Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O donativo exemplar – Sheikh Wissam Issa – 01/03/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Estamos vivendo nestes dias o nascimento do grandioso profeta e mensageiro de Deus, o Profeta Jesus Cristo (A.S.), o qual sem dúvida foi uma das obras mais excepcionais e extraordinárias que Deus o Altíssimo criou.

Deus, o Altíssimo disse várias passagens sobre ele, sendo uma delas a seguinte: “Crede em Deus e em Seu Mensageiro, e fazei caridade daquilo que Ele vos fez herdar. E aqueles que, dentre vós, crerem e fizerem caridade, obterão uma grande recompensa.” (57:7).  Este versículo cita três assuntos essenciais e importantes.

Primeiro: A fé em Deus

A fé em Deus inclui o monoteísmo, os atributos de Deus e a crença Nele. Esta é a base do Islam e a base da jornada do homem em sua trajetória na vida.

Segundo: A fé no Mensageiro de Deus

A fé nos mensageiros de Deus inclui a fé na liderança e no Imamato, o qual é uma continuidade da mensagem de Deus enviada aos mensageiros.

Terceiro: A caridade

Aqui a principal referência é a existência do dia do juízo final. Ou seja, um dia no qual as pessoas serão recompensadas pelos seus atos.

Portanto, podemos afirmar que os cinco pilares da crença islâmica (Monoteísmo, Justiça, Profecia, Imamato e Ressurreição) estão citados neste versículo do Alcorão Sagrado.

A crença em Deus representa o raciocínio

Está certo que há outras formas de acreditar e crer em Deus tais como milagres, mas o melhor meio de chegar a Deus é o caminho do raciocínio. Já o caminho mais curto e fácil é por meio do milagre, o qual irá convencer a pessoa sã e saudável mentalmente, a qual não tem teimosia nem discordância com a verdade, a acreditar e abraçar a fé em Deus após o milagre divino. E a crença nos mensageiros de Deus também possui os meios e formas certos, cujo entre elas está o milagre que o profeta apresenta para as pessoas.

A caridade neste versículo

Deus disse: “… fazei caridade daquilo que Ele vos fez herdar”. Neste versículo Deus afirma que as coisas que o ser humano possui, entre riqueza, bens e imóveis, na verdade não são dele. É como se ele fosse o representante de Deus e responsável em administrar estas coisas. Tudo aquilo que está no domínio do ser humano pertence a Deus e não aos humanos, pois Ele é o dono de todas as coisas do mundo. Uma outra interpretação que os sábios dão a este versículo é que o que as pessoas possuem são coisas herdadas dos pais e dos antepassados. Seja esta forma de interpretação ou a anterior, o ser humano estaria recebendo de terceiros, e tudo nem sempre pertence a ele.

Doar daquilo que não é seu

Imaginem alguém possuir 100 mil em dinheiro e pedimos a ele que doe todo este dinheiro ou parte dele. Acho que é meio difícil. Já se dermos 100 mil para esta mesma pessoa e pedirmos a ela para doar este dinheiro aos pobres e necessitados será fácil ela fazer isso, pois não se esforçou para ganhá-lo, e muito pelo contrário, ela conquistará fama ao distribuir este dinheiro aos necessitados. O que Deus quer dizer é que o ser humano não é o dono desta riqueza, e sim, ela foi concedida a ele, e, portanto, ele deve sentir a responsabilidade social e coletiva e concedê-la às demais pessoas necessitadas.

O investimento e empréstimo exemplar

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Qual será o fiel que não quererá emprestar espontaneamente a Deus? Será retribuído em dobro, e terá uma generosa recompensa!” (57:11).

Qual é o significado do empréstimo? Alguém que precisa de um dinheiro vai a outra pessoa e pega emprestado o valor necessitado, e depois de um certo tempo este alguém devolve o valor àquela pessoa. Estas são as regras do empréstimo, ou seja, o valor retornará a aquele que emprestou. Neste versículo cita-se outro tipo de empréstimo, que será multiplicado e ao mesmo tempo a pessoa que emprestou será recompensada. Mas quem são as pessoas que ganham as recompensas de Deus? São aqueles que fazem a caridade pela causa de Deus. São como se estivessem emprestando suas riquezas para Deus, sendo que aquele que empresta receberá seu dinheiro de volta, e já que está negociando com Deus e ajudando em nome de Deus, Ele devolverá em dobro, e além disso recompensará no dia do juízo final. Na verdade, é um super negócio e excelente investimento, pois além da pessoa receber aquilo de volta certamente receberá em dobro. Na verdade, este tipo de negócio tem muita vantagem, e por isso as pessoas devem procurar os necessitados e não apenas serem procuradas por eles. A única condição é que esta pessoa seja sincera em seu donativo e que seja totalmente voltado a Deus, o Altíssimo.

A grande recompensa

Do que se trata esta grande recompensa? O que a pessoa ganha quando faz um donativo? Deus disse no Alcorão Sagrado: “O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas, contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo” (2:261). Ou seja, toda caridade praticada pela pessoa Deus recompensará aquela pessoa por 700 vezes. E esta recompensa vale apenas para o ato de caridade, pois a boa ação vale por 10 vezes mais que a caridade, mas já a má ação será registrada como apenas uma. Tudo isso é uma grande generosidade de Deus. Sendo que a caridade e a doação possuem recompensas diferenciadas das demais boas ações.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que fazer uma caridade pela causa de Deus mesmo se não sair de casa será recompensado por cada dinar na quantidade de 700 vezes”. Em seguida ele recitou o versículo acima.

Infelizmente é muito difícil o ser humano fazer cálculos espirituais, sendo que seus cálculos sempre são materiais. Por exemplo, ele pode pensar: “Nossa, na semana passada o faturamento foi muito bom”. Ele faz o cálculo por cima, mas ele não pergunta o motivo do seu faturamento ter sido grande na semana passada. Certamente há razões para as quais isso acontece, e uma delas pode ter sido uma caridade sincera e pela causa de Deus que ele fez, uma oração sincera e totalmente voltada a Deus ou uma oração de um fiel para aquela pessoa.

Pergunta: a caridade sempre é em dinheiro?

Não, nem sempre. Às vezes a pessoa faz uma caridade e paga o preço com a sua imagem e fama. Isso pode acontecer. Imaginem alguém muito famoso e possui uma grande influência ou posição social, e seguir o caminho e a opção certa seria o preço desta fama ou imagem, como na época do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) muitos líderes e famosos se rebaixaram para aceitar o convite do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seguir sua mensagem.

Uma outra forma de dar a caridade é doar o conhecimento e a sabedoria, pois é a verdadeira forma de pagar por ele. A riqueza cura os corpos, mas o conhecimento cura as almas.

Os impedimentos da caridade

Existem algumas coisas que tornam a caridade difíceis, uma delas é a inveja. Os invejosos acham que dar algo para alguém diminuirá sua riqueza e aumentará a dos outros. Ele acha que perderá com esta ação.

Outra coisa é a longa esperança por esta vida. As pessoas ficam planejando futuros planos e acham que irão viver nesta vida para sempre.

Outro impedimento é a avareza, que não é como a inveja. Esta característica faz a pessoa não dar nada para os outros e nem ele mesmo desfrutar de suas riquezas.

Outro impedimento da caridade é o egoísmo. Se a pessoa for afetada pelo egoísmo será a pior de todas, pois acha que é o centro de tudo e todos devem procurá-la e lhe dar satisfações.

Tudo isso e muito mais são exemplos de coisas que podem impedir a prática da caridade.

As condições da caridade

A caridade e a doação pela causa de Deus possuem condições:

Primeira: A pessoa doar do melhor que possui

E não das coisas que ele não se importa, pois Deus disse: “Ó fiéis, contribuí com o que de melhor tiverdes adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar da terra…” (2:267). Ou seja, do melhor que a pessoa possui e não daquilo que ela não deseja mais.

Segunda: A pessoa doar de acordo com a necessidade

Imagine um faminto precisando de comida e você dá uma geladeira para ele. Alguém que precisa de remédio e você dá um fogão. Ou seja, doar aquilo que é da necessidade da pessoa.

Terceira: A pessoa certa

A pessoa deve procurar pelos necessitados. Alguns não pedem ara não se humilhar perante as pessoas, mas na verdade são os mais necessitados. Neste caso, esta categoria de pessoas é mais merecedora do que as outras, pois são reservadas e evitam falar e pedir. São eles os referidos Ao alcorão Sagrado: “(Concedei-a) aos que empobrecerem empenhados na causa de Deus, que não podem se dar a negócios na terra, e que o ignorante não os crê necessitados, porque são reservados”.

Quarta: Doar daquilo que mais se precisa

É difícil, mas isso irá demonstrar um grande sinal do sacrifício da pessoa. O sacrifico é um dos sinais de pureza do homem. Deus disse: “… por outra, preferem-nos, em detrimento de si mesmos…” (59:9). Esta categoria de pessoas é aquela que dá daquilo que mais precisa para os outros. Existe uma tradição que diz: Uma pessoa foi ao mensageiro de Deus e pediu ajuda, e ele disse que não tinha nada para doar. Mas que indicaria alguém para ver se esta pessoa poderia ajudá-lo. Ele indiciou a casa de Fátima e Ali (A.S.). O pobre foi até lá, bateu na porta e pediu ajuda. Fátima lhe deu o leito onde Hassan e Hussein dormiam, sendo que ela não tinha outro leito onde os seus filhos dormissem. O pobre disse a ela que isso não seria útil, que estava com fome e queria comida. Ela então lhe deu o seu colar e lhe disse para vender e comprar comida, pois não tinha mais nada em casa. O homem vendeu o colar para Meqdad que ao saber que era de Fátima o comprou com um valor muito alto e em seguida enviou o colar de volta para ela, por meio de um servo que em seguida foi libertado por ela. No final aquele pobre disse: “Vejam só o quanto este colar é abençoado. Alimentou um faminto, libertou um servo e enriqueceu um pobre”.

Quinta: Ser em anonimato

Quanto mais a pessoa poder manter sua caridade em segredo melhor. Na verdade, as vezes é necessário fazer algumas doações em público para incentivar os próximos, mas infelizmente isso é uma das tentações do diabo, e ele com certeza irá usar isso para atrair o ser humano ao mal. Dizem que Zubaidah, esposa de Harun Al-Rashid, cavou uma fonte de água para os viajantes em uma estrada e daí ela escreveu uma placa. Passou um homem chamado Bohlul, apagou o nome da Zubaidah e colocou o seu próprio nome na placa, como se ele fosse benfeitor. Ele foi intimado e levado até Harun Al-Rashid para se explicar, e chegando, quando foi questionado porque tinha feito aquilo, ele disse que: “O que eu sei é que a recompensa vem de Deus, pois o que vale não é o que foi escrito e sim o fato e a realidade das coisas. Se ela tiver feito realmente pela causa de Deus será recompensada por Ele tendo seu nome na placa ou não. Já se ela não tiver fazendo isso para Deus irei lá agora e apagarei meu nome”.

Ou seja, a intenção sincera prolonga a recompensa, a multiplica e garante perante Deus. Já se não tiver a sincera intenção isso não será possível. Deus disse: “Se fizerdes caridade abertamente, quão louvável será! Porém, se a fizerdes, dando aos pobres dissimuladamente, será preferível para vós…” (2:271)

Sexta: Não jogar na cara

Se for para jogar na cara do necessitado e fazê-lo sentir vergonha por esta doação, ela é desnecessária. Há diversas tradições afirmando que os necessitados procuravam os Imames (A.S.) e quando batiam na porta da casa deles eles não abriam a porta toda para repassar o donativo, e sim apenas parte da porta. Quando questionados porque faziam a doação assim eles diziam que não desejavam ver a face de necessitado enquanto pedia por algo. Todos concordamos que pedir algo é humilhante e os Imames sabiam muito bem disso, portanto, evitavam ver o sentimento de humilhação dos pobres e necessitados. Deus disse: “ Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com exprobação ou agravos” (2:264).

Sétima: A intenção sincera

Pois Deus disse no Alcorão Sagrado: “… gasta os seus bens espontaneamente, aspirando à complacência de Deus …” (2:265)

Oitava: Humildade

Mesmo o doador tendo feito uma grande ação e praticado uma grande caridade e todos falarem isso, o doador deve sempre enxergar sua ação com humildade. É algo insignificante, mas é para quebrar o egoísmo e orgulho ou a procura por fama ou coisas semelhantes.

Nona: Daquilo que mais amamos

É bom a pessoa doar daquilo que mais ama, daquilo que mais gosta, pois Deus disse: “Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes. E sabei que, de toda caridade que fazeis, Deus bem o sabe”. (3:92)

Décima: Doar da riqueza lícita

Na verdade, se a pessoa doar daquilo que não é dela será castigada e não recompensada, pois usurparia a riqueza que não seria dela, e isso causaria grandes consequências, nesta e na outra vida. É valido que o homem doe do que é seu e de sua própria riqueza, e não tome dos outros e doe achando que irá purificar o seu pecado.

E o mais importante de tudo é sabermos e termos a consciência de que aquilo que estamos doando não é nosso, mesmo ao se esforçar tanto para conquistá-lo ou arrecadá-lo, aquilo é simplesmente algo que eu consegui aqui e coloquei ali e pronto, e o ser humano será recompensado por esta ação.

Dizem que perguntaram ao príncipe dos fiéis (A.S.) quem é a pessoa que mais irá se arrepender no dia do juízo final. Então ele (A.S.) disse: “Aquele que ver a sua riqueza na balança de outro, e então o dono desta riqueza será levado ao inferno e aquele que o gastou ao inferno também”. Ou seja, a pessoa que se esforçou tanto para conseguir uma riqueza, mas que não pagou os tributos e nem ajudou os necessitados e não fez isso até a sua morte, deixando a riqueza para seus herdeiros, será cobrado e castigado por isso. Já aquele que herdou a riqueza e pagou os tributos, doou e ajudou será recompensado por sua ação e enviado ao paraíso.

Vale lembrar que é importante a pessoa pensar em seus filhos e herdeiros antes de pensar nos outros, sendo que ela não pode doar para os pobres e fazer seus filhos ficarem pobres. Isso está errado e foi condenado pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»