Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os elementos para alcançar o sucesso e o progresso – Sheikh Ghassan Abdallah – 14/06/2019

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

“Ó fiéis, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Deus intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele”. (8:24)

Vamos falar a respeito deste abençoado versículo e quais são os elementos do fortalecimento e do despertar da pessoa, do grupo e da nação. Em primeiro lugar este versículo aponta que a atenção total deve ser para aquilo que “Deus e Seu Mensageiro” ordena, pois isso representa a vida para o homem. Quando dizemos vida não nos referimos a vida material do homem e sim a seu espírito, sua alma, seu coração e sua consciência. Esta vida que seria o seu conhecimento com Deus e sua proximidade e sua submissão a Ele. Uma vida a qual o homem pode sentir o gosto da felicidade e da satisfação num ambiente cujo nós só sentimentos o sabor da calamidade e do sofrimento.

Pois bem, se a pessoa, grupo ou a nação atender o chamado de Deus e do Seu Mensageiro certamente será merecedora de ser chamada de a melhor, como Ele mesmo disse no Alcorão Sagrado: “Sois a melhor nação que surgiu na humanidade, porque recomendais o bem, proibis o ilícito e credes em Deus…” (3:110). Pois ser melhor não é algo relacionado a raça, cor, língua ou nacionalidade, e sim na recomendação do bem e coibição do mal.

Já se a nação rejeitar o chamado de Deus e do Seu Mensageiro isso significa que é uma nação que vive suas paixões e luxúrias, e está seguindo seu ego e seus desejos. Por isso, queridos irmãos, que nós percebemos que Deus afirma isso em Seu livro quando diz: “E se não te atenderem, ficarás sabendo, então, que só seguem as suas luxúrias…” (28:50). Pois o ser humano só pode seguir um de dois caminhos, o caminho de Deus ou o caminho de seus desejos e paixões.

Por isso o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) propagava tudo que Deus o ordenava, mas infelizmente algumas pessoas não o escutavam e isso está registrado no Alcorão Sagrado no seguinte versículo: “… tu não podes fazer-te ouvir por aqueles que estão nos sepulcros” (35:22). As pessoas infelizmente vivem fisicamente, mas estão mortas espiritualmente, e esta é uma realidade que havia desde a época do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pois ele propagava a doutrina para as pessoas, mas elas o rejeitavam e não o escutavam. E por isso queridos irmãos que hoje em dia a nação que possui todos os elementos e ferramentas do progresso e da evolução está vivendo nas margens do progresso e da evolução das demais, e isso é uma grande decadência e infelicidade. O grande sábio de Al-Azhar, Allamah Al-Ghazali, disse sobre isto: “Uma nação que procura no meio do conhecimento e não o encontra. A procuramos nas indústrias e produções e não a vemos. Na ética e na moral, na cooperação, na justiça e liberdade, e não é encontrada”.

Mas, queridos irmãos, não podemos viver a desesperança se há uma luz no final do túnel, e por meio desta luz a nação está vivendo a esperança de alcançar a glória e a dignidade para toda a nação. Mas vemos que opressores e injustos tentam apagar a luz da verdade. Eles querem apagar a luz de Deus de acordo com o que o Alcorão Sagrado alertou: “Pretendem extinguir a Luz de Deus com as suas (infames) bocas; porém, Deus completará a (revelação de) Sua Luz, embora isso desgoste os incrédulos” (61:8)

Quais são os elementos que podemos utilizar para fortalecer e erguer o status da nação? Antes de mais nada o ser humano foi abençoado por tantas bênçãos que jamais poderão ser contadas, e uma das primeiras foi a razão e a consciência. Quando falo a razão não me refiro a situação de sanidade, estou me referindo a razão, aquela situação em que a pessoa ao ouvir algo analisa, pensa e depois toma uma decisão correta. A nação que não dá valor para o seu intelecto e razão é uma nação que viverá nas margens das outras, e não irá viver a moral e a ética, e isso está no poema de um poeta árabe que diz:

As nações representam a moral, enquanto estão vivas…
Quando matarem sua moral, elas também morrerão!

Conhecimento

Podemos afirmar aqui que o primeiro elemento que pode ser uma das principais ferramentas para o êxito é o conhecimento. Quanto mais a sociedade for uma sociedade com conhecimento com certeza será uma sociedade que estará no caminho do progresso e da evolução. Quando analisamos isso dento das tradições islâmicas vemos que realmente o conhecimento possui uma grande presença entre nossas tradições, sendo que o primeiro contato e ligação entre Deus e seu Mensageiro foi o chamado para o conhecimento, a razão, a prova e pensamento, quando Deus diz: “Lê, em nome do teu Senhor Que criou (1). Criou o homem de algo que se agarra (2). Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo (3). Que ensinou através do cálamo (4). Ensinou ao homem o que este não sabia (5)” (96). Ou seja, o primeiro chamado foi o chamado do conhecimento e não a força. Aquilo que ergue a posição dos homens é o conhecimento e não a força. Por isso Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os insipientes? Só os sensatos o acham” (39:9). Numa outra passagem Deus disse: “… pois Deus dignificará os fiéis, dentre vós, assim como os sábios…” (58:11). Quando procuramos nas tradições e passagens achamos a seguinte tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sobre o conhecimento: “Conheçam com o conhecimento, porque a sua busca é uma bondade, seu estudo é uma recordação, sua busca é uma batalha, seu ensino aos próximos é uma caridade, e sua dádiva é a proximidade a Deus, pois o conhecimento é a vida dos corações e a visão verdadeira dos olhos, pois é com o conhecimento que Deus o Altíssimo é adorado e com ele que o conhecimento pode levar os bons laços entre os familiares, o conhecimento é Imam (Líder) da razão”. Numa tradição o Imam Ali (A.S.) disse ao seu companheiro Kumail ibn Ziyad: “O conhecimento é melhor que a riqueza. O conhecimento te protege e você protege a sua riqueza. A riqueza diminui ao dá-la, mas o conhecimento aumenta ao ser divulgado… Ó Kumail os ricos se arruinaram enquanto protegeram suas riquezas, mas os sábios continuam vivos em seus conhecimentos. Seus corpos não estão, mas suas palavras estão presentes” O Imam Ali (A.S.) ficava angustiado e dizia às pessoas: “Me perguntem antes de me perderem”.

Qual conhecimento?

Muitos perguntam sobre que tipo de conhecimento estamos falando. É lógico em há várias afirmações que indicam que o mais nobre e digno dos conhecimentos é o conhecimento religioso, pois é o conhecimento que leva a conhecer e reconhecer a existência de Deus, o criador. Mas sabemos que este conhecimento não é o único meio, pois se analisarmos os versículos do Alcorão veremos que em todo o Alcorão há apenas cerca de 100 versículos que falam a respeito de jurisprudências religiosas, e todos os demais versículos falam a respeito de outros tipos de conhecimentos.

Por isso, num dos livros do mártir Sheikh Morteza Motahhari (K.S.) ele rebateu a ideia de classificar as ciências em ciências religiosas e cientificas, pois todas as ciências podem levar a meditação sobre a grandiosidade do criador deste universo, já que Deus o Altíssimo disse: “De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas…” (41:53). …. Pois Aquele que ordenou o homem a realizar a oração é o mesmo que criou todo este universo.

Queridos irmãos, o progresso e a evolução científica que vivemos hoje em dia devem estar vinculados à moral e a ética, caso contrário são ameaças para toda a sociedade. E é isso que vimos na corrida da indústria bélica e no florescer das armas de destruições em massa. As armas são produzidas e armazenadas enquanto milhões passam fome.

Portanto irmãos, o principal elemento para erguer uma nação é o conhecimento, que é luz e orientação na escuridão, já que a orientação é um dos principais elementos do progresso das nações.

Segundo Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Servos de Deus, temam a Deus o qual deseja que vivamos o significado da temência em nossa vida e em nossa consciência, pois a temência é uma introdução para a satisfação de Deus. Ele disse no seu livro sagrado: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis (18). E não sejais como aqueles que se esqueceram de Deus e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios. Estes são os depravados! (19) Jamais poderão equiparar-se os condenados ao inferno com os diletos do Paraíso, porque os diletos do Paraíso serão os ganhadores (20)” (59).

Numa outra passagem Deus o Altíssimo disse: “Ó humanos, temei vosso Senhor e temei o dia em que um pai em nada poderá redimir o filho, nem o filho ao pai. Certamente, a promessa de Deus é verdadeira! Que não vos iluda a vida terrena, nem vos iluda a sedutor, com respeito a Deus!” (31:33)

Numa outra parte do Alcorão Sagrado, Deus exaltado seja disse: “Ó humanos, temei a vosso Senhor, porque a convulsão da Hora será logo terrível (1). No dia em que a presenciardes, casa nutriz esquecerá o filho que amamenta; toda a gestante abortará; tu verás os homens como ébrios, embora não o estejam, porque o castigo de Deus será severíssimo (2)” (22).

Além destes muitos outros versículos falam a respeito da temência a Deus, sendo que uma das traduções de temência é a pessoa entender e conhecer as condições que estão vivendo. Outra tradução da temência, especialmente nesta época, que é a época da comunicação e da velocidade, é a UNIÃO entre os membros desta nação. Esta união é alvo constante dos maldosos. Os inimigos do Islam e dos muçulmanos jamais deixarão que haja união entre os membros e integrantes desta grandiosa nação. Infelizmente, os sábios mercenários dos governantes utilizam os meios e ferramentas que tem para causar danos e insatisfações aos membros desta nação. Todos vocês, queridos irmãos, sabem o quanto o Alcorão Sagrado nos instrui para elaborarmos os melhores termos e condutas. Ele disse no Seu livro: “E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma…” (29:46). Numa outra passagem Ele disse: “Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, vinde, para chegarmos a um termo comum, entre nós e vós…” (3:64). O nosso livro nos educa e nos ensina a utilizamos as palavras e termos corretos no diálogo, mas estes “sábios” mercenários dos governantes injustos educam e ensinam as pessoas a dialogar com os próximos com insultos, xingamentos e ameaças. São eles que devem se educar com os ensinamentos do Alcorão Sagrado antes de querer orientar os próximos.

Além disso saibam que toda palavra que sai de nossas bocas pode causar uma intriga ou um problema, e seremos responsáveis e julgados por elas. Deus disse no Seu livro sagrado: “E detende-os lá, porque serão interrogados” (37:24).

O Imam Ali (A.S.) disse quando seu direito legítimo de governar o estado foi tomado injustamente: “…Ficarei pacífico enquanto a situação geral dos muçulmanos estiver pacífica, mesmo que haja uma injustiça sobre a minha pessoa, pois temi quando vi que se não apoiar e ajudar o Islam e seu povo causarei nele uma ferida ou marca a qual suas consequências serão muito piores sobre mim do que este cargo temporário que vocês tanto sustentam, que na verdade não deixa de ser uma distração temporária e é como uma miragem que terminará em breve… ”. Ser Xiita não é apenas um título e sim uma prática, pois não adianta falarmos que somos seguidores de Ali (A.S.) se não seguirmos sua conduta e orientação, pois ele (A.S.) disse: “… Saibam que toda pessoa possui um Imam (Líder), e o segue e se ilumina com seu conhecimento. Saibam que em verdade vosso Imam já se saciou deste mundo com esta vestimenta, e de seus alimentos com estes dois pães. Saibam que vocês jamais conseguirão alcançar este grau, mas pelo menos me ajudem com sinceridade e diligência…”

Não é um discurso simplesmente literário e sim real, pois todos os muçulmanos se encontram quando pensamos em várias questões, entre tais o único Deus, o único livro, o único profeta e a única Quiblah, pois o que nos une é mais do que o que nos afasta. Sendo assim, pela ocasião da destruição dos túmulos sagrados dos Imames sepultados em Al-Baqui, sobre  qual todos vocês leem e ouvem, sendo que alguns grandes sábios anunciaram que este dia deve ser um dia de luto, eu digo que realmente este dia deve ser um dia de luto para toda a nação islâmica, pois aqueles que transformaram a casa do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) em sanitários mandam uma mensagem para toda a nação islâmica, não apenas para os xiitas, e o conteúdo desta mensagem é que “não há valor nenhum para nenhuma coisa sagrada da nação inteira”. Este, queridos irmãos, é um elemento que deve ser um ponto de encontro e não desencontro com os demais membros da comunidade muçulmana, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O exemplo dos fiéis em seus laços, amor e piedade é como um único corpo, se um órgão se queixa todos os demais órgãos agirão em vigília e se esforçarão para curá-lo”.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

 

 

«
»