Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A filosofia do Eid e o melhor das Festas – Sheikh Youssef Ajordi – 14/05/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros, e todos os seus profetas e mensageiros.

Felicitações a todos pela chegada do Eid Al-Fitr, que é considerado o marco final do mês de Deus, mês da misericórdia e do perdão, mês do arrependimento e do retorno a Ele. Vamos agir para mudarmos o rumo de nossas almas e aos poucos alcançarmos o nível da alma satisfeita, aquela que atende a vontade de Deus.
A filosofia do Eid

Deus disse no Alcorão Sagrado: “ Jesus, filho de Maria, disse: Ó Deus, Senhor nosso, envia-nos do céu uma mesa servida! Que seja um banquete para o primeiro e último de nós”. (5:114)

Todas as sociedades do mundo têm uma festividade ou celebração, como exemplos temos o dia dos pais, o dia das mães, a Páscoa, e para nós muçulmanos o dia de Al-Feter, o dia de Al-Adh-há, o dia de Al-Ghadeer, e assim por diante. Todas as nações vivem suas festas e celebrações importantes, que são comemoradas uma vez por ano. Mas queridos irmãos e irmãs, existe um dia em que a pessoa sempre pode festejar. Sabem que dia é esse? É o dia em que não cometemos pecados. É o dia em que finalizamos sem que Deus tenha registrado algum ato ilícito praticado por nós. É desta forma que podemos transformar todos os nossos dias em dias de festas.

Neste dia abençoado, eu recordo de uma narrativa do Imam Assadiq (A.S.) em que diz: “O Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) discursou no dia do Eid Al-Feter e disse: “Ó humanos, o vosso dia é o dia em que os benfeitores serão recompensados e os preguiçosos perderam. Quando saírem de suas casas para seguirem as orações (do Eid), recordem o dia em que irão ser ressuscitados e sairão de vossos túmulos. Quando estiverem de pé em oração, então recordem o dia em que ficarão em pé perante o vosso senhor em julgamento. E quando estiverem retornando a vossa casa recordem como estariam indo à vossas eternas residências no paraíso. Servos de Deus, a menor recompensa para os jejuadores é serem chamados por um anjo no último dia do Ramadan, dando as boas-vindas a vocês e alegando que todos foram perdoados até o momento. Então se atentem como serão a partir de agora”.

Irmãos e irmãs não é difícil chegar ao topo, o mais difícil é permanecer e preservar sua posição e ficar ali.

Numa outra passagem o Imam Ali (A.S.) dizia sobre o verdadeiro Eid: “É uma verdadeira festa para quem cujo Deus aceitou seu jejum e suas ações sendo que todo dia em que não pecamos é uma festa”.

Então irmãos e irmãs, o que entendemos é que todo aquele que desde o nascer do sol até o pôr do sol do mesmo dia não pecar viverá nesse dia uma festa. O verdadeiro significado de uma festa não está no bolo, na decoração, ou nos fogos, esses são elementos que não representam a essência, ou seja, o espírito da festa. Aquele que acredita que uma festa se resume a elementos materiais, posso garantir que essa pessoa vive uma ilusão.

O sentimento da alegria

Sinceramente falando, existe um sentimento profundo exclusivo do mês de Ramadan. Se a pessoa não vive o verdadeiro espírito deste mês, e não pratica as boas ações enfatizadas nele, ela não sentirá que cada dia deste sagrado mês é um dia de festa para ela, pois o sentimento de alegria não está sendo reforçado dentro dela. Mesmo que todos o parabenizem e o presenteiem, ele não se sentirá feliz. Já aquele que viveu o espírito do mês de Ramadan e praticou as boas ações ao longo do mês, ele sente a alegria do Eid mesmo se não for parabenizado por ninguém, mesmo que não ganhe nenhum presente ou abraço, mesmo se ele for pobre e não tenha condições financeiras, seu coração se encherá de alegria e festa nesse dia.

Uma história

Certo dia o Imam Al-Hassan (A.S.) estava caminhando na rua no dia do Eid e viu algumas pessoas rindo e brincando na rua. Eles estavam felizes pelo Eid do Al-Feter. O Imam (A.S.) então chegou próximo deles e disse: “Deus tornou o mês de Ramadan como uma validação para Seus servos. Então eles competem e correm para a prática do bem e da vontade de Deus neste mês. Alguns correram para isso e foram vitoriosos, já outros perderam. Fico impressionado quando vejo pessoas brincando e felizes no dia em que os benfeitores são recompensados e os preguiçosos não recebem nada. Juro por Deus que se a cortina for tirada eles verão que os benfeitores ainda continuam com suas boas ações e os malfeitores ainda fazendo o que fazem”.

Esta passagem confirma aquilo que acabamos de falar agora há pouco, que cada um sente se merece festejar e ser feliz ou não internamente. Ele pode até expor a sua alegria e felicidade, mas internamente saberá se merece ou não a felicidade e alegria nesse dia.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ordenava às suas esposas e filhas para saírem nos dias do Eid. Mesmo sabendo que o melhor local para a oração da mulher é a mesquita, mas no Eid o profeta Mohammad (S.A.A.S.) mandava sua família sair de casa, para orar e festejar fora dela.

Como festejar?

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Ornamentem vossas festas com o Takbir*”. Numa outra passagem ele (S.A.A.S.) dizia: “Ornamentem vossas festas com o Takbir*, Tahlil*, Tahmid* e Taghdis*”.

Narra-se, que o mensageiro de Deus ao caminhar durante o Eid levantava sua voz com estas recordações, e nada melhor que recordar a Deus todos os dias especialmente neste dia que é um dia de grande festa e comemoração para os tementes e fiéis.

Oremos a Deus para que vos abençoe com sua misericórdia e perdão neste dia.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

*Takbir: O dizer de Allahu Akbar. Significa que Deus é grande.
* Tahlil: O dizer de La Ilaha Illa Allah. Significa que não há divindade além de Deus.
* Tahmid: O dizer de Alhamdulillah. Significa louvor a Deus.
* Taghdis: é dizer, Sobuhon Ghodus, rab al-mala´ikati wal Ruh, que significa: glorificado e santidade seja Ele, o Senhor dos anjos e dos espíritos.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros, e todos os seus profetas e mensageiros.

Queridos irmãos e irmãs, existe um Eid que apenas os verdadeiros fiéis o conhecem. Este é o último dos Eid. Juro que há um Eid cujo não há outro igual. É o Eid do martírio, em que a pessoa morre pela causa de Deus. É quando a pessoa sela sua vida com esta grande vitória. Vocês duvidam disso? Olhem só o que Deus disse no Alcorão Sagrado: “E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Deus estejam mortos; ao contrário, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor (169) Estão jubilosos por tudo que Deus lhes concedeu da sua graça, e se regozijam por aqueles que ainda não sucumbiram, porque estes não serão presas do temor, nem se atribularão (170)”. (3)

Os mártires se sentem alegres e felizes por tudo que Deus lhes concedeu de sua graça, assim, o martírio e a morte pela causa divina é uma grande virtude e ganho ao homem. Nós só vemos o lado triste e cruel deste episódio: mortes, sangue e crueldade. Mas se olharmos com a visão espiritual veremos como estes mártires e suas almas estão vivendo a felicidade por terem alcançado tal virtude.

Os dois lados do EID

Por que eu digo isso? De um lado comemoram o EID os que praticaram o jejum e alcançaram a misericórdia e o perdão de Deus, já do outro lado, comemoram o EID os vencedores e os bem-aventurados, ou seja, aqueles que preservaram a sua dignidade e foram atacados e martirizados por defenderem a honra e a liberdade.

Em toda a terra sagrada da Palestina estes foram os verdadeiros homens que viveram o espírito do EID. Estes mártires estão de parabéns, pois alcançaram a verdadeira felicidade. É isto que entendemos na passagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em que diz: “Acima de toda ação do bem há uma outra ação do bem, até que o homem seja martirizado pela causa de Deus, pois não há nada acima deste bem”. Ou seja, enquanto a pessoa está praticando as boas ações sempre haverá algo melhor e mais recompensador que aquilo que ela praticou, até que o homem seja martirizado e conceda sua vida pela causa de Deus. Não haverá nenhuma glória e virtude acima desta. Em seguida, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A mais honrosa morte é a morte pela causa de Deus”.

Existe morte mais bela que a morte pela causa de Deus? Um ataque cardíaco, um derrame, um câncer, um acidente, uma doença, ou até mesmo o COVID é melhor que o martírio pela causa de Deus?! Não, jamais. A morte pela causa de Deus é a melhor forma de morte que alguém pode ter.

Uma história

Alguém perguntou ao Imam Ali (A.S.) sobre qual seria a recompensa dos combatentes pela causa de Deus. O Imam (A.S.) respondeu: “Eu era o companheiro do Mensageiro de Deus e estava sobre o seu camelo quando estávamos retornando de uma ofensiva. E então, eu perguntei ao profeta esta mesma pergunta e ele (S.A.A.S.) me respondeu e disse: “Os combatentes quando começam a se preparar para ir ao combate Deus os registra como salvos do inferno. Quando eles começam a se vestir (o uniforme), Deus se ostenta por eles perante os anjos. Quando os combatentes se despedem de seus familiares, as casas e as paredes choram por sua partida e então seus pecados são apagados. Além disso, cada combatente terá a recompensa de 1000 homens fiéis por cada dia no combate. Quando eles chegarem ao campo de batalha (a linha de frente ou o campo), as pessoas deste mundo não poderão mais entender tamanha recompensa e virtude que eles poderão alcançar. E quando eles enfrentam os inimigos e iniciam o combate e então um por um começam a avançar serão protegidos pelos anjos, então haverá um chamado que diz: ‘o paraíso está sob a sombra das espadas’. Então o ataque em que o mártir for atingido será mais amável do que um gole de água fresca para um sedento…”.

Bem-aventurados sejam os combatentes da Palestina, os quais estão combatendo no mês de Deus e nos dias mais sagrados de Deus. Olhem só que bela recompensa e que grau estas pessoas terão quando lutam e morrem pela causa de Deus. Será que isto tudo não merece uma grande alegria e felicidade?! Será que o dia do martírio do indivíduo não é um EID?! Claro que sim. É por isso que a face dos mortos é iluminada e em alguns deles vemos como sorriem ao serem velados pelas pessoas.

Ó Deus nosso, apresse a vinda do Imam Al-Mahdi (A.F.) e faça-nos estar entre os indivíduos que rezarão atrás dele na Mesquita de Al-Aqsa.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

«
»