Sadaqah (Caridade)

Literalmente a palavra árabe Sadaqah, oriunda da palavra Zakat, significa caridade e purificação dos bens, e normalmente é aplicada para o pagamento de um valor ou algo para um necessitado. Só que este significado vai muito além do aspecto financeiro e material desta palavra. As vezes o indivíduo pode não possuir nada em seu bolso, mas mesmo assim pode fazer uma forma de Sadaqah. Como ele faria isso? Liberando a passagem para os pedestres, saudando o seu vizinho, sorrindo para o próximo, visitando o enfermo ou até mesmo um com um pequeno gesto de amor para com a sua família. Todas estas podem ser consideradas formas de Sadaqah. Por isso, a língua é considerada uma das principais ferramentas para a Sadaqah, pois a mesma é a fonte das civilizações, artes, conhecimentos e o bem-estar no mundo, mas da mesma forma devemos nos alertar que esta mesma língua pode se transformar no mal quando acende as chamas de uma vida infernal. Mas em suma, até mesmo uma saudação dada ao próximo pode ser considerada uma Sadaqah. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirma:

يقول رسول الله (ص): ” الكلمة الطيبة صدقة … ”
“A palavra gentil é Sadaqah…”

A melhor e mais virtuosa forma de Sadaqah é “Recomendar o Bem e Coibir o Mal”. A simples atitude de orientar alguém para o caminho certo ou impedi-lo e recomenda-lo a que não pratique um certo mal é o grau mais alto de Sadaqah na doutrina Islâmica, pois esta boa palavra pode mudar o rumo do seu dia e em consequência disso atrair uma bondade maior ou até confortar mais do que uma Sadaqah material, que pode ser temporária.

As virtudes da Sadaqah e suas consequências

A Sadaqah é um dos atributos mais elevados que podem ser atribuídos ao homem, e é o que faz o fiel se livrar do ego e do apego à matéria e riqueza, dando a riqueza com a qual Deus o agraciou aos próximos. Ditos e tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) afirmam que a pratica da Sadaqah é uma das fontes de riqueza para o indivíduo.

O Imam Al-Reza (A.S.) disse:

عَنْ الإمام الرضا (ع) قَالَ: اسْتَنْزِلُوا الرِّزْقَ بِالصَّدَقَةِ
“Atraiam a riqueza com a Sadaqah”.

A Sadaqah pode ser também o principal motivo da proteção da pessoa de um certo mal, pois há uma passagem do Imam Asadeq (A.S.) que afirma esta questão:

عَنْ الإمام الصادق (ع) قَالَ : مَنْ تَصَدَّقَ بِصَدَقَةٍ حِينَ يُصْبِحُ أَذْهَبَ اللَّهُ عَنْهُ نَحْسَ ذَلِكَ الْيَوْمِ
“Aquele que inicia seu dia com a Sadaqah, Deus o protegerá do mal deste dia.”

Os resultados positivos da Sadaqah são maiores ainda quando esta prática é realizada em segredo. Em uma passagem do grande Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ele afirma uma das principais e mais importantes consequências da Sadaqah:

قَالَ رَسُولُ اللَّهِ (ص) : إنّ الصَدَقَةُ لتُطْفِئُ غَضَبَ الرَّبِّ
“A Sadaqah apaga a ira divina”.

A Sadaqah pode ajudar seu praticante a sanar suas dívidas de acordo com a seguinte passagem do Imam Assadeq (A.S.):

عن الإمام الصادق (ع): إنَّ الصدقة تقضي الدين و تخلف البركة ”
“ A Sadaqah acaba com as dívidas e traz bênçãos”.

Quando se paga a Sadaqah?

A Sadaqah pode ser praticada em todo e qualquer momento, e oferecida para qualquer pessoa. Mas há alguns momentos ou dias nos quais a Sadaqah é muito recomendada, e sua recompensa ou resultados são maiores e redobrados. São estes:

  • Momentos de Crise financeira

Quando falamos sobre a Sadaqah sempre nos vem na cabeça que esta ação é praticada apenas em momentos de conforto e estabilidade financeira, nos quais ao pagar a Sadaqah a pessoa não sentiria sua falta financeiramente e não teria o seu orçamento ou receita comprometidos. Isso é bom e certamente será registrado aos olhos de Deus, mas na verdade o que é mais significativo para Deus é quando o indivíduo paga a Sadaqah nos momentos em que ele mesmo precisa daquilo. Ou seja, é muito diferente quando a pessoa paga a Sadaqah quando dá maior preferência para o próximo do que a ela mesmo. O valor da Sadaqah não é determinado por sua quantidade e sim pela atitude, pois um dito do Imam Ali (A.S.) afirma que:

لا تستحي من اعطاء القليل فان الحرمان اقل منه
“Ser recompensado (pelo Sadaqah) mesmo se por pouco é melhor do que não ser recompensado”.

  • Na doença

Um dos momentos em que é recomendado pagar a Sadaqah é nos momentos de enfermidade, nos quais os enfermos, mesmo com seus problemas de saúde, não deixam de praticar a boa ação, e quem sabe até serão curados por ela. Pois em uma passagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ele afirma:

قال رسول الله (ص): داووا مرضاكم بالصدقة
“Curem vossos enfermos com a Sadaqah”.

Em uma passagem do Imam Assadeq (A.S.) ele nos orienta a como pagar a Sadaqah para o necessitado em momento de enfermidade:

عن الإمام الصادق (ع ) قَالَ : يُسْتَحَبُّ لِلْمَرِيضِ أَنْ يُعْطِيَ السَّائِلَ بِيَدِه ِ، وَ يَأْمُرَ السَّائِلَ أَنْ يَدْعُوَ لَهُ
“Recomenda-se que o enfermo pague a Sadaqah ao necessitado em suas mãos, e peça para quem recebe que ore por ele”.

  • Morte

Uma das ocasiões em que se recomenda pagar a Sadaqah é em nome de um falecido, pedindo para Deus que a recompensa desta ação seja direcionada à pessoa que faleceu, seja ela conhecida ou não. Claro que o praticante desta ação será tão recompensado quanto o homenageado. Esta ação tem diversas consequências, e uma delas está citada em uma passagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.):

قال النبي الأكرم (ص): ” إنَّ الصدقة لتطفئ عن أهلها حر القبور ”
“A Sadaqah apaga o fogo sobre os habitantes dos túmulos”.

Em uma passagem o Imam al-Baqer (A.S.) afirma esta mesma ideia de outra maneira:

عن الإمام الباقر (ع) قال: البر و الصدقة ينفيان الفقر و يزيدان في العمر ويدفعان عن صاحبهما سبعين ميتة سوء
“A bondade e a Sadaqah afastam a pobreza, concedem longa vida a seu praticante e o protegem de setenta tipos de morte diferentes”.

  • Sextas-feiras

Como sabemos, a sexta-feira é o dia sagrado da semana no Islam, e neste dia recomenda-se que os muçulmanos se banhem, se perfumem, vistam seus melhores trajes e se dirijam às mesquitas para realizarem a Oração de Sexta-Feira, que no Islam chega a ser obrigatória na presença do Imam Al-Mahdi (A.F.). Um dos atos recomendados neste abençoado dia é o pagamento da Sadaqah, pois assim o fiel muçulmano se assegurará de todo mal da semana seguinte. Como também se recomenda que se pague a Saqadah no início de todos os dias, e isso é afirmado por uma passagem do Imam Assadeq (A.S.):

عن الإمام الصادق (ع): ” الصدقة يوم الجمعة تضاعف لفضل يوم الجمعة على غيره من الأيام ”
“A recompensa da Sadaqah na sexta-feira é redobrada, por este dia merecer ser abençoado diante dos demais”.

Em uma outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirma a importância do pagamento da Sadaqah para prevenir as tragédias e os males:

قال رسول الله (ص): بكّروا بالصدقة فإن البلاء لا يتخطاها
“Paguem a Sadaqah, e jamais serão alcançados pelas tragédias”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse sobre pagar a Sadaqah nas manhãs e noites, de todos os dias:

عن الإمام الصادق (ع): .. من تصدق بصدقة أول النهار دفع الله عنه شر ما ينزل من السماء في ذلك اليوم
فإن تصدق أول الليل دفع الله عنه شر ما ينزل من السماء في تلك الليلة.
“Aquele que pagar a Sadaqah no início dos seus dias, Deus afastará dele todo mal que poderá atingi-lo naquele dia. E aquele que pagar a Sadaqah no início da noite, Deus afastará dele todo mal que poderá cair sobre ele naquela noite”.

  • Sadaqah do Início do Mês

Se recomenda que o fiel pague a Sadaqah no início de cada mês após a realização da oração recomendada do primeiro dia do mês, que é formada de duas Ruka, das quais na primeira o orador deve recitar 30 vezes a Surata Attauhid (C.112) após a Al-Fatiha, e na segunda ruka deve recitar 30 vezes a Surata Al-Qadr (C. 97). Logo após o término da oração o mesmo deve pagar uma Sadaqah e orar com uma súplica. Há tradições que afirmam que o praticante desta ação no inicio de cada mês se assegurará de todo mal pelo mês inteiro. Obs: Neste caso estamos nos referindo ao início dos meses do calendário hejerita.

  • Ramadan

No mês sagrado de Ramadan as boas ações e a Sadaqah são afirmadas com uma ênfase até maior. Em uma tradição do Imam Assadeq (A.S.) o mesmo afirma que:

عن الإمام الصادق (ع): ” من تصدق في شهر رمضان بصدقة
صرف اللَّه عنه سبعين نوعاً من البلاء .
“Deus afastará setenta tipos diferentes de tragédias daquele que praticar a Sadaqah no mês de Ramadan”.

E essa grande recompensa se afirma mais ainda nas festividades sagradas e em dias de grandes celebrações, tais como o Eid Al-Feter e o Eid Al-Adhha.

Lembrete Importante

O objetivo principal da Sadaqah é que ela possa ser reconhecida exclusivamente por Deus, e o principal meio para se conquistar o agrado de Deus nesta pratica é que a Sadaqah seja realizada com a intenção pura e sincera de servir a Deus, o Altíssimo. Imaginem o tamanho do prejuízo caso isso não venha a ocorrer, no caso de uma Sadaqah com implicações em valor financeiro, o indivíduo, além de pagar a Sadaqah aqui na vida e ter o prejuízo terreno não terá esta prática reconhecida por Deus, o que seria um prejuízo muito maior do que o financeiro.

E sobre quem recebe a Sadaqah?

Até o momento falamos sobre a importância de praticar a Sadaqah e o quanto esta prática é bem vista e reconhecida por Deus quando feita com intenção sincera de servi-lo. Pobres, necessitados, deficientes, órfãos, viúvas, enfermos, enfim, pessoas com todos os tipos de necessidade podem receber o Sadaqah, que é mais recomendado ainda quando os recebedores são parentes do doador. A doação pode ser tanto em dinheiro como em roupas, medicamentos, livros, material escolar, apoio, enfim, a lista de necessidades e as doações que podem ser feitas a partir delas é enorme.

Atualmente há inúmeras instituições beneficentes islâmicas que colhem a Sadaqah e se responsabilizam por administrar as doações apoiando indivíduos e famílias inteiras através de projetos sociais, orfanatos e também casas de apoio que porventura mantenham.

Mas, ao mesmo tempo, é de extrema importância lembrar que por nada neste mundo se recomenda que nos acostumemos a pedir aos próximos, mesmo nos momentos mais difíceis, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) desaprovou esta atitude através da seguinte dito:

عن رَسُولِ اللَّهِ (ص): ” مَنْ فَتَحَ عَلَى نَفْسِهِ بَابَ مَسْأَلَةٍ .. فَتَحَ اللَّهُ عَلَيْهِ بَابَ فَقْرٍ ”
“Deus abrirá as portas da pobreza sobre aquele que abrir a porta do pedido sobre si”.

Há também tradições que coíbem o ato de pedir para as pessoas o que se necessita, classificando isto até mesmo como pecado em algumas situações. O Imam Assadeq (A.S.) afirma a importância de as pessoas evitarem pedir aos demais, dizendo:

عن الإمام الصادق (ع) قال: ” إياكم وسؤال الناس فإنه ذل في الدنيا وفقر تستعجلونه وحساب طويل يوم القيامة ”
“Jamais peçam algo para os próximos pois isso representa a humilhação nesta vida, atrai a pobreza e atrai um longo julgamento no dia do juízo final”.

عن الإمام الصادق (ع) قال: ” من سأل الناس وعنده قوت ثلاثة أيام لقي الله يوم يلقاه وليس على وجهه لحم ”
“Aquele que tem o que comer por três dias e ainda assim pede por algo para as pessoas encontrará Deus no dia do juízo final com a face sem carne alguma”.

Ostentação

Infelizmente algumas pessoas, ao praticarem o ato da Sadaqah, agem com uma atitude de ostentação e superioridade para com aqueles que receberam esta ajuda. Esta atitude é o principal motivo do desmerecimento da recompensa desta grandiosa prática (Sadaqah). Deus afirma isso no seu livro sagrado, na Surata Al-Baqara (A Vaca), capitulo 2, versículo 264:

يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا لَا تُبْطِلُوا صَدَقَاتِكُم بِالْمَنِّ وَالْأَذَىٰ كَالَّذِي يُنفِقُ مَالَهُ رِئَاءَ النَّاسِ وَلَا يُؤْمِنُ بِاللَّـهِ وَالْيَوْمِ الْآخِرِ ۖ فَمَثَلُهُ كَمَثَلِ صَفْوَانٍ عَلَيْهِ تُرَابٌ فَأَصَابَهُ وَابِلٌ فَتَرَكَهُ صَلْدًا ۖ لَّا يَقْدِرُونَ عَلَىٰ شَيْءٍ مِّمَّا كَسَبُوا ۗ وَاللَّـهُ لَا يَهْدِي الْقَوْمَ الْكَافِرِينَ ثلاثة لا يكلمهم الله عز و جل، المنان الذي لا يعطي شيئا إلا بمنة …
“Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com exprobração ou agravos como aquele que gasta os seus bens, por ostentação, diante das pessoas que não crê em Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é semelhante ao de uma rocha coberta por terra que, ao ser atingida por um aguaceiro, fica a descoberto. Em nada se beneficiará, de tudo quanto fizer, porque Deus não ilumina os incrédulos”.

A ostentação e pretensa superioridade nem sempre é manifestada verbalmente. Muitas vezes o praticante desta abominada ação a realiza simplesmente através de olhares ou gestos que humilham o recebedor da Sadaqah, e dessa forma o praticante da Sadaqah demonstra seu egoísmo e orgulho nestes momentos. Se analisarmos bem, é o doador que deve um grande favor ao recebedor da Sadaqah, pois em troca do Sadaqah o doador receberá uma grandiosa recompensa que pode ser traduzia por um palácio ou jardins exuberantes no paraíso. Então, se pensarmos bem, quem está fazendo o favor e o bem nisso é aquele que recebe a Sadaqah.

O Sigilo

A Sadaqah é uma pratica que o indivíduo realiza com intenção pura para Deus, e onde não busca nenhuma recompensa terrena, por isso, a melhor forma de oferecer a Sadaqah é em segredo, e não em público. Ou seja, poupar o recebedor desta Saqadah de uma possível sensação de humilhação perante a sociedade por estar necessitado, e ao mesmo tempo privar o praticante da sensação de orgulho ou superioridade por ter ajudado uma outra pessoa.

عن الإمام الصادق (ع) : الصَّدَقَةُ وَاللَّهِ فِي السِّرِّ أَفْضَلُ مِنَ الصَّدَقَةِ فِي الْعَلانِيَةِ ،
وَكَذَلِكَ وَ اللَّهِ الْعِبَادَةُ فِي السِّرِّ أَفْضَلُ مِنْهَا فِي الْعَلانِيَةِ
“A Sadaqah em sigilo é mais amada por Deus do que a Sadaqah em público, da mesma forma que a devoção em sigilo vale mais para Deus do que a adoração em público”.

O Imam Al-Baqer (A.S.) relatava que seu pai, o Imam Assajad (A.S.), saía sozinho nas noites escuras da cidade de Medina e batia nas portas das casas dos necessitados, ele carregava consigo sacos de alimentos, sobre suas costas, e dava para os pobres, e cobria o rosto para que os pobres não vissem quem lhes dava aqueles alimentos, a fim de poupá-los de um possível constrangimento que poderiam sentir ao vê-lo no dia seguinte nas ruas ou na mesquita. Por vários anos isso continuou assim, e os pobres só souberam que era o Imam Assajad (A.S.) que realizava aquele ato quando o Imam (A.S.) foi martirizado e dessa forma repentinamente deixaram de receber os auxílios noturnos. Neste ponto eles tiveram a certeza de que era o Imam Assajad (A.S.) quem lhes trazia os alimentos em segredo durante as noites.

Já em outros momentos, o pagamento da Sadaqah em público pode ser usado como uma ferramenta para seu incentivo e para que as pessoas tomem consciência da existência de pessoas e questões onde a ajuda e cooperação mútua é necessária. Lembrando sempre que a Sadaqah é uma pratica que o indivíduo realiza com a intenção pura de servir a Deus, e ele não deve buscar nenhuma recompensa terrena com isto.

Faça uma doação voluntária clicando aqui.

 

«
»