Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Abu Taleb, o homem fiel de Quraish – Sheikh Youssef Ajurdi – 01/05/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Nossas condolências a todos neste dia, 07 de Ramadan, a data do falecimento do Homem Fiel de Quraish, Abu Taleb, o tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Que a paz esteja contigo ó Abu Taleb, no dia em que nasceu, no dia do seu falecimento e no dia em que será ressuscitado.

Deus, o Altíssimo, disse no seu livro sagrado: “…Assim como aqueles que os apararam e os secundaram – estes são os verdadeiros fiéis…” (8:74)

A descendência pura

Abu Taleb, é fiel, puro, único, crente, que acreditava em Deus o único e nada além disso. Tudo diz respeito à sua fé, diferente disso é calunia e mentira. Ele tem a honra e o orgulho de ser o cuidador e o tutor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Eu era transferido dos puros homens e mulheres até ter chegado a meu pai Abdullah, e minha mãe Ameneh”. E esta confirmação está na Ziyara do Imam Al-Hussein (A.S.): “Presto o testemunho de que tu foste uma luz nas nobres linhagens e nos castos ventres. Não foste conspurcado pela ignorância idólatra pré-islâmica e suas imundícies, e ela não te vestiu com suas vestes de trevas”. Estas nobres e puras linhagens foram responsáveis por trazerem ao mundo: Abdul Mutalib, pai de Abdullah, que por sua vez é pai de Mohammad. Ao mesmo tempo Abdul Mutalib teve Imran (Abu Taleb), irmão de Abdullah, consequentemente, tio de Mohammad (S.A.A.S.). Abdul Mutalib era o avô paterno de Mohammad.

A fé incontestável de Abu Taleb (A.S.)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era órfão de pai e vivia sob os cuidados e tutela do seu avô Abdul Mutalib. Após o falecimento de seu tutor ele foi viver com o seu tio Abu Taleb, o pai do Imam Ali (A.S.). O ano do falecimento de Abu Taleb foi um dos mais tristes para o profeta Mohammad (S.A.A.S.), chamando-o de Ano da Angústia e Tristeza, pois neste ano também perdeu sua esposa Khadija. Estas duas grandiosas personagens, Abu Taleb e Khadija, foram fundamentais e cruciais para o desenvolvimento do Islam logo em seus primeiros anos de revelação, e o amor do profeta a eles partia do amor e esforço deles ao Islam e a mensagem.

É muito triste ouvir calúnias que dizem que Abu Taleb, guardião, tutor e apoiador do Profeta Mohammad (S.A.A.S) morreu ateu e não acreditava em Deus. Como afirmar isso sobre alguém que tanto apoiou o seu sobrinho, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), em sua jornada e missão, alguém que usava de sua influência e posição para protegê-lo, alguém que escrevia belas poesias sobre a unicidade de Deus?!? Abu Taleb jamais foi um ateu, idólatra ou politeísta.

O noivado

Foi Abu Taleb quem pediu a mão da Senhora Khadijah para o Mensageiro de Deus S.A.AS). Neste dia ele disse, no noivado de Mohammad e Khadijah: “Louvado seja Allah o qual nos fez sermos dos descendentes de Abraão e Ismail. E nos fez sermos os habitantes desta Santa Terra e nos fez os chefes e os governantes das pessoas. Este é meu sobrinho, o qual não há ninguém entre os coraishitas mais nobre, corajoso, generoso, e digno do que ele. Mesmo ele não tendo riqueza, saiba que o dinheiro é uma sombra passageira… Sendo que ele tem interesse em Khadija e Ela nele, e seja lá qual for o dote eu o pagarei. Juro por Deus que este homem é um grande prometido”.

Abu Taleb, o defensor de Mohammad (S.A.A.S.)

Certa vez ele recebeu a seguinte queixa sobre Mohammad (S.A.A.S.), como afirma a narrativa: “Os Coraishitas foram a Abu Taleb para se queixar contra Mohammad, já que ele os incomodava na Ka´ba por suas adorações aos ídolos. Então, Abu Taleb foi até Mohammad para lhe transmitir as queixas dos Coraishitas. Mohammad então lhe respondeu: Ó tio, jamais irei desistir daquilo que Deus me encarregou, mesmo se me queimarem”. Abu Taleb então retornou aos Coraishitas e disse: “Ele jamais desistirá de sua missão”.

Todos nós conhecemos a famosa tradição, quando Abu Taleb novamente foi a ele para lhe fazer uma proposta que os Quraishitas fizeram. Mohammad (S.A.A.S.) disse ao seu tio: Juro por Deus, se colocarem o sol na mão direita e a lua na mão esquerda para desistir da minha missão jamais desistirei até que cumpra meu dever ou morra neste caminho”. Depois disso Abu Taleb disse a seu sobrinho:Vá e diga o que quiser, que jamais irei te incomodar ou te entregar a alguém”.

Abu Taleb era um famoso poeta, e entre suas belas poesias temos esta:

Jamais deixarei que cheguem a você

Até eu morrer e ser enterrado

Vá e cumpra seu dever sem medo

Uma outra narrativa afirma o seguinte: “Enquanto o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) estava orando a Deus um idólatra chamado Abdullah veio e lançou sujeira e sangue sobre Mohammad e o deixou magoado por isso. Um tempo depois Abu Taleb ficou sabendo. Ele foi aos Coraishitas que o maltrataram. Ao ver a fúria de Abu Taleb eles se levantaram e quiseram fugir de seus lugares. Ele disse para todos: Juro por Deus, se alguém se levantar a minha espada irá enfrentá-lo. Ele repudiou e condenou aquele insulto e defendeu seu sobrinho Mohammad, e também ameaçou os praticantes daquilo como uma severa punição caso viessem a repetir tais atos”.

Este foi Abu Taleb, tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seu guardião e protetor. Sua morte foi tão decisiva na história do Islam que logo quando ele morreu o anjo Gabriel revelou a Mohammad (S.A.A.S.) o seguinte: “Deus lhe ordena que saia desta cidade, pois seu guardião e protetor morreu”.

Que a paz esteja contigo ó Abu Taleb, no dia do seu nascimento, falecimento e no dia em que estará na companhia do Mensageiro de Deus e seus Ahlul Bait (S.A.A.S.) no paraíso.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

Louvados seja Deus o Senhor do universo.

 

 

 

 

«
»