Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A inveja é uma doença devastadora – Sheikh Youssef Ajurdi – 07/02/2020

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahl el Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus o altíssimo disse no seu livro Sagrado: “Dize: Amparo-me no Senhor da Alvorada (1) Do mal de quem por Ele foi criado (2) Do mal da tenebrosa noite, quando se estende (3) Do mal dos que praticam ciências ocultas (4) Do mal do invejoso, quando inveja! (5)”. (113). O Imam Assadiq (A.S.) disse: A base do ateísmo são três: a ambição, a arrogância e a inveja”.

Foi dito que a verdadeira fé é aquela que domina o coração, como também, a insistência nos pecados é algo que leva ao endurecimento do coração. Agora abordaremos um tema muito importante, considerado um dos piores problemas e um dos mais devastadores da sociedade: chamado de “Al-Hassad ou a Inveja”. Deus, ao citar o mal causado pela inveja, ordena que o seu mensageiro se refugie dele, ou seja, é realmente um grande problema e devastador o mal da inveja e, portanto, o fiel deve observar-se atentamente a esse tipo de sentimento.

Mas o que significa inveja? Os sábios dizem: A inveja é uma situação emocional, que leva ao desejo de, in (não) veja (ver)  não ver ou não enxergar o que se imagina ser um fim da abundância. A inveja é sentimento de alguém doente e que se torna descrente pois ele não confia em Deus e em sua justiça já que Ele concedeu algo ao próximo e o privou dele. O invejoso sente o prazer em desejar o fim desta abundância ou desta coisa para o próximo.

O primeiro pecado no céu

O primeiro pecado que o amaldiçoado Iblis cometeu foi a inveja. Isso nos faz sentir o quanto este mal é devastador. Está registrado no Alcorão Sagrado a fala de Iblis com Deus: “… Sou superior a ele; a mim me criaste do fogo, e a ele de barro” (38:76). Ou seja, Iblis sentiu inveja de Adão e por isso não se prostrou diante dele. A prostração, na verdade, seria a Deus e não a Adão, pois esta ação representaria a obediência à Deus.

O primeiro pecado sobre a Terra

Após Adão descer com Eva para a Terra e formarem a primeira família, a inveja foi o primeiro pecado com consequências graves. Os filhos de Adão apresentaram o sacrifício a Deus, porém Ele aceitou de Abel e recusou o sacrifício de Caim. A história é relatada no Alcorão Sagrado da seguinte maneira: “E conta-lhes (ó Mensageiro) a história dos dois filhos de Adão, quando apresentaram duas ofertas; foi aceita a de um e recusada a do outro. Disse aqueles cuja ofertas foi recusada: Juro que te matarei. Disse-lhe (o outro): Deus só aceita (a oferta) dos justos (27) Ainda que levantasses a mão para assassinar-me, jamais levantaria a minha para matar-te, porque temo á Deus, Senhor do Universo (28)” (5).

Na época do Imam Al-Hassan (A.S.) a legitima sucessão era dele, e seu irmão Hussein (A.S.) o obedecia, pois sabia que era seu Imam. Na época de Adão, Deus pediu que seus filhos fizessem um sacrifício e dependendo de quem o aceitasse, este seria o sucessor legitimo de Adão. Segue a continuação da história: Quero que arques com a minha e com a tua culpa, para que sejas um dos condenados ao inferno, que é o castigo dos iníquos (29) E o egoísmo (do outro) induziu-o a assassinar o irmão; assassinou-o e contou-se entre os desaventurados (30)”. (5). Ou seja, deus aceitou o sacrifício de Abel e rejeitou o sacrifício de Caim e por isso Abel se tornou oficialmente o sucessor legitimo de seu pai. Caim não conseguiu aceitar a derrota e sentiu inveja de seu irmão. Como Deus aceitaria o sacrifício do irmão e rejeitaria a dele e por isso este sentimento de inveja e de ódio contra o irã o levou a um grave delito, a matar e assassinar o seu irmão.

Queridos irmãos, a inveja é um sentimento grave, pois ela pode levar a crimes devastadores na sociedade, sabendo agora que, o primeiro crime e pecado praticados sobre a Terra, foi em consequência da inveja. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: A inveja e a fé não se unem num único coração. Infelizmente, o doente sente a inveja, deseja o fim da abundância e o bem dos outros, esta pessoa tem um sentimento de desconfiança em Deus pois o próprio Deus disse numa passagem Qodsi: O invejoso desaprova a repartições de Deus para com seus servos e ele se sente furioso por isso”.

Jamais podemos sentir inveja pelo que é dos outros, pois não sabemos qual o objetivo destas dádivas divinas para as pessoas. Deus é justo e Nele devemos confiar. Às vezes, o que imagino ser uma abundância para os outros é uma grande maldição e mesmo assim, jamais a pessoa deve sentir inveja pelo que os outros possuem. Como desejar o fim das abundâncias dos outros, a maldição e a arruinação delas e logo depois ir a mesquita rezar?! Que oração e que fé esta pessoa está traduzindo se ele deseja o mal para os outros? Isso é um grande problema e devemos ficar atentos a ele. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: Saibam que a inveja, é doença das nações anteriores que vos atacará. Ela não raspará vossos cabelos e vossa fé e religião”. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Juro por Deus, se alguém de vocês apresentar o peso desta Terra em ouro e sentir inveja sobre um fiel, todo esse ouro o queimará no dia do juízo final”. Isso significa que a oração, jejum, peregrinação e até mesmo os atos de caridade, sacrifício e de bondade não são úteis se a pessoa sentir inveja do próximo. Fiquemos alertas a isso.

Louvados seja Deus o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Depois de falar da inveja e o que é este grande problema, é necessário saber quais são as curas da inveja.

Primeiro – Firmar a fé na justiça de Deus

É preciso acreditar e ter fé na justiça de Deus. Ele é justo e repartilha as riquezas e as abundâncias entre seus servos.

Segundo – Pensar nas consequências negativas da inveja

A inveja leva a pessoa a viver a intranquilidade e a insegurança. Os invejosos, além de estarem com problemas graves internamente e de saúde, não viverão em paz. Isto é confirmado na passagem do Imam Ali (A.S.): As pessoas que menos sentem prazer são os invejosos”. Numa outra passagem ele (A.S.) dizia: O invejoso jamais sentirá a paz numa outra passagem ele disse: Os invejosos vivem a tristeza”. Ou seja, a pessoa que sente inveja estará vivendo uma vida triste e angustiante, apenas observando os outros e vivendo um sentimento de aflição.

Terceiro – Meditar nas consequências da inveja

A inveja leva à desunião e ao mal da sociedade. A inveja de Caim levou-o a matar seu irmão Abel. Portanto, é necessário ficar atento e medir as consequências da inveja, pois elas podem ser devastadoras.

Quarto – Meditar nas recompensas de Deus

A pessoa que deixa de sentir inveja é muito recompensada por Deus. É narrada uma passagem que Moisés viu um homem parado próximo do trono de Deus. Moisés perguntou a Deus, qual é a ação que esse homem fez para merecer este ponto do paraíso e estar tão próximo Dele. Deus então lhe respondeu: “Ele não invejava as pessoas”.

Como é belo viver a tranquilidade, a paz e o contentamento. Se eu estou bem “Graças a Deus” e se o meu vizinho estiver bem também devo dizer “Graças a Deus”, e nunca sentir ou desejar o mal a ele. Saibam irmãos e irmãs, que a inveja leva a hipocrisia e muitos e muitos outros pecados, e o exemplo disso vou dizer agora. Imaginem alguém que inveje o outro e os dois se encontram. O invejoso não quer demonstrar sua inveja ao outro e por isso ele começa a ser hipócrita na frente dele ou se perguntar a ele se está tudo bem responderá que sim, tudo bem, mas na verdade não está, ele está queimando por dentro. Externamente, ele demonstra algo, mas internamente ele vive o inferno e deseja o fim da abundância do próximo. Vamos começar a arrancar e erradicar este mal de nossas almas, casas e vidas. A inveja é o mal que devasta tudo por onde passa e por isso não temos que dar espaço a ela.

E que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»