado Seja estabeleceu testes na vida do ser humano para que por meio destes testes possamos expor e ver a verdadeira essência de cada um, e ver se o seu eixo e centro continua sendo a humildade ou passa para a arrogância, continua sendo a fé ou passa para a incredulidade, e se ele é do partido de Deus ou do partido de Satã.

Primeira análise

A primeira pergunta que faremos é por que alguns são mais ricos mais do que os outros? Para responder esta pergunta temos que saber primeiro quais são as causas do enriquecimento.

1) Passar pelas provas e testes
2) Não invejar
3) Não ser nervoso

Ao mesmo tempo há causas para a continuidade do enriquecimento:

1) A gratidão a Deus
2) Não pecar
3) Cumprir seus deveres com os próximos

A primeira questão são os testes na vida do ser humano. Nunca a riqueza não pode ser considerada um privilégio e jamais a pobreza poderá ser considerada uma desvantagem. O ser humano está em testes constantes e possuir riquezas pode ser também um tipo de teste pelo qual ele poderá demostrar sua gratidão ou não a Deus. Ele será testado para ver se na riqueza continua cumprindo seus deveres cívicos e humanitários ou se torna corrupto e opressor, e no caso de ser pobre o ser humano será testado pela paciência e falta de inveja, se estará descontente com aquilo que Deus lhe concedeu ou não. Enfim, tudo na vida do ser humano é um teste, e tudo vale como prova para ver se o ser humano continua sendo grato ou se será ingrato a Seu Senhor.

São três condições para cada situação, aquele que é pobre passa por testes de paciência, de descontentamento e de existência de inveja. Aquele que possui riquezas de gratidão a Deus, de práticas e deveres. Se o ser humano for rico, no dia do juízo final Deus Exaltado Seja perguntará a ele como passou sua vida e como gastou a riqueza, com o que ele gastou sua energia, com o que ele gastou sua juventude e etc.

Segunda análise

Deus concede ou restringe as Suas graças para as pessoas, no entanto, jamais tenha uma ideia errônea sobre Deus, pois em tudo existe um porquê. Deus louvado seja concede algo para alguém porque ela merece ou porque será um benefício, e restringe algo porque será maléfico ou porque isso pode ser uma misericórdia, um benefício de Deus. Devemos ter total confiança em Deus, Ele, Exaltado Seja, divide as riquezas, dá a saúde, dá a vida para qualquer ser humano de acordo com Sua sabedoria, e quando nos referimos à vida do ser humano nos referimos tanto a esta quanto a outra vida. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E se Deus prodigalizasse a Sua graça a todos os Seus servos, eles se excederiam na terra; porém, agracia proporcionalmente, porque está bem inteirado, e é Observador dos Seus servos”. (42:27)

Por causa disso Deus limitou a riqueza do ser humano para justamente controlá-lo. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O anjo Gabriel veio até a mim e transmitiu a mensagem de Deus e disse: Meus servos são de dois tipos: aqueles que devem estar ricos, pois se ficarem pobres abandonarão a religião; aqueles que devem estar pobres pois se ficarem ricos se tornarão arrogantes e corruptos”.

Deus sabe o que é melhor para todos nós, melhor do que nós mesmos. Ele é mais piedoso sobre nós do que nós mesmos.

Terceira análise

Imaginemos que Deus conceda um milhão para cada ser humano de uma forma igual a todos. Será que cada um irá trabalhar em trabalhos específicos como padaria, marcenaria, construção civil, mecânica, e etc? Saibam que se Deus concedesse riqueza igual para todos ninguém desejaria trabalhar. O mundo acabaria em monotonia e esta é uma das filosofias do porquê da distribuição de sustento ou riqueza diferenciada, é para que cada um de nós necessite de outros. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Nós distribuímos entre eles o seu sustento, na vida terrena, e exaltamos uns sobre outros, em graus, para que uns submetam os outros; porém, a misericórdia do teu Senhor será preferível a tudo quanto entesourarem”. (43:32)

Ninguém deseja viver uma vida humilhante ou de sacrifício e sofrimentos. Isso é uma questão de gestão divina, a qual nós não poderíamos compreender. Temos que confiar em Deus o altíssimo e entregar tudo em Suas mãos. A estabilidade da vida do ser humano funciona com base nesse sistema. Com tudo isso percebemos que a questão está evidente para nós do porque Deus fazer isso para cada ser humano.

Por que as diferenças de distribuição de riquezas entre as pessoas? Talvez um pessoa possa vir e discutir não aceitando essa tese. A resposta sobre essas três questões baseando-se nos versos do Alcorão Sagrado e nas tradições do profeta e dos Imames são estas apresentadas, pois as pessoas que criticam e não aceitam essa lógica divina possuem um problema interno, um defeito no seu intelecto. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Ó humanos vosso pai é único vosso senhor é único. O árabe não tem privilégio sobre alguém de outra nação e o homem negro sobre o homem branco, exceto no temor a Deus”.

A melhor forma de alguém expressar seu temor a Deus é ter fé nas diferenças entre as riquezas das pessoas, e que há uma grande sabedoria divina por trás destas diferenças.

Outra questão é a pessoa que critica as análises acima apresentadas e acha que essa vida mundana e temporária que vivemos hoje é tudo que existe. É verdade que se essa vida fosse tudo o ser humano teria razão em questionar a Deus o porque desta diferença na distribuição de riquezas, mas existe a outra vida, a vida da eternidade, após o dia do juízo final, todos viveremos eternamente o paraíso ou o inferno pelas nossas práticas e ações. O nosso foco e o foco do fiel deve ser esta vida e o que ele ganhará nela, e não a vida mundana temporária que vivemos aqui. O valor dessa vida é pouco comparado com a outra vida. Existe a outra vida que deve ser observada atentamente. Aquele que acha que essa sua vida é a última deve revisar a forma de seu pensamento.

Por que com bases nessas leis as pessoas incrédulas e as pessoas mais pecadoras e inimigas de Deus são pessoas com muita riquezas? E as pessoas crentes que são religiosas e não possuem riquezas?

Primeiro, há leis que regem esta vida. Segundo, se o ser humano praticar todas essas leis e mesmo assim ele não consegue riquezas, as respostas possíveis são muitas. Por exemplo, há pecados que privam a riqueza do servo. Um verso do Alcorão Sagrado diz: “…Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei…”. Ser grato a Deus sempre é muito benéfico e pode aumentar e atrair a riqueza. O agradecimento deve ser para Deus em primeiro lugar, não para as pessoas, e a melhor forma de agradecimento é a devoção e a obediência a Deus, e não somente com palavras. Aquele que agradece pode esperar as bênçãos de Deus e aquele que for ingrato não deve esperar as riquezas de Deus.

O Imam Ali (A.S.) classificou o que leva à perda da riqueza:

a) Falso juramento
b) Zina (relações ou atos sexuais em que existe promiscuidade)
c) Cortar os laços com familiares
d) Mentiras e enganação

Em casos em que a pessoa realize todos esses pecados e ainda ganhe muita riqueza, por que isso acontece? Dizemos: Toda ação tem consequências. Certas vezes Deus enriquece a pessoa durante a sua vida inteira por uma única boa ação ou caridade que ela tenha feito. As vezes Deus retira a riqueza de uma pessoa durante sua vida inteira por deixar de praticar boas ações ou por cortar laços com os familiares por exemplo.

Outra questão é que Deus não olha para o ser humano simplesmente classificando se este é pecador ou não, as vezes Ele vai além. Ele olha para os filhos desse ser humano, e às vezes os pais são perdoados pelas orações dos filhos, por serem inocentes e de coração puro. Alguma boa ação do filho pode enriquecer seu pai, e às vezes o ser humano é pecador, mas sua mãe é um bom ser humano, uma devota, ou seu pai também, e Deus não o castiga.

O assunto é complexo de entender, já que há vários sistemas e regras para se chegar a um ou vários entendimentos. O importante é termos o foco em Deus, olhar e direcionar nosso foco para Deus. Não devemos ficar bravos com Deus e nem devemos duvidar de Deus, temos que saber que a nossa obediência ou desobediência não irá mudar nada para Deus, isso não o afeta.

Deus louvado Seja disse: “Ó humanos, sois vós que necessitais de Deus, porque Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo”. (35:15)

Deus concede as graças ao ser humano não por seus méritos e sim porque Deus é generoso. Deus é virtuoso, piedoso e garantiu o sustento ao ser humano. Deus deseja afastar as tragédias das pessoas e conceder saúde e tudo que este ser humano deseja. Deus não deseja nada senão a bondade para o ser humano. Deus deseja que o ser humano seja obediente. Deus quer um ser humano benéfico na vida porque a boa relação do ser humano com Deus é o resultado do seu contato com Ele, Exaltado seja.

E que a paz e as bençãos de Deus estejam com todos vocês.

 

 

«
»