Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Perguntas irrelevantes – Sheikh Youssef Ajudri – 02/07/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos a temência a Deus que é o único caminho para a salvação.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, não interrogueis acerca de coisas que, se vos fossem reveladas, atribular-vos-iam. Mas se perguntarmos por elas, quando o Alcorão tiver sido revelado, elas serão explicadas. Deus perdoa a vossa sofreguidão, porque é Tolerante, Indulgentíssimo.” (5:101)

Perguntas irrelevantes

Neste abençoado versículo da Surata Al-Ma´ida, Deus o altíssimo pede para os fiéis que não interrogueis acerca de certas coisas pois isso é um pecado. Isso porque se ele perguntar sobre estas coisas vai lhe causar problemas e angústias. Algumas pessoas perguntavam certas coisas para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e ele com o seu conhecimento oculto os respondia e às vezes a resposta não era compatível ao que gostavam de ouvir. Uma pessoa por exemplo perguntou onde estaria o pai dela. A resposta era que o pai dele estava no inferno. lógico que a resposta não deixou ele satisfeito. Outro perguntava quem era o verdadeiro pai dele (Isso porque antes do Islam Zina era um ato comum na sociedade), então a resposta não agradaria ele. Outro perguntava quantos anos viveria. A resposta também não o agradava. E assim por diante, perguntas como estas em dezenas. As pessoas perguntavam este tipo de perguntas ao Profeta (S.A.A.S.) sendo que as respostas delas não eram relevantes e não fariam diferença alguma para elas. Alguém perguntar como será o futuro dela, quantos anos vai viver e quando e como vai morrer, entre outras perguntas, estas coisas podem atrair angústias e preocupações para a pessoa. A pessoa deve perguntar coisas que sejam relevantes a ela, que a ajudam a conquistar a felicidade nesta e na outra vida, que a levam ao paraíso e não perguntas irrelevantes.

O versículo acima nos faz meditar que devemos não devemos perguntar ou pesquisar sobre algo que não lhe seja relevante e não lhe seja útil para conquistar a felicidade na outra vida. imaginem se alguém souber o dia de sua morte e a causa de sua morte. Isso lhe causaria um estresse e preocupação jamais vivida e quanto mais se aproxima da data mais ele viverá a preocupação. Isso lhe causa angústia e aflição. Então qual benefício destas perguntas? Melhor perguntar sobre coisas que te tragam alegria e felicidade e não angústia e aflição.

Deus o altíssimo deixou algumas coisas expostas e visíveis e outras ocultas e nisso certamente há um grande benefício. Isso não se aplica apenas nas perguntas irrelevantes, qualquer informação ou notícia ou profecia ou análises sem fundamentos, tudo isso deve ser evitado.

O verdadeiro fiel deve ter confiança e esperança em Deus e jamais perder sua esperança. Jamais deve ficar perguntando sobre coisas que lhe trarão aflição ou angústia, ou trocando notícias ou informações sobre coisas negativas irrelevantes que podem atrair tristeza para nossa vida como por exemplo aquelas notícias que saiam logo no início da pandemia do Covid 19 que dizia que 1/3 da humanidade iria morrer com esta pandemia ou profecias que afirmam o que vai acontecer no futuro, tudo isso é algo indesejável e repudiável para o fiel e ele deve evitá-lo.

O fiel deve perguntar sobre coisas que lhe sejam úteis aqui nesta vida e na outra, sobre questões de sua religião, do seu comércio como torná-lo lícito, de sua alimentação e bebida, de sua convivência, entre outros. Este tipo de pergunta ou trocar este tipo de informação é desejável e recomendável ao fiel. São informações que lhe atrairão a luz e a orientação. Conheçam o Alcorão Sagrado e suas belíssimas mensagens, os ensinamentos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.), estas informações lhe trarão luz e muita orientação em suas vidas. Não sejam como o povo de Israel que ficaram questionando a cor da vaca que deveriam degolar no caso do jovem assassinado e então aquela insistência e ignorância deles lhes causou constrangimento pois a cada pergunta Moisés respondia ele e o final da história foi que apenas uma vaca em toda aquela cidade deveria ser degolada para eles chegarem ao assassino daquele jovem e o dono daquela vaca exigiu o peso daquela vaca em outro como preço da vaca. Estão vendo?! Se eles não tivessem perguntado tanto o problema deles poderia ter sido resolvido degolado uma vaca qualquer pois inicialmente Deus exigiu que eles degolassem qualquer vaca. Mas como eles foram ignorantes, este foi o resultado de sua ignorância.

Uma nobre tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Ó humanos. Deus exigiu a vocês o Haj”. Então o Ucasha Al-Asadi levantou e perguntou: “Todo ano?”. O Profeta respondeu: “Se eu dissesse que sim seria obrigatório. E se o Haj todo ano fosse obrigatório e vocês não fizessem seriam arruinados (Desorientados). Silenciem-se no que eu me silenciei perante vocês pois os povos que vos antecederam foram arruinados por causa dos questionamentos aos profetas ”. E então foi revelado o versículo acima.

Então, entendemos, que a pergunta é importante mas só quando é bem feita e quando há uma objetividade na pergunta. Mas quando não há, a pessoa deve evitar. Perguntar sobre questões da nossa crença, fé, jurisprudências, e questões que nos iluminam e nos guiam a senda reta. E não contrário disso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos a temência a Deus que é o único caminho para a salvação.

Os meses sagrados do Haj

Queridos fiéis, neste sermão gostaria de afirmar a importância e a santidade destes meses sagrados, os meses do Haj. São elas: Shawal, Zul Quidah e Zul Hijah. Por isso, peço que fiquemos bem atentos às nossas ações nestes meses, pois os pecados serão severamente cobrados e as boas ações serão multiplicadas.

As orações

A oração é o pilar da religião e especialmente as orações congregacionais são de grande importância sendo que o número mínimo para realizá-la é de 2 pessoas e a oração de Sexta-feira é de 5 pessoas.

As orações congregacionais são de grande relevância e importância especialmente a oração da manhã, crepúsculo e da noite (Sobh, Maghreb e Icha). Se quiserem o bem, felicidade, segurança e felicidade, tudo que vocês quiserem está nisso. Tudo que é recomendado atrai o bem para todos nós. Se quisermos riquezas, tranquilidade, paz, e muito mais, então realizar as orações congregacionais pode ajudar a atrair estas coisas a nós.

Tem pessoas que nunca passam em uma mesquita para rezar uma oração congregacional, passam-se semanas, meses e anos, e esta pessoa nunca passa na mesquita. Saibam que se apenas 2 pessoas fizerem a oração congregacional eles terão a recompensa de 150 orações por cada genuflexão realizada. Olhem só quanta benção que ambos terão. Imagina alguém falando que você pode ganhar milhões em um negócio, você ignoraria? Você perderia a chance de investir naquilo? Pois é, estas passagens e ditos nos ajudam a conquistar milhões em recompensas porque ignoramos.

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado sobre a história do profeta Abraão e sua submissão a Deus. Ele diz: “E quando chegou à adolescência, seu pai lhe disse: Ó filho meu, sonhei que te oferecia sacrifício; que opinas? Respondeu-lhe: Ó meu pai, fiz o que te foi ordenado! Encontrar-me-ás, se Deus quiser, entre os perseverantes! (102) E quando ambos aceitaram o desígnio (de Deus) e (Abraão) preparava (seu filho) para o sacrifício (103) Então o chamamos: Ó Abraão (104) Já realizaste a visão! Em verdade, assim recompensamos os benfeitores (105) Certamente que esta foi a verdadeira prova (106) E o resgatamos com outro sacrifício importante (107) E o fizemos (Abraão) passar para a posteridade (108) Que a paz esteja com Abraão (109)” (37)

Esta história é tão bela. É um exemplo de total submissão à vontade de Deus e nós temos muito que aprender com ela. Quando nós recebemos ordens de Deus devemos a seguir sem nenhum questionamento ou resistência, mais ou menos como um soldado que recebe ordens do seu comandante ele não deve questionar e só deve cumpri-las. Deus é o mais sábio de tudo e ele conhece tudo que há de benefício ao homem por isso suas ordens sempre lhe serão a seu benefício.

Esta bela história é um exemplo de submissão total a Deus. afirma-se que quando o Abraão queria degolar o seu filho Ismail, enquanto Ismail estava na posição de prostração a Deus, Abraão passava a faca sobre o pescoço do seu filho mas ela não surtia efeito. Abrão então pegou a faca e colocou sobre a rocha e ela se dividiu ao meio. Então Abraão perguntou porque a faca não cortava o pescoço do seu filho? A faca então falou com a ordem de Deus: “O Khalil (Abraão) me ordena mas o majestoso me coibi”.

Pois é, Deus é clemente, o misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

«
»