Saiba o que é Halal

Quando começou o Halal?

Na época pré-islâmica os povos tinham o costume de matar os animais de qualquer forma para consumi-los, consumir animais já mortos ou sacrificar os animais como oferendas a seus ídolos. Foi então que a Mensagem de Deus foi revelada ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Comei, pois, de tudo aquilo sobre o qual tenha sido invocado o nome de Deus…” (Alcorão Sagrado, 6:118). A partir daí, o abate do animal deveria seguir um ritual específico de caráter espiritual, de tratamento e de higiene. Dentre ele estão alimentar e criar o animal adequadamente, invocar o nome de Deus no momento do abate e posicionar o animal na direção de Meca ao degolá-lo cortando as 4 principais vias. Vale ressaltar que procedimentos como estes já tinham sido revelados por Deus à seus Profetas e Mensageiros, e temos citadas na Bíblia Sagrado, nos livros de Gênesis, Levítico e Atos dos Apóstolos, por exemplo, regras claras de proibição de alguns alimentos e bebidas, como a carne de porco, sangue dos animais, alguns tipos de frutos do mar, bebidas alcóolicas, entre outros.

O que é Halal?

Halal significa “permitido” em língua árabe, e é uma menção a tudo que está em acordo com a jurisprudência religiosa, ou seja, tudo aquilo que praticamos, falamos, comemos ou bebemos deve obedecer requisitos celestiais para que se torne permitido. No que diz respeito à carnes, os animais degolados e produzidos de acordo com os requisitos islâmicos, se tornam Halal.

O Halal diz respeito apenas às carnes?

O Halal abrange mais do que as carnes, indo além. Todo e qualquer alimento ou bebida pode ser classificado como Halal ou Haram (ilícitos). Café, sucos, doces, condimentos, alimentos processados, bebidas, temperos ou quaisquer outros produtos podem ser considerados Haram caso não sejam respeitadas as condições adequadas de produção e preparo.

Por que devemos consumir alimentos Halal?

Na medida em que o alimento pode influenciar o espírito, comportamento e a saúde moral e física do ser humano, o Islam tornou obrigatório que nos preocupemos em conhecer a origem daquilo que consumimos. Sendo assim, temos sempre que averiguar se o que consumimos está em conformidade com as regras religiosas ou não. Tudo que está em conformidade é denominado de “Halal” e tudo que não estiver é “Haram”, o que consequentemente será prejudicial para o ser humano. Tudo isso porque Deus deseja o bem para seus servos e jamais iria proibir algo que não fosse prejudicial.

Quais os benefícios de uma dieta Halal?

Foi comprovado cientificamente que uma dieta Halal contribui significativamente para a redução dos níveis de colesterol e do consumo de gordura saturada. Além de significar uma baixa ingestão de toxinas e um menor risco de contaminação por doenças transmitidas por alimentos. Como também já foi comprovado que os alimentos Halal evitam o envelhecimento e prolongam a vida. Ao ser abatido com a convocação do nome de Deus o animal tem a sua carne abençoada, o que torna o alimento benéfico para o espírito e o corpo. Este é o resultado do ritual de produção Halal, a que é submetida toda a produção de proteína animal e alimentos.

Qualquer um pode seguir a dieta Halal consumindo alimentos Halal?

Sim. As pessoas não muçulmanas não só podem como deveriam sempre se preocupar em consumir produtos Halal, pois são uma garantia para o seu bem estar físico e espiritual, e a certeza de que não estarão introduzindo impurezas no seu próprio organismo, pois estarão consumindo alimentos totalmente puros e livres de organismos transmissores de doenças.

Como possa saber se um produto é Halal?

O produto deve conter o Selo de Garantia Halal, que atesta que houve preocupação com a qualidade e segurança Halal do produto, através de um processo de certificação criterioso realizado por uma entidade islâmica confiável e fidedigna. Para receber o Selo de Garantia Halal é preciso que as empresas adaptem suas produções de acordo com os princípios do Islam, e a certificação somente é concedida após analisada a forma de captura das matérias-primas utilizadas, a operação da mão de obra envolvida na produção ou abate, a higiene funcional, os equipamentos e os métodos de armazenamento e carregamento.

 

 

«
»