Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os atributos dos fiéis – Sheikh Youssef Ajord – 17/07/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Felicitações a todos por este dia sagrado, 25 de Zul Quidah, dia no qual celebramos o dia da “Dilatação da Terra”, partindo debaixo da Ka´bah sagrada. Deus disse sobre este evento tão importante no seu livro sagrado “E depois disso dilatou a Terra (79:30). Em uma outra passagem Deus disse: Pela Terra e por Quem a dilatou” (91:6) Este dia sagrado no qual é recomendado o jejum e a adoração a Deus. Pedimos a Ele que nos dê forças para adorá-lo em todos os dias, especialmente neste dia, e desejamos que o faça ser um abençoado dia a todos.

Hoje iremos abordar uma bela passagem do Imam Assadiq (A.S.), a qual fala a respeito de:

O fiel deve ter 8 características:

1)    É estável nas dificuldades

2)    É paciente perante as tragédias

3)    É grato na fartura

4)    Satisfeito com o que lhe foi agraciado

5)    Não oprime os inimigos

6)    Não bajula os amigos

7)    Esgota seu próprio corpo

8)    E todos estão satisfeitos com ele

 

É estável nas dificuldades

O fiel vive a estabilidade nas dificuldades. Ele não se abala e não teme nada. Ele vive a paz e a tranquilidade, e é firme e forte. Não se desestrutura jamais.

É paciente perante as tragédias

Como dizia a nobre tradição: “A paciência perante a fé é como a cabeça para o corpo”. O fiel é aquele que é paciente perante as tragédias. Ele não perde a esperança nas calamidades. Ele se segura firme no alívio e sabe que Deus lhe ajudará e o olhará.

É grato na fartura

Ou seja, quando está farto e saciado e está sendo agraciado por Deus ele não o ignora e não o esquece. Ele estará sempre reconhecendo e agradecendo a Deus por aquilo.

Satisfeito com o que Deus lhe agraciou

Ou seja, está satisfeito com o que Deus o agraciou. Se sua vida estiver repleta de abundâncias ou calamidades, vive da mesma maneira. Satisfeito e grato à Deus. Para ele, o que Deus lhe agraciou é bastante, e como dizem as tradições proféticas “O sentimento de contentamento é um teste sem fim”. A vida de uma pessoa sob o contentamento é muito bela.

Não oprime os inimigos

Vejam só, que pela conduta do Islam e dos Ahlul Bait (A.S.), jamais oprimir, até mesmo, os inimigos. Nunca foi permitido que o homem pratique uma injustiça, até mesmo com os inimigos.

Não bajula os amigos

Ou seja, ele não procura satisfazer o desejo dos amigos mesmo se eles estiverem errados. Jamais o fiel busca fazer isso, pois se eles estiverem errados, ele não se alia a eles. O verdadeiro fiel é aquele que se alia ao oprimido e é contrário ao injusto, mesmo se for o seu amigo.

Esgota seu próprio corpo

Ou seja, ele prefere dar trabalho para si mesmo e não incomodar as pessoas.

E todos estão satisfeitos com ele

Ele busca ajudar aos outros e não os incomodar. Jamais praticar algo que incomoda os outros, é uma das características dos fiéis. Tem uma passagem muito bela que diz: “Tratem as pessoas de uma maneira que se for se ausentar elas sentirão saudades de vós, e se morrer chorarão por vocês”. O fiel prefere esgotar seu corpo, sua satisfação e seu conforto para satisfazer os outros.

Irmãos e irmãs, será que nós somos assim? Será que carregamos estas características? Se carregamos estas características então somos classificados como fiéis. Espero que, realmente, estejamos incluídos entre estes fiéis, caracterizados na passagem acima do nosso Imam e guia, o Imam Assadiq (A.S.).

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»