Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Imam Al-Hassan Al-Askari (A.S.) – Sheikh Youssef Ajordi – 15/10/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os profetas e mensageiros.

Recomendo a todos, e a mim mesmo o temor a Deus.

Nossas condolências a todos vocês, e ao Imam Al-Mahdi (A.S.) pela triste ocasião do martírio do seu pai, Imam Al-Hassan Al-Askari (A.S.).

Deus, o altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente.”(33:21)

08 de Rabi Al-Awal

Neste dia foi a ocasião do Martirio do Imam Al-Hassan Al-Askari (A.S.), o 11º Imam entre os Ahlul Bait (A.S.) e o início do Imamato e liderança do 12º Imam entre os imames dos Ahlul Bait (A.S.), e no versículo acima Deus cita que o Mensageiro de Deus é um excelente exemplo, e assim entendemos que os Ahlul Bait também são um excelente exemplo. Isso porque o Profeta dizia: “Deixo entre vós duas preciosidades, o Alcorão e os Ahlul Bait, e que ambos jamais se separem até me encontrar no dia do juízo final”.

Todo aquele que deseja a felicidade e o triunfo da outra vida deve seguir o exemplo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.).

Época difícil

As épocas de cada Imam eram difíceis, mas uma de condições mais difíceis foi a época do Imam Al-Askari (A.S.).

Para começar temos o que ocorreu a este Imam, junto com seu pai Imam Al-Hadi (A.S.), ao norte de Bagdá na região distante de Samarra. A história é a seguinte, Al-Mu´tasim era um homem muito tirano e seu exército terrível e opressor. A população de Bagdá estava muito insatisfeita com o governante e para evitar qualquer tipo de revolta ele decidiu mudar de cidade. Ele levou junto todo o seu exército e se estabilizou em Sammara ao norte de Bagdá.

O governante levou junto com o exército sua cabine ministerial e também levou o Imam Al-Askari (A.S.). O Imam foi levado a Samarra não porque era amado pelo governante, mas sim porque o governante queria colocá-lo sob sua vigilância. Ele viveu durante toda sua vida em prisão domiciliar e não tinha condições de ter laços estreitos com seus seguidores, mas ainda assim tinha algum contato e se encontrava com eles.

As características do Imam Al-Askari (A.S.)

Cada Imam tinha características específicas em destaque. Eles possuíam todas as virtudes e atributos elevados, mas sempre se destacavam com uma. Por exemplo, o Imam Al-Hassan era conhecido como o “Generoso”, Imam Al-Kazim era conhecido com o atributo de “Dominador da ira” pois ele segurava sua raiva e nunca atacou ninguém. Não que os outros imames não dominassem, porém, o Imam Al-Kazim ficou conhecido com esta característica.

O Imam Al-Askari (A.S.) tinha uma característica de destaque. Ele era conhecido como respeitado e grandioso. Sua presença calava e silenciava os presentes e todos o reverenciavam. Portanto, até mesmo os vigias que o vigiavam ficavam com receio de machucá-lo. Eles temiam o Imam e o respeitavam. Isso mesmo com ele em silêncio e quando o Imam começava a falar eles se silenciavam. Portanto, o Imam usava isso a seu favor. Ele furava o bloqueio e o cerco assim.

Por que os abássidas temiam o Imam Al-Askari?

Era porque eles sabiam que ele era o 11º Imam e que seria o pai do 12º Imam, o qual seria o salvador da nação e quem iria combater a opressão e a injustiça.

Há algo em comum entre o Imam Al-Mahdi (A.F.) e o profeta Moisés. Na época o faraó matou milhares de meninos, pois sabia que estava para nascer um que iria acabar com seu governo. Mesmo assim Deus quis que o menino Moisés nascesse e além disso crescesse na casa do Faraó. O Imam Al-Mahdi (A.F.) também teve a mesma situação. Os abássidas queriam matá-lo de qualquer forma, vigiavam as esposas do Imam Al-Askari (A.S.) e até mesmo algumas foram presas por mais de 1 ano para saber se teriam um filho. Mesmo assim, o Imam Al-Mahdi (A.F.) nasceu e sua vida foi protegida e preservada por Deus. O Imam ficou de 5 a 6 anos em casa enquanto os abássidas não sabiam que ele tinha nascido. Era uma discrição total e isso foi necessário para que a vida do Imam fosse preservada. E os abássidas só souberam que o Imam Al-Mahdi (A.F.) tinha nascido depois que o seu pai foi martirizado, pois quem orou sobre o corpo do seu pai foi o próprio Imam (A.F.), que apareceu entre a multidão em Samarra, orou e em seguida se ocultou.

Uma bela história

A mãe do Imam Al-Askari (A.S.) era conhecida de “JADDAH”. A história desta mulher é que após o martírio do Imam Al-Askari (A.S.) veio uma pessoa para visitar a senhora Hakimah, a tia do Imam Al-Askari (A.S.). Ele veio para perguntar sobre algumas questões da religião e em seguida após saber que o Imam tinha sido martirizado perguntou a ela a quem os seguidores iriam procurar após o martírio líder. Hakimah lhe respondeu: “Procurem e perguntem a Jaddah”. Ele estranhou, mas Hakimah lhe fez uma comparação e disse: “Da mesma forma que logo após a tragédia de Karbala Zeinab estava à frente do Imamato por um período curto enquanto o 4º Imam estava doente, Jaddah também está a frente enquanto o Imam Al-Mahdi (A.F.) se oculta”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os profetas e mensageiros.

Deus, o altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “Sê perseverante, porque a promessa de Deus é inexorável. Que não te abatem aqueles que não crêem (na tua firmeza)”. (30:60)

Neste versículo Deus ordena o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) a ser paciente e esta é uma ordem direta a todos nós, pois devemos saber que a promessa de Deus será cumprida.

Os tempos estão difíceis e os riscos e problemas estão aumentando a cada dia. Além disso os desafios estão aumentando dia após dia e de vez em quando vemos sangue sendo derramado aqui ou ali sob pretextos sem fundamento algum. Alguns perguntam: Até quando? Até quando ficaremos sem fazer nada?

Exemplos de paciência na história

Em Meca

Por mais de 13 anos o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi perseguido, machucado, torturado, e seus companheiros sofreram o mesmo e alguns foram martirizados em Meca. Depois de tudo eles foram cercados e afastados. Seus bens foram tomados. Eles chegavam ao Profeta (S.A.A.S.) e lhe diziam: “O que vamos fazer? Até quando isso?” O Profeta (S.A.A.S.) lhes dizia: “Tenham paciência”. Ele era sábio e não agia com suas emoções. Ele não decidia as coisas com base em seus interesses, e enxergava o interesse da nação e do Islam como um todo acima de tudo.

Em Ta´ef

Naquela época também muitos foram martirizados. Mesmo assim, o profeta (S.A.A.S.) não tomou nenhuma decisão incoerente que pudesse deixar o interesse da nação em risco. Sabiam que o profeta antes de migrar para Medina foi a Ta´ef e lá ele foi atacado, machucado e sua cabeça sangrou de tantas pedradas que ele recebeu do povo de lá? Naquele momento narrasse que ele disse: “Deus fará uma saída após tudo isso que está acontecendo. Deus revelará a verdade, então tenham paciência”.

Em Medina

O Imam Ali (A.S.), Fátima Azzahra (A.S.) e todos os Ahlul Bait (A.S.) foram pacientes em tudo que passaram. Fátima (A.S.) sofreu tanto e perdeu um filho naquele atentado triste contra sua casa, e tudo isso não fez os Ahlul Bait (AS.) nem o Imam Ali (A.S.) se apressar e tomar a decisão errada. Alguém duvida da força e da valentia de Ali (A.S.)? Pois é, mas em certas ocasiões se deve ter paciência pelo bem do Islam e da nação.

Em Seffin

Sabem que o Imam Ali (A.S.) foi ameaçado por seus próprios soldados cujo tinham sido iludidos e enganados por aqueles falsos Alcorões carregados sobre as lanças das espadas dos inimigos? Eles não imaginavam que aquilo era um teatro para enganá-los. Imam Ali (A.S.) sabia de tudo e tentou explicar aquilo para eles, mas eles não queriam entender. Forçaram o Imam Ali (A.S.) a mandar seu comandante Malik retornar e não matar o chefe inimigo.

Imam Hassan (A.S.)

Quando o Imam Al-Hassan (A.S.) foi envenenado seu irmão Hussein (A.S.) lhe perguntou: “De quem você desconfia?” Imam Al-Hussain (A.S.) respondeu: “Por que quer saber? Para matá-lo?” Hussein (A.S.) respondeu: “Sim”. Hassan (A.S.) disse: “Se eu acho que foi quem eu imagino, então Deus lhe castigará com um severo castigo, mas eu não tenho certeza. E se não for ele não gostaria que um inocente fosse morto por mim”.

A paciência é muito importante

A paciência dos irmãos e irmãs é a chave do alívio. Vamos ser pacientes e jamais levar a situação ao abismo. Jamais tenham pressa, pois a pressa é coisa de Satã, como dizem as nobres narrativas.

Queridos fiéis, seguidores dos Ahlul Bait (A.S.), não se desviem da coerência e do certo. Tenham paciência. Não caiam na intriga. Vamos ser coerentes e ser pacientes, e não se precipitar.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

 

 

«
»