Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As virtudes do mês de Sha´ban – Sheikh Badri Mu´awiyah – 5 de abril de 2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.), sobre sua purificada Ahlul Bait (A.S.) e todos os mensageiros e profetas (A.S.). Testemunho que não há divindade além de Deus, único, não possui companheira nem filhos. Testemunho que Mohammad é o mensageiro e o profeta de Deus, escolhido para levar a mensagem do Islam para a humanidade.

Ó Deus nosso abençoe o Teu amado e escolhido Mohammad. Ó Deus nosso abençoe Ali o príncipe dos crentes. Ó Deus nosso abençoe a senhora das mulheres do universo Fátima Zahra. Ó Deus nosso abençoe Hassan e Hussein os senhores dos jovens do paraíso. Ó Deus nosso abençoe os Imames dos muçulmanos; Ali ibn Hussein, Mohammad ibn Ali, Jaafar ibn Mohammad, Mussa ibn Jaafar, Ali ibn Mussa, Mohammad ibn Ali, Ali ibn Mohammad, Hassan ibn Ali e o esperado com a justiça almejada o nosso senhor do tempo, o Imam Mohammad ibn Hassan, o Mahdi.

Servos de Deus tenham o verdadeiro temor a Deus.

Suplico para Deus para que sejamos incluídos entre aqueles que neste mês de Rajab são os abençoados e perdoados. Existem alguns meses, dias, noites e horas em que Deus gosta de ser adorado e o mês de Rajab é um deles. Na verdade, além deste mês o servo pode suplicá-lo a qualquer momento e a qualquer dia, os portais de Deus estão abertos para seus servos sempre, mas de uma forma mais específica no mês de Rajab, no mês de Sha´ban e no mês de Ramadan. Deus louvado seja gosta que os seus servos se direcionem a Ele, orem e peçam perdão para Ele, pois as portas de Deus estão abertas e são acessíveis. Observem quantas bênçãos foram alcançadas e quantas atribulações foram afastadas nestes dias do mês de Rajab que já estão acabando. O ser humano não tem consciência plena das atribulações afastadas ou das graças recebidas. Talvez por suas boas ações um grande mal ou uma calamidade foi afastada de todos nós durante este mês. O ser humano deve agir, pois Deus sabe de tudo e jamais irá desconsiderar e fechar os olhos perante uma ação. Deus recompensará o Seu servo por cada boa ação, uma caridade, a recordação através das orações, as súplicas e leitura do Seu livro sagrado e o pedido de perdão, pois o paraíso é oferecido com o custo mais baixo nestes dias. O Imam Ali (A.S.) diz na Súplica de Kumail: “Deus! Peço-Te: pela Tua misericórdia que comporta todas as coisas”. A clemência de Deus abrange tudo, mas Deus escolheu a melhor entre todas as coisas. Por exemplo:

A melhor das recordações é: “Subhanallah Wal Hamdolillah Wala ilaha Illa Allah”, (Glorificado seja Deus, louvado seja Deus, não há divindade Além de Deus, e Deus é grande!). Essa recordação é recomendada depois de cada oração se repetida quarenta vezes. E o crente que fizer essas recordações quarenta vezes depois de cada oração obrigatória será atendido em setenta de suas necessidades.

O coração do crente deve ser iluminado com a recordação de Deus, pois esta recordação te abrirá os olhos e encherá seus corações com luz e bênção. Como passa o tempo entre nós sem recordação de Deus? Irmão, temos que aproveitar a cada instante quando por exemplo estão de carro e no meio do transito, ao invés de ficarem calados sem dizer nada recordem de Deus e atraiam estas bênçãos sobre vocês. A máquina que calcula as nossas recordações está ligada, e é uma pena não ter acréscimos de recordações. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Não é, acaso, certo, que à recordação de Deus sossega os corações?” (13:28). Esta recordação com certeza irá refletir sobre o próprio servo e será benéfica a ele, pois Deus disse: “Deus é o auxiliador dos fiéis…” (2:257). Numa outra passagem Deus disse: “… os incrédulos, cujos seus ajudantes são os sedutores …” (2:257).

Há pessoas que infelizmente na vida e do dia a dia, durante o trabalho nas lojas e nos bazares, não recordam a Deus e nem lembram Dele. Isso não está certo irmãos, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que amanhecer e sua maior preocupação é o ganho desta vida, Deus fará a pobreza ficar perante seus olhos”. Não estou dizendo para deixar de trabalhar e se empenhar para ganhar a riqueza para se sustentar. Isso não é certo, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Há pecados que não são saldados senão nas noites do Decreto (Lailat Al-Qadr). Há também outros pecados que só são saldados em Arafat. E uma outa categoria de pecados só se pode pagar por eles quando se preocupar com o sustento desta vida”. Ou seja, o muçulmano e o fiel devem ter sim a preocupação e o empenho para conquistar corretamente sua riqueza e bens, para sustentar sua família e dependentes, mas que isso não seja um obstáculo para cegá-lo perante a necessidade da recordação de Deus durante o dia-a-dia. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “O esforço para o sustento de sua família é como o combatente pela causa de Deus”. Infelizmente muitas pessoas em seus lugares de comércio só pensam no dinheiro e em acumular mais dinheiro. Saibam que os primeiros que entram nos lugares de comercio são os demônios. Quando o indivíduo inicia seu trabalho com a recordação de Deus ele terá sucesso.

Nos próximos dias se iniciará o mês sagrado de Shaaban, sendo que este mês significa “se expandir”, “expandir as bênçãos”. Shaaban é o mês da clemência, da profecia e o mês de Deus. Neste mês o paraíso será concedido pelo mínimo valor. O ser humano deve ter um encontro e retorno sincero com seu Deus, o Altíssimo. Recordem o que praticaram e pensem no que praticarão. A recordação e o Zikr são recomendações deste abençoado mês, o qual deve ser celebrado por todos nós. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… aos que se recordam muito de Deus e às que se recordam d’Ele, saibam que Deus lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa” (33:35). O desejo de fazer o bem e a sua frequente prática são o principal segredo para a nossa salvação, pois perguntaram ao Imam Assadeq (A.S.) sobre aqueles que serão eternizados no inferno e outros que serão eternizados no paraíso: “Por que estes foram eternizados no inferno? E por que aqueles no paraíso?” O Imam (A.S.) respondeu: “Estes foram eternizados no inferno porque se eles estivessem vivendo na Terra certamente que desobedeceriam a Deus eternamente. E se aqueles vivessem eternamente nesta vida obedeceriam a Deus eternamente”. Então, o mês de Shaaban é um mês no qual temos a oportunidade de retornar a Deus e garantir algo para a nossa próxima vida. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Shaaban é meu mês. Que Deus seja piedoso com aquele que me auxiliar no meu mês”.

A pergunta é: como auxiliar e ajudar o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ao celebrar este mês?

Uma passagem do Imam Ali (A.S.) afirmava que: “A partir do dia que eu ouvi o dito do Mensageiro de Deus nunca mais fiquei sem jejuar nos dias do mês de Shaaban”. É evidente que seguir a mensagem do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e praticar suas recomendações e orientações é a melhor forma de auxiliá-lo e ajudá-lo neste abençoado mês. Se as pessoas desejarem um vínculo especial e direto com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) devem então aproveitar das oportunidades desse abençoado mês de Sha´aban.

Infelizmente algumas pessoas acham que só podem visitar ou saudar o profeta (S.A.A.S.) em Medina pessoalmente. Os peregrinos que vão à Mesquita de Medina diante do túmulo do profeta (S.A.A.S.) que fazem as saudações e pedem a intercessão dele. Será que mesmo sem ir lá o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) está escutando as nossas queixas? Ó Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), muitas pessoas são de lugares distantes. Não conseguimos nos aproximar de ti mais do que isso. Será que não ficaríamos felizes se ouvirmos a resposta da nossa saudação ao amado por Deus, o selo dos profetas e Mensageiros? Nossas esperanças que você esteja escutando nossas orações serão o auge da nossa satisfação e felicidade. Então, nós que estamos longe e não temos condições de viajar até Medina, pelo menos temos que saudá-lo de longe. Saibam que a satisfação do profeta está na dedicação das pessoas para com a religião, pois ele (S.A.A.S.)  se dedicou muito ao Islam. O profeta desejava que fossemos pessoas puras, religiosas, saudáveis e de boa conduta. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Shaaban é o mês em que aquele que jejuar um dia dele garantirá o paraíso”.

Ibn Abbas narra sobre o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) que dizia sobre o mês de Shaaban: “É um mês nobre, é o meu mês, sendo que os carregadores do trono o glorificam e conhecem sua posição. Este é o mês no qual a riqueza dos fiéis se multiplica antes do Ramadan. O paraíso é decorado nele. Ele foi chamado de Shaaban pois nele se espalham as riquezas dos fiéis, e é um mês no qual as recompensas se multiplicam, sendo que a boa ação vale por setenta, e a má ação vale por uma. O pecado é perdoado e a boa ação é aceita. Deus olhará seus jejuadores e seus devotos, e se orgulhará diante dos carregadores do trono”.

O Profeta da Misericórdia

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) era clemente com todos nós. Não apenas com os humanos e sim até mesmo com os animais. Relata-se que o profeta (S.A.A.S.) viu seus companheiros correndo em seus cavalos e então pararam em um lugar pra conversar um pouco. Quando chegou perto deles viu que eles estavam conversando enquanto ainda estavam sobre os cavalos. Então, ele recomendou que seus companheiros descessem de seus cavalos, pois os animais precisam de descanso, e não seria justo que conversassem enquanto ainda estivessem montados neles. Isso seria um abuso, pois o cavalo seria para montar e cavalgar, não uma forma de acento.

Numa outra passagem um homem tinha caçado um filhote de um pássaro e trouxe ao profeta. Este homem disse ao profeta que tinha trazido aquele pássaro para seus netos, Hassan e Hussein, para brincarem com ele. O profeta ficou triste, o filhote do pássaro tinha sido separado de sua mãe e com certeza naquele instante a sua mãe estaria procurando-o. Então, o profeta (S.A.A.S.) disse: “Deus é mais clemente para os seus servos do que esse pássaro para com seus filhotes”.

Durante o mês de Shaaban temos que auxiliar o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) praticando o bem, cuidados uns dos outros, sendo piedosos com nossos semelhantes e também com os animais. Temos que deixar de falar o mal, fazer fofoca, fazer acusações ou calúnias, maltratar os próximos. Alguns jejuam mas fazem a fofoca, maltratam as pessoas ou são injustos com suas próprias famílias. Que benefício há nesse “jejum”?

Não estou em posição de aconselhar vocês, eu mesmo preciso de orientação. Mas eu digo para todos que o perdão é um dos melhores meios para que não fique nada sem justificativa perante Deus. Exemplo: se eu errar com alguém e for para casa lá a minha consciência irá me cobrar. Por que eu fiz isso, por que falei aquilo, por que… E daí se deseja que o tempo volte para que não tivesse praticado o erro.

Numa tradição, um homem foi até o Imam Ali (A.S.) e disse para ele: “Não faço oração contigo e não estarei em paz e nem em guerra contra você”. O Imam Ali (A.S.) disse: “E eu não irei te enfrentar enquanto você não maltratar ninguém”. Numa outra situação uma pessoa insultou o Imam Ali (A.S.) e o Imam o desconsiderou. Depois, o mesmo homem ficou perante o Imam (A.S.) e falou que se referia a ele nos insultos. Então, o Imam Ali (A.S.) disse: “E eu desconsidero”.

Numa tradição narrada relata-se que um religioso foi até um sábio e viu que este sábio estava mal e abatido. O religioso perguntou ao sábio pelo motivo da tristeza. O sábio disse que um fulano estava insultando-o desde o dia anterior, e que estava decidido a amaldiçoar ele. Então aquele religioso disse para não fazer isso, pois não seria algo benéfico. Então o sábio disse ao religioso: “Foi para este exato momento de conflito que Deus te criou, para te testar e te provar, e ver como irá se comportar”. Então o religioso surpreso com o conselho, olhando para dentro de si, disse: “Glória a Deus”.

Quantos de nós desejamos que o tempo voltasse para que não tivéssemos praticado um pecado. O Imam Ali (A.S.) dizia em uma de suas súplicas: “… Ó meu Deus, os dias de meu prazer se acabaram e permaneceram os meus pecados e suas consequências, e eu vim até Ti querendo o retorno e o Seu perdão…”. Imam Ali (A.S.) também dizia em uma de suas súplicas: “… Ai de mim! Cada vez que minha idade se estende os meus pecados aumentam! Como irei pedir o perdão e como retornar a Ti? Será que não chegou a hora de me envergonhar de meu senhor? Ai de mim quando minha idade aumenta os meus pecados também aumentam junto …”. Imam Ali (A.S.) dizia em uma outra súplica: “… Se minha idade for um eixo do diabo então me leve a Ti antes que a maldição caia sobre mim”.

Durante o mês de Shaaban o servo de Deus deve se empenhar para voltar no tempo e pedir o perdão de Deus, pois é a melhor oportunidade. O portal para voltar no tempo e apagar essas más ações e pedir pelo perdão de Deus. Uma pessoa que tem o arrependimento aceito por Deus é como se tivesse nascido de novo. A taubah nos proporciona a oportunidade de voltar no tempo e apagar o que está errado. É como uma fita cassete que você volta e pode apagar ou regravar aquilo que gravou anteriormente. Mas prestem muita atenção, pois estamos falando no perdão sincero e verdadeiro a Deus, e não um falso pedido de perdão. Quando o Imam Ali (A.S.) viu um homem na mesquita falando “Astaghfirullah” (Peço perdão a Deus), ele disse ao homem: “Fique atento pois o pedido de perdão é o de mais alto grau”.

A sinceridade na intenção (o verdadeiro perdão)

Quando o pedido do perdão a Deus é sincero Ele ordena a seus anjos a apagarem seus pecados e aos membros do corpo que não considerem aquelas ações. Estes são os efeitos do pedido de perdão verdadeiro. O Imam Ali (A.S.) diz: “A Taubah (pedido do perdão) purifica os pecados e lava a culpa”.

A cobertura e a vergonha

Uma narração nos conta que quando os filhos de Israel estavam passando dificuldades por falta de chuva eles oravam muito e não chovia. Deus revelou ao profeta Moisés (A.S.) que as súplicas deles não eram atendidas porque existia um pecador entre eles, e que ele deveria sair do meio deles pois por causa dele as súplicas de todos não estavam sendo atendidas. Então, Moisés (A.S.) pediu para que este pecador aparecesse e saísse do grupo. Ninguém saiu, mas mesmo assim a chuva começou a cair. Moisés então perguntou para Deus sobre o pecador e porque Deus fez chover antes que ele saísse do grupo. Deus disse para Moisés: “Ó Moisés, após a sua fala em púbico o pecador se dirigiu a mim e pediu o perdão sincero, Eu perdoei e fiz chover”. Então, Moisés (A.S.) pediu para Deus que revelasse a ele quem era esta pessoa. Deus então disse para Moisés: “Eu não o mostrei quando ele era um pecador e jamais irei mostra-lo já que ele pediu perdão”. O Imam Ali (A.S.) dizia na Dua Kumail: “Deus! Perdoa-me das culpas que violam as imunidades”.

Infelizmente hoje em dia com o crescimento das redes sociais e das publicações da mídia as pessoas não têm mais vergonha de publicar seus pecados e desobediências, e isso é uma das piores características do ser humano. O Imam Ali (A.S.): “Para tudo há um espírito, e o espírito do Islam é a vergonha”. Narra-se que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) tinha tanta vergonha quanto uma donzela. Shabaan é a melhor das oportunidades que o ser humano tem para pedir o perdão de Deus, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia sobre as virtudes do mês de Shaaban: “Saibam que o homem que comete o pecado e pede o perdão será perdoado por Deus”.

Peço a Deus que dê vida para nossas almas, que nos aproxime Dele e que nos agracie com Seu sucesso ao obedecê-lo neste mês sagrado.

Que a paz esteja com todos.

 

 

«
»