Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O conselho do Imam Ali (A.S.) – Seyyed Ali al-Mousawi – 11/06/2021

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus pois o temor é a melhor bagagem.

Deus o altíssimo disse: “Ordenais, acaso, às pessoas a prática do bem e esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o Livro? Não raciocinais?” (2:44)

Algumas pessoas ordenam os outros, mas elas esquecem de si mesmas. Esse versículo é muito importante e merece nossa atenção e meditação. São aquelas categorias de pessoas que te aconselham mas eles mesmo não praticam o que recomenda. Deus diz no Alcorão sagrado: “Ó fiéis, por que dizeis o que não fazeis? (2) É enormemente odioso, perante Deus, dizerdes o que não fazeis (3)” (61). São eles que mandam os outros a reza, pagar a caridade, fazem o bem ou evitar o mal, e eles mesmo não fazem o que mandam os outros a praticar. Infelizmente.

Um homem chega ao Imam Ali (A.S.) e lhe pede um conselho. O Imam então diz: “Não seja entre aqueles que querem conquistar a outra vida sem ação, adia o arrependimento e pedido de perdão por ter uma longa esperança, nesta vida seu discurso é os dos desapegados da vida mas ele age nela como os interessados, quando recebe dela (da vida) ele não se sacia, e se ele for privado dela (da vida) não se contenta, ele é ingrato com as graças a ele concedidas. Sua ambição na vida é grande. Ele evita as pessoas e ele mesmo não evita e ele ordena os outros a aquilo que ele mesmo não pratica. Ama os benfeitores mas não os segue como exemplo. Ele não gosta dos pecadores, mas é um deles. Ele odeia a morte por ter muitos pecados …. e cita as lições mas não aprende com elas. Ele diz muito mas faz pouco”.

O que aprendemos com esta bela tradição

1)    Não sejamos aqueles que querem a outra vida sem ação. Algumas pessoas falam que a clemência de Deus é grande e que ele mandará todos ao paraíso. Como nós podemos desejar e achar que seremos ingressados ao paraíso se não fizermos nada? Não basta a pessoa dizer as duas testemunhas, ou basta ser muçulmano. A pessoa deve agir como um.

2)    Ele adia o pedido de perdão achando que viverá muito. ele peca peca peca e fala que depois pede o perdão. Fica adiando o pedido de perdão achando que vai viver muito mas ele está muito enganado. Ninguém sabe quando será atingido pela flecha da morte. Como se dizia em uma nobre tradição: “Se apressem para a oração antes do fim da hora, e se apressem para pedirem o perdão de Deus antes da morte”.

Querido irmão e irmã, antes da morte, a pessoa deve pedir o perdão. Alguns dizem: “eu não tenho nada e nenhum pecado”. Ninguém é infalível, irmãos. Ninguém é perfeito. Sempre haverá algo que deve fazer o homem a pedir o perdão de Deus.

3)    Ele fala com o discurso dos desapegados, mas age nela com a ação dos interessados. Ele diz que não está apegado a nada, mas em ação ele demonstra contrário. Ele é totalmente apegado a esta vida.

4)    Se for concedido algo ele não se sacia. Ou seja, quanto mais ele ganha, mais ele quer.

5)    E se for privado de algo ele não se contenta. Ou seja, se Deus parar de conceder a ele, a pessoa não se contenta. Começa a se queixar e começa reclamar e quer mais e mais e mais.

6)    É ingrato com o que Deus lhe concedeu. Mesmo depois que Deus tanto lhe agraciou com tantas abundâncias e graças, ele ainda não é grato a Deus.

7)    Suas ações são incompletas. Ou seja, quando faz algo, o faz incompleto e não o faz bem feito. Além disso, ele fala muito de si mesmo. Infelizmente este tipo de pessoas fala muito mas age pouco.

8)    Ele compete para conquistar o que vai acabar. E não se importa com aquilo que é eterno.  Estas pessoas competem e não param de trabalhar para conquistar algo desta vida, mas para fazer algo cujo a recompensa é na outra vida, ele não dá valor a esta ação.

9)    Ele enxerga a adoração como um peso e as paixões como uma riqueza. Ou seja, oração ou demais adorações ele as considera um peso e as paixões ele as considera como riqueza.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

«
»