Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As características do bom marido e da boa esposa – Seyyed Ali A-Mousawi – 09/10/2020

PRIMEIRO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo a temência a Deus, pois a temência a Deus é a melhor das bagagens e é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Não desposareis as idólatras até que elas se convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma idólatra, ainda que esta vos apraza (93). Tampouco consintais no matrimônio das vossas filhas com os idólatras, até que estes se tenham convertido, porque um escravo fiel é preferível a um livre idólatra, ainda que este vos apraza. Eles arrastam-vos para o fogo infernal; em troca, Deus, com Sua benevolência, convoca-vos ao Paraíso e ao perdão e elucida os Seus versículos aos humanos, para que Dele recordem”. (2:221)

O contexto geral deste versículo é sobre as características da esposa e do homem cujo se procura para este matrimônio. Como sabemos, o Islam dá extrema importância ao matrimônio, mas não é como qualquer pessoa que a pessoa pode se casar. Existem algumas condições cujo são extremamente recomendadas a serem seguidas quando se procura um parceiro para si ou para alguém.

As características do bom companheiro (a)

1) Sua fé

O contexto geral e a interpretação deste versículo mostram a principal característica do bom marido e da boa esposa, o versículo aponta como prioridade a fé e religião. Se alguém deseja casar e construir uma firme família deve escolher um cônjuge religioso e fiel, que seja temente a Deus.

2) Ser condizente

É recomendado que o cônjuge escolhido seja adequado socialmente para o próximo, isso se aplica em questões como, por exemplo, nível de estudo, ideologia, cultura, costumes e tradições. Pois o que se deseja numa união é a felicidade e satisfação de ambos, logo, esta questão é essencial para o sucesso desta união.

3) Ser virgem e fértil

É recomendado que a pessoa escolhida seja virgem e ao mesmo tempo fértil. Recomendável, não obrigatório, ou seja, não é um pecado se a pessoa quiser ir contra esta recomendação. Além disso não é recomendado que se case com uma mulher que nasceu de Zina, ou seja, um relacionamento ilícito fora do casamento (fornicação). Também não é recomendado casar com uma moça que seja recordada pelas pessoas e conhecida como a filha do fulano ou da fulana.

4) A beleza não é crucial

Não é recomendado que a pessoa considere a beleza como exigências principal. É aceitável e é um direito da pessoa exigir e desejar isso, mas perante uma situação na qual ela pode escolher uma pessoa religiosa e não tão bela quanto uma outra que é bela e nem tão religiosa, é recomendável que escolha a primeira.

5) Ser virtuosa

Ideal que seja uma esposa virtuosa, religiosa e bondosa. Que possa orientar seu companheiro para o bem e para o melhor, não incentivá-lo a fazer o mal e o erro. A esposa deve ser um elemento para reformá-lo e não para corrompê-lo.

6) Ser humilde em sua casa

Uma das principais características da mulher é ser humilde, resignada e piedosa em sua casa e não o contrário disso. Às vezes algumas mulheres são humildes apenas nas casas de seus pais, são bondosas e amáveis, mas quando passam a viver com seus maridos, suas condutas mudam. Elas são arrogantes, rudes, severas e não perdoam. Isto é um erro.

7) Ter pudor e vergonha

O pudor e vergonha requeridos não estão só na vestimenta do Hijab, e sim na conduta diante de outros e com seu marido, pois há mulheres que vestem o véu, mas não têm pudor, falam em voz alta ou andam de forma chamativa. A melhor conduta define a melhor pessoa.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “As melhores mulheres entre vocês são as férteis, piedosas, puras, as nobres entre suas famílias e humildes com seus maridos, as vaidosas com seus maridos, aquelas que não se expõem perante o outro. Ela o obedece e se ficar a sós com ele atenderá seus desejos”. Em seguida o profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Querem saber que são as piores mulheres? São as humildes fora da casa de seus maridos, a infértil, a invejosa, a que gosta de se expor quando não está com seu marido. Aquela que não obedece ao marido em sua presença e nem aceita suas desculpas, e jamais o perdoa. E não é nada recomendado que a pessoa escolha a mulher apenas por sua beleza ou riqueza”.

O Jihad, ou seja, o maior esforço que a mulher pode fazer, é ser uma boa esposa. Lembremos que estamos falando dos principais critérios e recomendações do Islam para a escolha de uma boa esposa, a fim de ter uma união estável e feliz. A pessoa pode simplesmente dar as costas para todas estas recomendações e seguir o contrário, mas como o profeta Mohammad (S.A.A.S.) já proferiu, esta escolha não tem um final feliz.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) certa vez disse: “Jamais escolham as flores do lixo”. Logo perguntaram o que seria isso, e disse: “É a bela mulher que cresceu num péssimo ambiente”. Jamais se pode escolher uma mulher apenas por sua beleza ou riqueza, pois futuramente estes dois elementos se transformam num transtorno para este homem, além de que, serão tirados dele e ele não poderá desfrutar deles.

8) A que praticou o Zina

Não é pecado casar com aquela mulher que praticou o Zina (Fornicação), mas não é nada recomendado.

9) Insanidade mental

Não é recomendado casar com um(a) louco(a) ou insano(a).

10) O tola e a tola

Uma pessoa que esteja sempre tomando decisões erradas e não sabe como administrar sua vida.

As características do bom marido

1) Mal-educado

Se você tiver uma filha e quiser casá-la com alguém, não é nada recomendado que a case com um homem mal-educado. Não é um pecado e sim, desaconselhável.

2) O alcoólatra

O homem que bebe pode ser um grande perigo e uma ameaça até mesmo para a vida de sua filha e de seus netos. Portanto, não é recomendado que a pessoa case sua filha com um alcoólatra ou alguém que esteja acostumado a beber.

3) O afeminado   

Aquele que fala, age ou se veste como mulher. Não é recomendado que a pessoa case sua filha com uma pessoa assim.

Rogamos a Deus que Ele proteja nossos filhos e filhas, e que nos ajude a escolher a pessoa certa para eles, pois muitos dos problemas e das infelicidades são causados pela escolha errada.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

SEGUNDO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos e a mim mesmo pela temência a Deus e a seguirmos suas ordens e evitarmos desobedecê-lo.

Recomendo a todos os irmãos e irmãs a praticarem todas as orações obrigatórias e também a oração do início do mês, cujo citamos na semana passada. Deus disse: “…Quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída”. (65:2)

Neste sermão oremos para todos os fiéis, especialmente aqueles que participaram, contribuíram e colaboraram para com a realização do evento do Majlis do Imam Al-Hussein (A.S.).

A tradição de Jaber ibn Abdillah Al-Ansari

Sabem que Jaber ibn Abdillah Al-Ansari foi um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o qual viveu na época de 5 Imames? A tradição é, quando Jaber disse no momento da visita ao túmulo do Imam Al-Hussein (A.S.): “Testemunho por Deus que nós participamos com vocês”. Quando Atiya Al-Awfi ouviu esta fala de Jaber, perguntou: “Ó Jaber, como nós participamos se nós não caminhamos, não sacrificamos, e nem nos esforçamos. Sendo que as mulheres foram aprisionados e as crianças feitas órfãs, como nós participamos com eles?” Jaber então respondeu: “Ouvi do meu amado Mensageiro de Deus: Aquele que amar um povo será incluído nele. E quem amar e aprovar a ação de um povo será como se tivesse participado daquela ação”.

Ou seja, apenas o fato de amar um povo já nos torna parte dele. Além disso, se a pessoa simplesmente amar e aprovar a ação de um povo será como se tivesse participado com eles naquela ação.

Em seguida Jaber disse: “Juro por Deus que minha intenção e mente é tudo aquilo que Hussein e os companheiros de Hussein fizeram”. Ou seja, quando aprovamos uma ação de um povo, é como se fizéssemos parte daquilo.

Deus nosso, testemunhamos que amamos o vosso profeta e seus Ahlul Bait (A.S.) e espero que sejamos contados entre seus fiéis e leais seguidores, e não seus inimigos. Pedimos por intermédio deles, que Ele nos agracie nesta vida com eles, nesta vida e na outra.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

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