Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A posição e grandiosidade do Mês Sagrado de Ramadan – Sheikh Badri Muawyiah – 03/05/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais” (2:185). Numa outra passagem Deus disse: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus”. (2:183)

Alguns dias atrás se passou o mês abençoado de Shaaban, que acabou e deixou bênçãos e felicitações a todos aqueles que aproveitaram dele e se prepararam para entrar no mês sagrado de Ramadan. Deus afirma nestes dois versículos que o mês de Ramadan cria um ambiente em que a pessoa possa ser temente a Deus, e, se deseja, sair da prisão dos instintos e viver a liberdade de ser servo de Deus. O melhor momento é este. O mês de Ramadan ajuda a alma a ser tornar temente a Deus e se surgir uma calamidade essa alma temente saberá sair dessa situação. O mês de Ramadan ajuda a alma do crente a ser transparente. E a pessoa pode escolher deixar essa alma limpa e transparente. O mês de Ramadan serve para purificar as almas das imundícies que ao decorrer do tempo foram impregnadas nela.

O mês de Ramada deve deixar a alma do fiel mais forte e elevada nos princípios da religião. Imaginem uma pessoa que acorda de madrugada para fazer a oração da noite, orar e fazer súplicas, e chorar até o momento do nascer do sol, e depois vai descansar e as crianças surgem brincando ou gritando do nada, e ela aguenta e não se irrita. Se a pessoas se irrita, que tipo de devoção é essa que não lhe dá paciência e nem educação? Nem adiantou ficar acordado a noite e orando a noite toda se ao final tem esse comportamento.

Infelizmente as pessoas não observam o mês de Ramadan como se deve. A verdade é que a festividade não está no fim do mês de Ramadan, ao contrário, está em seu início. Os verdadeiros crentes iniciam a jornada para Deus no início do mês de Ramadan. Não adianta sair do mês de Ramadan como entrou. A pessoa que não for perdoada no mês de Ramadan pode se considerar pecadora até o próximo mês de Ramadan.

O mês de Ramadan é um mês da espiritualidade e não do estômago. Quando chega o momento do Iftar a pessoa parece que se vinga do tempo que passou com fome e prepara sua mesa com muitos tipos comidas, e isso não é certo. Dando a entender que que ela está se vingando por ter passado o dia sem comer.

O que é o jejum?

O jejum é a pessoa não fazer algo que está acostumado, como a alimentação. O Ramadan é o mês da preparação e da purificação. É como você deixar a sua casa por 11 meses vaga, e quando chegar como acha que irá ver a casa? Cheia de poeira e sujeira, e para volta a habitar na casa deverá limpá-la. O mês de Ramadan é o mesmo que a limpeza e purificação da alma da pessoa. Como se narra na tradição na primeira noite do mês de Ramadan Deus fala com seus anjos: “Ó Riduan, decore o paraíso para os jejuadores”. E ao mesmo tempo Deus diz: “Ó Malik, feche as portas do inferno para os jejuadores”. Esse é um sinal para avaliarmos nossa alma e nossa mente.

A questão não é apenas a abstinência da comida e da bebida, pois isso é a parte mais simples do jejum. As pessoas acham que se abster de alimentos é toda a mensagem do jejum do mês de sagrado de Ramadan. Embora o jejum seja se abster de comer os sábios dizem que também é uma forma de liquidar um costume ou deixar de ter ódio. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia para Abu Dhar: Ó Abu Dhar se alguém for discutir com você durante o Ramadan diga que está em jejum”.

Na verdade, o festival é no primeiro dia do mês de Ramadan, pois ele acaba de começar. O mês da clemência e da bênção, e a pessoa não deve ter em mente o desejo de quando o Ramadan ou o jejum irão acabar. Esse tipo de mentalidade está incorreta. Não sabemos se vamos nos deparar com outro mês sagrado de Ramadan.

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: Louvado seja Deus, observem o que vocês estão prestes a encontrar e vejam o que está prestes a encontrar vocês”. O que o Profeta (S.A.A.S.) está querendo nos dizer? É como se um grandioso anjo entrasse em nossa casa e não o percebêssemos. Numa passagem o Imam Ali (A.S.) dizia: Louvado seja Deus, esse mês que vocês estão observando é o senhor dos meses. Sendo o senhor dos meses ele é o comandante. Ele deve aplicar suas exigências sobre todos nós. E que a paz e as bênçãos estejam sobre ele”.

Por que o Imam Ali (A.S.) não disse simplesmente que iremos receber o mês de Ramadan e vamos observá-lo. Ele (A.S.) disse que o mês de Ramadan está para chegar e ele está ansioso para encontrar com as pessoas. Neste mês sagrado existe uma noite que vale mais que mil meses, e por isso Deus cita outros meses sagrados como os demais meses, já o Ramadan é citado em nome. Nele somos Seus hóspedes.

Quantas oportunidades que Deus, louvado seja, está dando para as pessoas, de serem perdoadas e agraciadas. No primeiro dia de Ramadan há muitas oportunidades que Deus dá para as pessoas escaparem do inferno.  Se o mês de Ramadan foi igual a um outro mês do que vale? Quer uma bênção? Dê alimento para um jejuador. Se desejar o perdão então ore e faça súplica neste mês. São grandes recompensas em troca de pequenos atos.

O verso do Alcorão fala sobre os dias iguais de uma pessoa, ilustra bem esta questão. Do que vale o mês de Ramadan se depois dele as pessoas voltam a pecar? Do que vale o mês de Ramadan se tudo for como o ano passado? Se espera uma evolução no ser humano depois de ter absorvido os ensinamentos que o mês de Ramadan proporciona. O que se espera do fiel neste mês é um grande avanço. O líder e sábio Imam Khomeini (K.S.) dizia: “Se a pessoa jejuar o mês inteiro e não melhorar sua educação, certamente a pessoa não jejuou”.

Duas questões importantes que devem ser observadas nesse mês sagrado.

Primeiro: Olhar e observar os oprimidos e os pobres e  necessitados. O progresso espiritual onde suas orações são direcionadas para as pessoas em dificuldade, e tentar ajuda-los, sejam familiares ou estranhos. Tomar atitude de perdoar para ter a esperança de ser perdoado também. Pois, o Imam Assajad (A.S.) juntava seus servos e depois de educa-los lhes dava dinheiro para serem independentes, e pedia para eles que pedissem perdão por ele neste mês. Se você quiser conquistar o bem deve praticá-lo. Não se deve acusar ou falar que tal ou tais indivíduos são egoístas e arrogantes se você pratica o que não é certo. Se você quer que os outros pratiquem o bem então pelo menos que você seja o iniciante. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: Tirem o mal que está dentro de si e no peito do próximo”. As pessoas desejam que os outros o tratem com amor e bondade, e ela mesma não tem essa atitude. A pessoa não deve nutrir inveja, pois a inveja se assemelha ao fogo que consome a lenha. Uma pessoa pediu ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que lhe ensinasse algo pelo qual teria o amor das pessoas nesta e na outra vida. Ele (S.A.A.S.) disse: “Faça algo pelo qual Deus te amará e não olhe para o que as pessoas possuem, e elas gostarão de você”.

Deus deseja que as pessoas trabalhem para ganhar a outra vida. O mês de Ramadan é para ganhar estas e todas demais nobres características.

Segundo: Observemos e estudemos o sermão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) na ocasião do início do mês de Ramadan, para conquistarmos os benefícios e sabermos a posição deste abençoado mês.

Terceiro: Recomendo recitar a súplica Jawshan Al-Kabir no primeiro dia de Ramadan.

Quarto: Recomendo fazer as orações, vigílias e súplicas durante as noites do abençoado mês de Ramadan.

Aproveitem do mês sagrado de Ramadan, pois estas quatro semanas irão passar rapidamente, sem que percebam, e será uma pena não aproveitarmos desta oportunidade.

E que a paz e a as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»