Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As leis do dia da ressurreição – Sheikh Wissam Issa – 08/03/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Não há divindade além de Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus. Temor que será útil ao ser humano para sua vida nesta e na outra vida. Temor que forma o crédito principal do homem para esta e a outra vida, sendo que na outra vida ela será o que mais lhe será útil para ser julgado. Pois naquele dia “Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á (7) Quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á (8)” (99).

É muito natural que para tudo há leis e qualquer coisa tem regras e um sistema para funcionar. As leis são a base a qual o universo inteiro está estabelecido, e que com base nelas o homem está agindo. Vale lembrar que as leis que abordam o dia do juízo final são muito diferentes das leis que mandam neste mundo. Existem leis naturais as quais nem o ser humano tem o poder de mudar, se o Zaid comer, Omar se sacia?! Esta lei é revogada pois não há ligação com o outro, e se alguém come ou bebe é esta pessoa que se sacia e não outra. Ou por exemplo se um deles praticar um ato de bem ou mal o outro será castigado ou recompensado? Isso pode acontecer aqui na Terra, pois as leis que mandam aqui são diferentes, mas já na outra vida pode acontecer que alguém pratique algo e a recompensa daquilo ou a sua punição vá para outro? Em diversas situações ou ocasiões, na outra vida que é a vida eterna e o dia do juízo final, certamente haverá outras leis que mandarão nas pessoas. Outra coisa que pode acontecer é que se na Terra alguém praticar um delito e for flagrado, deverá pagar por ele seja lá qual for sua posição ou suas boas ações. Mesmo for uma pessoa do bem, ter feito dezenas e milhares de centros sociais e benéficos, ela deve pagar por aquele erro, pois a lei não o isenta daquele delito, mesmo se tiver feito boas ações.

Primeira lei – O pagamento pelos pecados

Nas leis de Deus, no que diz respeito a Recompensa e Punição, existem alguns atos que pagam pelos outros e um dos exemplos destes atos que leva a pessoa a pagar pelos seus pecados são as orações do dia a dia. Deus disse: “E observa a oração em ambas as extremidades do dia e em certas horas da noite, porque as boas ações anulam as más…” (11:114). Os interpretadores afirmam que as boas ações citadas aqui neste versículo são as orações diárias. Ao mesmo tempo as más ações citadas neste versículo são os pequenos pecados, que serão apagados automaticamente depois desta prática.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Todo homem quando se ablui e se prepara para fazer a oração obrigatória quando chegar o tempo será perdoado por Deus, de seus pecados entre esta oração e a anterior”. É logico que não deve haver pecados grandes tais como matar alguém ou ter usurpado algum bem de outro, pois isso não será apagado.

Numa outra passagem ele (S.A.A.S.) disse: “Imaginem alguém ter um rio na frente da casa dele, e ele toma banho cinco vezes por dia. Será que sobrará uma sujeira sobre o seu corpo? Os companheiros disseram que não. Então, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse que a oração vale por igual, pois ela apaga os pecados anteriores do homem”.

Então, entre as coisas que podem apagar os pecados do homem e pode diminuir o peso sobre suas costas estão as orações diárias aceitas. Ou seja, há orações que praticamos e que não poderão pagar pelos pecados. Há orações cujo a pessoa não as pratica de forma correta ou adequada. Às vezes há orações que são aceitas partes delas, e de outras, nada.

Já na peregrinação, por exemplo, Deus disse no Alcorão Sagrado: “… quem se apressar em (deixar o local) após dois dias, não será recriminado; tampouco pecará aquele que se atrasar…” (2:203). O Imam Al-Baquir (A.S.) disse: “Este perdão (o qual está ligado ao Haj) será para aquele que se distanciar das proibições impostas sobre o Muhrim”.

Volto a repetir que o perdão dos pecados é para os pequenos pecados e não os grandes. Pecados grandes como Ghibah, Zina, calúnia, violência, mentira, roubo, matar e muitos mais, todos estes pecados não serão incluídos no perdão de Deus, já os pequenos delitos sim. Isso porque Deus disse: “Se evitardes os grandes pecados, que vos estão proibidos, absorver-vos-emos das vossas faltas e vos proporcionaremos digna entrada (no Paraíso)” (4:31) Ou seja, se a pessoa se distanciar dos grandes delitos, e isso é algo muito difícil, mas caso ocorrer, Deus garante que os pecados pequenos serão desconsiderados e apagados.

Num outro versículo Deus disse: “Estes são os que se abstêm dos pecados graves e das obscenidades, conquanto cometam faltas leves. Que saibam que o teu Senhor é Amplo na indulgência…” (53:32) As faltas leves aqui citadas são aqueles pequenos pecados. O Imam Assadiq (A.S.) disse: “O fiel, que se distanciar de tudo que Deus prometeu o fogo do inferno Deus perdoará e desconsiderará seus pecados”. Aqui o Imam (A.S.) confirma que os pecados leves praticados pelas pessoas poderão ser perdoados quando a pessoa não pratica os grandes delitos.

Segunda lei – A transferência dos pecados

Ou seja, uma pessoa pratica um pecado e ela não será castigada e sim outra pessoa. É muito estranho né? Aqui na vida não funciona assim. O maior exemplo disso é matar alguém. Deus disse: “E conta-lhes (ó Mensageiro) a história dos dois filhos de Adão, quando apresentaram duas oferendas; foi aceita a de um e recusada a do outro. Disse aqueles cuja oferenda foi recusada: Juro que te matarei. Disse-lhe (o outro): Deus só aceita (a oferenda) dos justos (27). Ainda que levantasses a mão para assassinar-me, jamais levantaria a minha para matar-te, porque temo a Deus, Senhor do Universo (28). Quero que arques com a minha e com a tua culpa, para que sejas um dos condenados ao inferno, que é o castigo dos iníquos (29)” (5). Ou seja, o que podemos aprender neste versículo? Imagine alguém ser assassinado injustamente, o assassino pagará tanto por seus pecados e os pecados de sua vítima. Esta é uma promessa de Deus. Deus prometeu que o assassinado injustamente será isento de todo e qualquer castigo. Ele não pagará por nenhum pecado e o seu assassino pagará tanto pelos seus e pelos pecados de sua vítima.

O segundo exemplo é a Ghibah, a qual vale como a primeira, sendo que aqui se uma pessoa fazer o bem pode ele não receber a recompensa por aquilo e sim aquela recompensa ser transferida para outra. Ao mesmo tempo o seu mau praticado também pode acabar sendo pago por outra pessoa. Uma tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirma que: “No dia do juízo final a pessoa será colocada perante Deus e lhe será entregue o seu livro de registro, mas estaria faltando muitas de suas boas ações. Neste momento ele questionará e dirá que o livro não é seu, pois não vê nele as boas ações que fez. Então, será dito a ele que Deus jamais irá esquecer de registrar algo, mas suas boas ações se foram com a GHIBAH que praticastes contra as pessoas. Daí vem outra pessoa e ela receberá seu livro de registro de suas ações, e ela verá muitas boas ações que não praticou. Então, ela questionará Deus dizendo que não é seu livro, pois há ações que não praticou. Então lhe será dito: “Fulano praticou uma GHIBAH contra você, e por isso enviamos as boas ações dele para ti ”. Estas são as consequências da Ghibah.

Lembrando que esta lei é estranha, mas certamente representa a justiça e a lei de Deus. Ela traduz a sabedoria divina.

Terceira lei – A multiplicação

É como copiar um papel várias vezes. As vezes quando uma pessoa pratica um mal, além de pagar por aquele pecado o outro também pagará por aquele pecado. Deus disse isso no Alcorão Sagrado: “Carregarão com todos os seus pecados no Dia da Ressurreição, e com parte dos pecados daqueles que, nesciamente, eles desviaram. Que péssimo é o que carregarão!” (16:25). Ou seja, tem pessoas que além de carregarem seus pecados carregam os pecados de outros. Como assim? É quando alguém desvia uma outra pessoa do caminho certo. Além do pecado que cometeu ela pagará por cada pecado praticado por outra pessoa, e isso se repetirá, e se copiará cada vez que aquele pecado for praticado por causa dele. Num outro versículo Deus disse: “E os incrédulos dizem aos fiéis: Segue a nossa senda, e nos responsabilizaremos por vossas faltas! Qual! Não podem nem se responsabilizar pelas suas faltas, porque são impostores! (12) Certamente, arcarão com o seu peso, assim como outros pesos além do seu e no Dia da Ressurreição serão interrogados sobre tudo quanto houverem forjado. (13)” (29). As pessoas pagarão por seus próprios pecados e dos outros que eles desorientaram.

O segundo exemplo é o daquele que estabelecer uma má tradição, como disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Aquele que estabelecer uma má tradição pagará por ela, e por toda vez que ela for praticada até o dia do juízo final”. Uma pessoa que incentiva e transforma um pecado ou uma desobediência a Deus como uma tradição e um costume na sociedade. Esta pessoa pagará por toda vez que está má tradição for praticada. Como por exemplo aquele que estabeleceu a tradição de insultar o Imam Ali (A.S.) ou aquele que estabeleceu a tradição de deixar de fazer a Salawat sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sobre os Ahlul Bait (A.S.). O mesmo vale para as boas ações, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que orientar ao bem será recompensado como se fosse o seu praticante, sendo que o praticante não terá sua recompensa reduzida. E aquele que orientar para um extravio será castigado como se fosse o seu praticante, sem que isso reduza a punição do praticante daquele delito”.

Numa outra tradição o Profeta disse: “Aquele que estabelecer uma boa tradição será recompensado por ela até o dia do juízo final”.

Então, a questão é muito delicada, pois se uma pessoa orientar o próximo a uma má ação será cobrada e deverá pagar por ela. Já se orientar a uma boa ação, que é o certo e é uma atitude recomendada, ela será recompensada por aquela boa ação. A pessoa não sabe o quanto sua palavra, orientação ou indicação são cruciais para o seu futuro, pois ela responderá por aquilo, e isso é certo e garantido. Se ela indicar algo mal estará representado Satã e incorporando sua mensagem em sua alma, já se indicar algo bom estará representado Deus e incorporando sua mensagem em sua alma, e será recompensada por isso no dia do juízo final. Sendo que às vezes a pessoa não presta atenção no que diz ou no que faz, e acaba indicando o mal sem que ela mesmo perceba, e isso é péssimo, pois ela será pega de surpresa no dia de sua morte e no dia do juízo final. Temos que observar as nossas falas, ações e indicações e pedir perdão por elas. Ficarmos atentos às nossas ações, pois seremos cobrados por toda ação ou fala. Fiquem muito atentos e saibam escolher o lado certo, o lado daqueles que estabelecem as tradições de Deus e suas doutrinas, para sermos motivo do orgulho de Deus perante seus anjos, e que não sejamos daqueles que estabelecem as tradições más entre as pessoas, pois desapontaremos nosso criador e Seus mensageiros com isso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»