Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A vida conjugal – Seyyed Ali Al-Mousawi – – 20/11/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bit (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Os homens são os protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo o seu sustento do seu pecúlio…” (4:34)

Protetor

Os homens são os protetores das mulheres, isto no sentido de administração de suas vidas. Os homens seriam os responsáveis pelo sustento e total administração das vidas das mulheres, pois eles devem sustentar as mulheres em tudo que elas precisam, como alimento, vestimenta, moradia, bem estar e etc…

Força

O significado da força não é a física, e sim racional e lógica, e esta é uma característica do homem. A mulher também é uma criatura racional e lógica, porém goza de um terceiro elemento cujo é talvez o mais forte de todos, que é o aspecto emocional e sentimental, cujo não estão presentes no homem. Estes aspectos presentes no homem e na mulher completam um ao outro e ambos formam o que é necessário para uma família e um lar.

Responsabilidade

O que este versículo quer dizer é que a responsabilidade do sustento e tudo que a casa precisa é da responsabilidade do marido e não da mulher. Na verdade, mesmo que a esposa for rica sempre a responsabilidade do sustento da casa será do homem, e tudo que a esposa gastar será como se fosse uma dívida para o homem cujo deve pagar depois, exceto se ela abrir mão deste direito. Mas é importante ressaltar este ponto cujo é a principal mensagem do versículo acima, que o homem deve ser o mantenedor da casa.

Nossa senhora Khadijah

Um exemplo de mulheres grandiosas, ricas e benfeitoras foi a nossa senhora Khadijah, a qual era rica e mesmo assim o profeta não se acomodou em sua vida. Ele trabalhava e ele ganhava o seu próprio sustento, e Khadijah foi uma grande e generosa mulher, pois ela doou toda sua riqueza e bens pela causa do Islam e de Deus, e entregou tudo nas mãos do seu marido, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

O homem pode até ser pobre ao casar com uma mulher cujo tem condições financeiras melhores que ele, mas isto não significa que ele deva ser preguiçoso e fique em casa sem trabalhar e se apoiando no sustento de sua esposa. Isto não está certo. O homem deve trabalhar e deve correr atrás do seu sustento, pois ele é o responsável pela administração dos assuntos da casa e deve sustentar a casa.

Por outro lado, a mulher também pode participar e trabalhar contribuindo com o que a sociedade precise. Ela pode ser médica, enfermeira, professora, educadora, e etc.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção e Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»