Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A súplica é a arma do fiel – Sheikh Youssef Ajordi – 19/03/2021

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Parabenizamos a todos pelo nascimento do Imam Assajad (A.S.) que coincide com o dia de hoje, 5 de Sha´ban. Nesta data que é o nascimento deste grandioso Imam (A.S.) relembramos a mais nobre e maior arma do fiel que é a súplica e a oração.

A oração é uma das armas mais fortes do fiel que a recebeu de Deus. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A súplica é a arma do fiel, a base da religião, e a luz dos céus e da terra”.

Imam Zain Al-Abedin, (A.S.) tornou o dua uma grande arma em suas mãos contra os injustos e opressores, os governantes omíadas, ao mesmo tempo, uma grande fonte de conhecimento e sabedoria que por meio dela, e com ela ele introduzia conhecimento nas pessoas.

Em uma outra passagem, o Profeta Mohamamd (S.A.A.S.) dizia: “Querem que vos indique a melhor arma que vos salve dos vossos inimigos e atrai a riqueza?” Os companheiros responderam que: “Sim, ó Mensageiro de Deus”. Ele então respondeu e disse: “Supliquem a Deus, dia e noite, pois a arma do fiel é a súplica”.

Será que não devemos nos armar com esta arma? Especialmente nesta época difícil da nossa vida em que as mesquitas e tempos sagrados foram fechados. O comércio e tudo foi fechado. As pessoas estão em suas casas. Alguns estão de cama atingidos por esta doença, outros temem por seus familiares e parentes, e por isso, não deixam suas casas. Devemos nos armar com esta arma que é a suplica de uma forma contínua.

Alguns podem perguntar e pensar “Como assim súplicas?” Deus disse no Alcorão Sagrado: “Quando Meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de que se encaminhem.” (2:186)

Esta arma da súplica deve ser usada e aproveitada, especialmente nos momentos difíceis e complicados.

Quando suplicar?

A toda hora, todo dia e todo momento. Vejam só, irmãos e irmãs, se quiserem consultar um médico deve-se marcar um dia e horário, se quiser visitar alguém deve fazer o mesmo. Se quiser visitar uma autoridade aí que é mais difícil ainda, eles podem te dar uma hora ou não para esta visita. Mas vejam só o quanto Deus é generoso e misericordioso. A qualquer hora, qualquer momento e qualquer lugar e de qualquer forma você pode suplicar. Não precisa de protocolos e nem aviso.

Mas há momentos que são mais abençoados do que os demais.

O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Aproveitem e supliquem (a Deus) em quatro momentos: durante a recitação do Alcorão, durante o chamado da oração, durante a chuva e no momento do confronto dos inimigos no campo de batalha”.

O Imam Mohammad A-Baquir (A.S.) dizia: “Se meu pai (Imam Zain Al-Abedin) tivesse um pedido à Deus ele pedia a ele no meio dia, quando o sol estava no coração do céu”.

Em uma outra passagem, Imam A-Baquir (A.S.) dizia: “Deus, o Altíssimo, ama os seus fiéis, os servos que têm excesso em suas súplicas”. E então ele foi perguntado: “E quando suplicar?” Ele respondeu: “Entre a alvorada e o nascer do sol. Pois este é o momento que se abrem os céus, se dividem as riquezas e se atendem nelas os grandes pedidos”.

Quais são as introduções da súplica?

Suplicar à Deus tem certas introduções. Ibn Al-Mughirah narra: Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Jamais peçam algo desta vida ou da outra vida antes de glorificar à Deus (Glorificado seja Deus), e elogiá-lo (Louvado seja Deus), em seguida fazer Salawat sobre o Mohammad e seus Ahlul Bait, e depois pedir o que se quer pedir a Deus”. Ou seja, antes de suplicar a pedir a Deus deve-se praticar estas introduções.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A súplica continua parada até que o orador faça o Salawat sobre Mohammad e seus Ahlul Bait”.

Em uma outra passagem, Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Aquele que suplicar e não recordar Mohammad e seus Ahlul Bait, a súplica continua o sobrevoando e não sobe, sendo que assim que ele cita Mohammad e seus Ahlul Bait o dua sobe para os céus”.

As súplicas deles são atendidas

Há categorias de pessoas que as súplicas são atendidas sem dúvida. É bom sabermos disso, porque vai que somos um deles. Se não somos um deles, então, devemos pedir para eles orarem por nós. Imam Al-Baquir (A.S.) dizia sobre estas categorias: “Cinco súplicas jamais serão impedidas de chegar a Deus: 1) A súplica do líder justo. 2) A súplica do injustiçado. 3) A súplica do bom filho por seus pais. 4) A súplica do bom pai (ou mãe) por seus filhos. 5) A súplica do fiel em sua ausência.”

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»